Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 15 meses de idade apresenta quadro de crise convulsiva tônico-clônica de aproximadamente cinco minutos de duração, cedendo após oxigenioterapia. Ao exame físico, observam-se temperatura axilar de 38,9 ºC, exsudato leucocitário em orofaringe. Mãe relata inapetência e febre há dois dias e nega episódios de convulsão anteriores.
Considerando esse caso clínico como uma convulsão febril, julgue os itens a seguir.
A convulsão febril benigna sempre mostra alterações no eletroencefalograma.Determinada paciente de 20 anos de idade, durante investigação de cansaço, anemia e dor em hipocôndrio direito, realizou exames investigatórios. O valor da hemoglobina era 9,2 g/dL, e a ecografia de abdome demonstrou uma massa sólida de aproximadamente 5 cm de diâmetro no lobo hepático direito.
Com base nessa situação clínica, em relação à possibilidade de neoplasia hepática benigna, julgue os itens a seguir.
O adenoma hepático é uma neoplasia muito comum, que ocorre quase exclusivamente em mulheres na idade fértil.Um paciente de 70 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista, procurou atendimento por dispneia progressiva, de início há dois meses, e piora importante, nos últimos três dias. Ao exame físico, está taquicárdico (FC = 110 bpm), dispneico, normotenso e sem sinais de tamponamento cardíaco. É portador de adenocarcinoma de pulmão estadiamento clínico IV, com metátase adrenal e em linfonodos mediastinais. Faz tratamento quimioterápico com o oncologista do hospital. Os exames realizados na emergência são raios X de tórax, que mostram alargamento da área cardíaca, tomografia computadorizada de tórax, que evidencia espessamento pericárdico e derrame pericárdico moderado, e ecocardiograma, que apresenta derrame pericárdico moderado, com restrição da área cardíaca.
Considerando esse caso hipotético e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Os carcinomas de pulmão e de mama e as doenças hematológicas malignas são responsáveis pela maioria dos casos de derrame pericárdico neoplásico.Neonato de 17 horas de vida foi transferido de um hospital, sem cuidados intensivos. A mãe apresentou gravidez com diabetes gestacional, parto espontâneo, cefálico, ruptura de membrana 11 horas antes, com líquido claro. A idade gestacional é de 36 semanas, confirmada por ultrassonografia gestacional precoce. Ao exame físico, observam-se mau estado geral, má perfusão, acrocianose, taquipneia, batimentos de asas do nariz, tiragem e estridor. FC = 150 bpm; FR = 80 irpm; boa ventilação bilateral. Palpa-se fígado a 1 cm, hipotonia generalizada.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Em razão da prematuridade, está indicada a realização de surfactante intratraqueal.Paciente procura atendimento médico para esclarecimentos quanto a um achado ocasional de uma lesão hepática vista em uma tomografia de abdome, realizada durante investigação de litíase renal. A paciente de 45 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, faz uso de contraceptivo oral. Apresentou queixa de lombalgia associada a disúria, o que a motivou a consultar-se com o clínico geral, que solicitou exames de imagem. A tomografia de abdome com contraste mostra uma lesão hepática. Foi complementada com ressonância magnética de abdome, que exibe uma lesão única de aproximadamente 5 cm, isointensa em T1 e hiperdensa e homogênea em T2, com realce periférico na fase contrastada com gadolíneo.
Quanto ao caso clínico descrito e considerando a hipótese de hemangioma cavernoso do fígado, julgue os itens a seguir.
O ultrassom com estudo doppler dessa paciente deverá mostrar uma lesão com fluxo sanguíneo lento.Um paciente de 70 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista, procurou atendimento por dispneia progressiva, de início há dois meses, e piora importante, nos últimos três dias. Ao exame físico, está taquicárdico (FC = 110 bpm), dispneico, normotenso e sem sinais de tamponamento cardíaco. É portador de adenocarcinoma de pulmão estadiamento clínico IV, com metátase adrenal e em linfonodos mediastinais. Faz tratamento quimioterápico com o oncologista do hospital. Os exames realizados na emergência são raios X de tórax, que mostram alargamento da área cardíaca, tomografia computadorizada de tórax, que evidencia espessamento pericárdico e derrame pericárdico moderado, e ecocardiograma, que apresenta derrame pericárdico moderado, com restrição da área cardíaca.
Considerando esse caso hipotético e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A drenagem pericárica diagnóstica e de alívio está indicada.Neonato de 17 horas de vida foi transferido de um hospital, sem cuidados intensivos. A mãe apresentou gravidez com diabetes gestacional, parto espontâneo, cefálico, ruptura de membrana 11 horas antes, com líquido claro. A idade gestacional é de 36 semanas, confirmada por ultrassonografia gestacional precoce. Ao exame físico, observam-se mau estado geral, má perfusão, acrocianose, taquipneia, batimentos de asas do nariz, tiragem e estridor. FC = 150 bpm; FR = 80 irpm; boa ventilação bilateral. Palpa-se fígado a 1 cm, hipotonia generalizada.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O aleitamento materno exclusivo deve ser mantido, porém a mãe deve ser orientada quanto aos cuidados ao amamentar o paciente.Paciente procura atendimento médico para esclarecimentos quanto a um achado ocasional de uma lesão hepática vista em uma tomografia de abdome, realizada durante investigação de litíase renal. A paciente de 45 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, faz uso de contraceptivo oral. Apresentou queixa de lombalgia associada a disúria, o que a motivou a consultar-se com o clínico geral, que solicitou exames de imagem. A tomografia de abdome com contraste mostra uma lesão hepática. Foi complementada com ressonância magnética de abdome, que exibe uma lesão única de aproximadamente 5 cm, isointensa em T1 e hiperdensa e homogênea em T2, com realce periférico na fase contrastada com gadolíneo.
Quanto ao caso clínico descrito e considerando a hipótese de hemangioma cavernoso do fígado, julgue os itens a seguir.
O hemangioma cavernoso não está associado ao uso de anticoncepcional hormonal oral.Um paciente de 70 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista, procurou atendimento por dispneia progressiva, de início há dois meses, e piora importante, nos últimos três dias. Ao exame físico, está taquicárdico (FC = 110 bpm), dispneico, normotenso e sem sinais de tamponamento cardíaco. É portador de adenocarcinoma de pulmão estadiamento clínico IV, com metátase adrenal e em linfonodos mediastinais. Faz tratamento quimioterápico com o oncologista do hospital. Os exames realizados na emergência são raios X de tórax, que mostram alargamento da área cardíaca, tomografia computadorizada de tórax, que evidencia espessamento pericárdico e derrame pericárdico moderado, e ecocardiograma, que apresenta derrame pericárdico moderado, com restrição da área cardíaca.
Considerando esse caso hipotético e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A hipótese mais provável é de derrame pericárdico neoplásico.Neonato de 17 horas de vida foi transferido de um hospital, sem cuidados intensivos. A mãe apresentou gravidez com diabetes gestacional, parto espontâneo, cefálico, ruptura de membrana 11 horas antes, com líquido claro. A idade gestacional é de 36 semanas, confirmada por ultrassonografia gestacional precoce. Ao exame físico, observam-se mau estado geral, má perfusão, acrocianose, taquipneia, batimentos de asas do nariz, tiragem e estridor. FC = 150 bpm; FR = 80 irpm; boa ventilação bilateral. Palpa-se fígado a 1 cm, hipotonia generalizada.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento inclui internação em enfermaria pediátrica e observação clínica com oxigenioterapia por cateter nasal tipo óculos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...