Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As vias de acesso para a timectomia incluem a esternotomia mediana e a cervicoesternotomia, considerando que o acesso por videotoracoscopia (VATS) com ou sem cervicotomia está contraindicado.Considere hipoteticamente que uma paciente de 18 anos de idade será submetida a uma cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica eletiva, em razão de colelitíase sintomática.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A avaliação pré-operatória é usada para determinar fatores de risco relacionados ao paciente, com o objetivo de evitar complicações peri e pós-operatórias.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os derrames pleurais podem ser classificados em exsudativos ou transudativos.Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, a timectomia precoce está indicada, pois há comprovado efeito favorável da timectomia sobre a doença, o que permite melhora importante dos sintomas ou até mesmo remissão.Paciente de 18 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor abdominal periumbilical associada a inapetência e febrícula, com dois dias de evolução, que atualmente se localiza em fossa ilíaca direita e não apresenta fatores de melhora. Durante o exame físico do paciente, ele apresenta dor a palpação da fossa ilíaca direita, com dor a descompressão súbita do abdome. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico precoce é essencial para minimizar a morbidade dessa doença.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é um empiema, e a próxima conduta a ser adotada é a realização de tomografia computadorizada de tórax.Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A investigação deverá incluir testes farmacológicos com drogas anticolinesterásicas, com eletromiografia e com titulação de IgG anti-RAc.Paciente de 18 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor abdominal periumbilical associada a inapetência e febrícula, com dois dias de evolução, que atualmente se localiza em fossa ilíaca direita e não apresenta fatores de melhora. Durante o exame físico do paciente, ele apresenta dor a palpação da fossa ilíaca direita, com dor a descompressão súbita do abdome. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A antibioticoprofilaxia, no momento da indução anestésica, é indicada para esse paciente.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A toracocentese diagnóstica é indicada.Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Diante do quadro clínico de fraqueza muscular generalizada associada a diplopia, deve-se investigar miastenia gravis.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...