Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma psiquiatra é chamada para atender um homem de 73 anos de idade que começou a gritar que havia intrusos desconhecidos no respectivo quarto de hospital. O paciente havia sido submetido a um procedimento de revascularização miocárdica três dias antes e parecia estar se recuperando bem e sem complicações. Afirma ter visto, na noite anterior, vários soldados parados perto da porta do quarto e que eles não falavam nada, mas que tinha certeza de que iriam fazer algo contra ele. Nunca enxergara nada de incomum antes e não apresenta história prévia psiquiátrica. As enfermeiras do turno da noite relatam que ele estava agitado e inquieto, embora, em alguns momentos durante a noite, também estivesse desorientado e estuporoso, condição que não fora observada nas noites anteriores. Ao exame, o paciente estava alerta e orientado para pessoa e lugar, mas achava que a data era vários meses antes da data real. Sem outras alterações no exame do estado mental.
Considerando esse caso, julgue os itens a seguir.
Além de achados laboratoriais característicos de condições médicas subjacentes, costuma haver atividade rápida generalizada no eletrencefalograma, sendo ocasionalmente encontrada atividade lenta em alguns casos desse transtorno em razão da abstinência de álcool.Considere hipoteticamente uma adolescente de 11 anos de idade, hígida, segundo a mãe, e que chega ao consultório com queixa de ainda não ter apresentado a menarca, diferentemente das respectivas amigas. Apresentou a talarca aos 10 anos, já apresenta pelos pubianos e, há poucos meses, iniciou a pilificação axilar.
No que se refere a esse caso clínico e à puberdade feminina, julgue os itens a seguir.
A menarca não está atrasada, mas deve-se investigar a causa do surgimento do broto mamário antes da pilificação axilar e pubiana.Gestante com 15 semanas apresenta exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Evolui com cura espontânea.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A possibilidade de zika vírus deve ser avaliada, porém não há tratamento específico para essa situação.Considere hipoteticamente mulher de 38 anos de idade, com dispneia progressiva aos esforços há um ano e meio, aos pequenos esforços no momento da consulta, correspondendo à classe funcional III da classificação NYHA. Ao exame físico, apresentou cianose de extremidades, taquicardia (102 bpm), PA de 90 mmHg x 65 mmHg, hiperfonese e desdobramento da 2 a bulha em foco pulmonar, proeminência de pulso jugular e leve aumento da área hepática. Não havia edema periférico. Radiograma de tórax sem evidência de pneumopatias. O ecocardiograma transtorácico demonstrou cavidades cardíacas esquerdas normais, com fração de ejeção de 68%. No exame, há ainda insuficiência tricúspide importante e hipertensão arterial pulmonar sistólica estimada em 65 mmHg.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Provavelmente, trata-se de hipertensão arterial pulmonar pós-capilar.Lactente de sete meses de idade foi levado ao pronto atendimento, pois, após três dias de sintomas gripais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada que durou alguns minutos. A mãe nega episódios anteriores e casos de epilepsia na família. Ao exame físico, observa-se paciente febril (temperatura axilar 38,5 ºC), hipoativo, porém responsivo (Glasgow 15/15), pupilas isocóricas e fotorreagentes. Otoscopia evidencia abaulamento da membrana timpânica à direita. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Prescreve-se, imediatamente, medicamento antitérmico, evitando assim a aparição de outro episódio convulsivo.
Paciente de 50 anos de idade procurou atendimento médico por quadro persistente de febre baixa, emagrecimento, dor lombar. Refere que iniciou com hematúria. Ao exame físico, tinha punho percussão lombar e dor no flanco direito. Seu médico solicitou um ultrassom que demonstrou nódulo no rim direito. Em seguida, foi realizada uma tomografia computadorizada de abdome e pelve, evidenciando um processo expansivo no rim direito, de contornos irregulares, com calcificação no interior, medindo 6,0 cm x 4,0 cm x 5,0 cm, com importante realce à injeção do contraste. Além disso, havia linfonodomegalia retroabdominal. Foi realizado nefrectomia total à direita, que demonstrou, no anatomopatológico, histologia compatível com carcinoma de células claras.
Considerando essa hipótese clínica e os conhecimentos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
O antígeno epitelial de membrana (EMA), a vimentina, a queratina e o antígeno carcinoembrionário (CEA) positivos seriam indicadores de alta probabilidade de carcinoma renal.Uma psiquiatra é chamada para atender um homem de 73 anos de idade que começou a gritar que havia intrusos desconhecidos no respectivo quarto de hospital. O paciente havia sido submetido a um procedimento de revascularização miocárdica três dias antes e parecia estar se recuperando bem e sem complicações. Afirma ter visto, na noite anterior, vários soldados parados perto da porta do quarto e que eles não falavam nada, mas que tinha certeza de que iriam fazer algo contra ele. Nunca enxergara nada de incomum antes e não apresenta história prévia psiquiátrica. As enfermeiras do turno da noite relatam que ele estava agitado e inquieto, embora, em alguns momentos durante a noite, também estivesse desorientado e estuporoso, condição que não fora observada nas noites anteriores. Ao exame, o paciente estava alerta e orientado para pessoa e lugar, mas achava que a data era vários meses antes da data real. Sem outras alterações no exame do estado mental.
Considerando esse caso, julgue os itens a seguir.
Essa perturbação aparece durante longo período de tempo, em geral insidiosa, com piora após o período inicial da manhã, quando diminuem os níveis séricos de cortisol.Considere hipoteticamente uma adolescente de 11 anos de idade, hígida, segundo a mãe, e que chega ao consultório com queixa de ainda não ter apresentado a menarca, diferentemente das respectivas amigas. Apresentou a talarca aos 10 anos, já apresenta pelos pubianos e, há poucos meses, iniciou a pilificação axilar.
No que se refere a esse caso clínico e à puberdade feminina, julgue os itens a seguir.
A menarca marca o início do pico de crescimento nas meninas, portanto seria normal se a menina tivesse apresentado crescimento de apenas 3 cm desde a telarca.Gestante de 27 anos de idade, com idade gestacional de 33 semanas, chega ao plantão obstétrico, levada pelo SAMU, com quadro de sangramento vaginal intenso. Ao exame, observa-se altura uterina de 27 cm, BCF de 90 bpm continuamente e tônus uterino aumentado. O colo uterino encontra-se fechado.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A ecografia é o padrão ouro para o diagnóstico mais provável.Considere hipoteticamente mulher de 38 anos de idade, com dispneia progressiva aos esforços há um ano e meio, aos pequenos esforços no momento da consulta, correspondendo à classe funcional III da classificação NYHA. Ao exame físico, apresentou cianose de extremidades, taquicardia (102 bpm), PA de 90 mmHg x 65 mmHg, hiperfonese e desdobramento da 2 a bulha em foco pulmonar, proeminência de pulso jugular e leve aumento da área hepática. Não havia edema periférico. Radiograma de tórax sem evidência de pneumopatias. O ecocardiograma transtorácico demonstrou cavidades cardíacas esquerdas normais, com fração de ejeção de 68%. No exame, há ainda insuficiência tricúspide importante e hipertensão arterial pulmonar sistólica estimada em 65 mmHg.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A maior causa de hipertensão arterial pulmonar é a forma idiopática.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...