Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os anticorpos ANCA são bem detectados nessa patologia.Gestante de 29 semanas e um dia comparece a consulta no pronto atendimento por apresentar cefaleia e escotomas. Realizava pré-natal normal com seis consultas. Ao exame, apresentava PA de 140 mmHg x 90 mmHg, altura uterina de 23 cm, BCF de 140 bpm e colo fechado ao exame físico.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico mais provável é pré-eclâmpsia leve; logo é indicada internação hospitalar.Paciente de 69 anos de idade, portadora de diabetes e hipertensão há 15 anos, faz uso regular de enalapril, glibenclamida, metformina e furosemida. Foi admitida para internação hospitalar em razão de quadro de precordialgia há um dia. Sua creatinina inicial era de 2,0 mg/dL. No dia da internação, houve piora da precordialgia, e a paciente necessitou ser submetida a cateterismo com stent. No terceiro dia de internação, foi solicitada nova creatinina, que apresentava valor de 2,6 mg/dL.
Com base nas informações apresentadas e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
No caso clínico em questão, é correto considerar o diagnóstico de lesão renal aguda induzida por contraste, que é determinado pelo aumento do nível de creatinina sérica ≥ 0,5 mg acima da creatinina basal dentro de 24 a 72 horas após o recebimento de contraste, excluindose as demais causas de lesão renal aguda.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As cirurgias são necessárias para a correção de complicações.Paciente V. F. L. S., 71 anos de idade, foi levado à unidade de saúde com queixa de dor e distensão abdominal há dois dias, além de episódios de êmese de odor fétido segundo relato da filha. Ele encontra-se acamado há seis meses após episódio de AVE isquêmico. Ao exame físico: paciente em REG, hipocorado (++/+4), desidratado (++/+4), afebril, acianótico, anictérico; PA = 100 mmHg x 70 mmHg; FC = 98 bpm; FR = 25 irpm; SatO2 = 91%; abdome distendido, doloroso difusamente, sem outros achados. Segundo a acompanhante, o paciente encontra-se anúrico há 12 horas.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
É denominado sinal de Kiwul o achado ao exame físico de abdome agudo obstrutivo por oclusões em alça fechada, em que a percussão revela a presença de distensão localizada ou sons timpânicos/metálicos.No ambulatório de nefrologia, o residente atendeu uma paciente de 60 anos de idade, 52 Kg, que foi encaminhada pelo clínico em razão de uma alteração do Ca++ = 13,6 mg/dL e creatinina = 1,5 mg/dL. A paciente queixava-se de constipação intestinal, cefaleia, fadiga; apresenta histórico de nefrolitíase e faz uso de uma vitamina para tratamento de osteoporose.
Com base no caso clínico apresentado e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
A paciente deve iniciar tratamento imediato com reposição volêmica com solução salina e bisfosfonado, com preferência para o ácido zoledrônico, e avaliação de causa etiológica.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As úlceras aftoides são comuns.M. C. S., 54 anos de idade, sexo masculino, natural de Porto Alegre (RS), trabalhador braçal, divorciado, comparece à consulta para investigação médica de placa esbranquiçada em borda da língua há mais de 15 dias, às vezes sangrante. Ao interrogatório sintomatológico, queixou-se ainda de caroços no pescoço e rouquidão persistente. Hábitos: alimentação pobre em fibras, múltiplas parceiras sexuais, sem proteção, além de tabaco e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ao exame: lesão leucoplásica da língua, móvel, à esquerda. Determinou-se, em biópsia, carcinoma verrucoso.
De acordo com esse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O carcinomas epinocelulares da cavidade oral e da orofaringe têm disseminação preferencialmente hemotagênica.No ambulatório de nefrologia, o residente atendeu uma paciente de 60 anos de idade, 52 Kg, que foi encaminhada pelo clínico em razão de uma alteração do Ca++ = 13,6 mg/dL e creatinina = 1,5 mg/dL. A paciente queixava-se de constipação intestinal, cefaleia, fadiga; apresenta histórico de nefrolitíase e faz uso de uma vitamina para tratamento de osteoporose.
Com base no caso clínico apresentado e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.
A hipercalcemia provocada por tumores ocorre em 80% por atividade osteolítica local.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O acometimento em cólon direito é comum nessa patologia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...