Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O PET-CT, quando comparado à tomografia de tórax para estadiamento não invasivo do paciente portador de neoplasia de pulmão, apresenta especificidade e sensibilidade semelhantes para detecção de doença metastática.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Os achados descritos na tomografia de abdome permitem a classificação da doença como Hinchey III.Paciente de 28 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência do hospital da cidade durante o plantão noturno. A queixa do paciente é de dor torácica ventilatório-dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, perda de 2 kg e sudorese noturna. Os sintomas iniciaram-se há dois meses. Durante a anamnese, é identificado histórico pessoal de drogadição ativa. O paciente é usuário de cocaína e de maconha. No RX de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O próximo passo é a realização de toracocentese e de biópsia de pleura.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em estadiamentos clínicos iniciais, como no caso apresentado, a lobectomia está perdendo espaço para a segmentectomia pulmonar, mas ensaios clínicos randomizados ainda são necessários para comprovar o real benefício da ressecção econômica em tumores iniciais, além de definir a abordagem cirúrgica (segmentectomia regrada versus não regrada).Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A tomografia computadorizada de tórax é o melhor exame diagnóstico para a patologia apresentada por essa paciente.Paciente de 28 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência do hospital da cidade durante o plantão noturno. A queixa do paciente é de dor torácica ventilatório-dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, perda de 2 kg e sudorese noturna. Os sintomas iniciaram-se há dois meses. Durante a anamnese, é identificado histórico pessoal de drogadição ativa. O paciente é usuário de cocaína e de maconha. No RX de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é a tuberculose pleural.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O ultrassom endobrônquico (EBUS) associado ao ultrassom esofágico é capaz de acessar todas as cadeias linfonodais.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A diverticulite resulta da perfuração de um divertículo colônico.Paciente de 18 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor abdominal periumbilical associada a inapetência e febrícula, com dois dias de evolução, que atualmente se localiza em fossa ilíaca direita e não apresenta fatores de melhora. Durante o exame físico do paciente, ele apresenta dor a palpação da fossa ilíaca direita, com dor a descompressão súbita do abdome. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O abscesso localizado e a sepse abdominal são complicações da evolução dessa condição, se não tratada precocemente.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
De acordo com a sétima edição da classificação TNM, aprovada pela American Joint Commitee on Cancer (AJCC) e pela Union Internationale contre le Cancer (UICC), em vigor desde 2010, trata-se de um estadiamento clínico IIA.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...