Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 57 anos de idade, do sexo feminino, ex-tabagista (carga tabágica de 100 anos-maço), com derrame pleural à direta, está em investigação há três meses. Em outro serviço, foi submetida a uma toracocentese diagnóstica, que mostrou tratarse de um exsudato, com predomínio de linfócitos, ADA normal. O procedimento foi repetido nesse serviço, e a biópsia de pleura mostrou pleurite crônica. A paciente apresenta astenia, dor torácica e perda ponderal (de 5 quilos, desde o início do quadro). A tomografia de tórax atual, realizada há uma semana, mostra recidiva do derrame pleural, que se extende até dois terços do hemitórax, além de espessamento pleural circunferencial e de espessamento cissural.
Com base no caso hipotético apresentado e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Muitas vezes, o diagnóstico histopatológico de mesotelioma pode ser confundido com adenocarcinoma, sendo necessários o estudo imuno-histoquímico e a microscopia eletrônica.Paciente de 15 meses de idade apresenta quadro de crise convulsiva tônico-clônica de aproximadamente cinco minutos de duração, cedendo após oxigenioterapia. Ao exame físico, observam-se temperatura axilar de 38,9 ºC, exsudato leucocitário em orofaringe. Mãe relata inapetência e febre há dois dias e nega episódios de convulsão anteriores.
Considerando esse caso clínico como uma convulsão febril, julgue os itens a seguir.
Apresentam-se com maior frequência entre 6 meses e 5 anos de idade.Determinada paciente de 20 anos de idade, durante investigação de cansaço, anemia e dor em hipocôndrio direito, realizou exames investigatórios. O valor da hemoglobina era 9,2 g/dL, e a ecografia de abdome demonstrou uma massa sólida de aproximadamente 5 cm de diâmetro no lobo hepático direito.
Com base nessa situação clínica, em relação à possibilidade de neoplasia hepática benigna, julgue os itens a seguir.
O aspecto arteriográfico típico do adenoma é de uma lesão hipervascular que frequentemente tem um núcleo hipovascular central, que corresponde à área de hemorragia e necrose.Paciente de 57 anos de idade, do sexo feminino, ex-tabagista (carga tabágica de 100 anos-maço), com derrame pleural à direta, está em investigação há três meses. Em outro serviço, foi submetida a uma toracocentese diagnóstica, que mostrou tratarse de um exsudato, com predomínio de linfócitos, ADA normal. O procedimento foi repetido nesse serviço, e a biópsia de pleura mostrou pleurite crônica. A paciente apresenta astenia, dor torácica e perda ponderal (de 5 quilos, desde o início do quadro). A tomografia de tórax atual, realizada há uma semana, mostra recidiva do derrame pleural, que se extende até dois terços do hemitórax, além de espessamento pleural circunferencial e de espessamento cissural.
Com base no caso hipotético apresentado e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Está indicada biópsia de pleura.Paciente de 15 meses de idade apresenta quadro de crise convulsiva tônico-clônica de aproximadamente cinco minutos de duração, cedendo após oxigenioterapia. Ao exame físico, observam-se temperatura axilar de 38,9 ºC, exsudato leucocitário em orofaringe. Mãe relata inapetência e febre há dois dias e nega episódios de convulsão anteriores.
Considerando esse caso clínico como uma convulsão febril, julgue os itens a seguir.
Pacientes apresentam antecedentes familiares de epilepsia.Determinada paciente de 20 anos de idade, durante investigação de cansaço, anemia e dor em hipocôndrio direito, realizou exames investigatórios. O valor da hemoglobina era 9,2 g/dL, e a ecografia de abdome demonstrou uma massa sólida de aproximadamente 5 cm de diâmetro no lobo hepático direito.
Com base nessa situação clínica, em relação à possibilidade de neoplasia hepática benigna, julgue os itens a seguir.
O adenoma hepático é classificado como tumor hepático benigno e não existem relatos de transformação maligna para carcinoma hepatocelular.Paciente de 57 anos de idade, do sexo feminino, ex-tabagista (carga tabágica de 100 anos-maço), com derrame pleural à direta, está em investigação há três meses. Em outro serviço, foi submetida a uma toracocentese diagnóstica, que mostrou tratarse de um exsudato, com predomínio de linfócitos, ADA normal. O procedimento foi repetido nesse serviço, e a biópsia de pleura mostrou pleurite crônica. A paciente apresenta astenia, dor torácica e perda ponderal (de 5 quilos, desde o início do quadro). A tomografia de tórax atual, realizada há uma semana, mostra recidiva do derrame pleural, que se extende até dois terços do hemitórax, além de espessamento pleural circunferencial e de espessamento cissural.
Com base no caso hipotético apresentado e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Entre as hipóteses diagnósticas, está o mesotelioma de pleura.Paciente de 15 meses de idade apresenta quadro de crise convulsiva tônico-clônica de aproximadamente cinco minutos de duração, cedendo após oxigenioterapia. Ao exame físico, observam-se temperatura axilar de 38,9 ºC, exsudato leucocitário em orofaringe. Mãe relata inapetência e febre há dois dias e nega episódios de convulsão anteriores.
Considerando esse caso clínico como uma convulsão febril, julgue os itens a seguir.
Sua incidência é maior no sexo masculino.Determinada paciente de 20 anos de idade, durante investigação de cansaço, anemia e dor em hipocôndrio direito, realizou exames investigatórios. O valor da hemoglobina era 9,2 g/dL, e a ecografia de abdome demonstrou uma massa sólida de aproximadamente 5 cm de diâmetro no lobo hepático direito.
Com base nessa situação clínica, em relação à possibilidade de neoplasia hepática benigna, julgue os itens a seguir.
O adenoma hepático está relacionado ao uso de anticoncepcional hormonal oral e a interrupção do uso deste muitas vezes é associada a redução importante do tumor.Um paciente de 70 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista, procurou atendimento por dispneia progressiva, de início há dois meses, e piora importante, nos últimos três dias. Ao exame físico, está taquicárdico (FC = 110 bpm), dispneico, normotenso e sem sinais de tamponamento cardíaco. É portador de adenocarcinoma de pulmão estadiamento clínico IV, com metátase adrenal e em linfonodos mediastinais. Faz tratamento quimioterápico com o oncologista do hospital. Os exames realizados na emergência são raios X de tórax, que mostram alargamento da área cardíaca, tomografia computadorizada de tórax, que evidencia espessamento pericárdico e derrame pericárdico moderado, e ecocardiograma, que apresenta derrame pericárdico moderado, com restrição da área cardíaca.
Considerando esse caso hipotético e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Nos casos de tamponamento cardíaco, o exame clínico é pouco sugestivo para o diagnóstico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...