Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente de 2 meses de idade, em tratamento para a toxoplasmose congênita, chega para consulta de rotina. A mãe expressa muitas dúvidas acerca do tratamento e complicações que essa enfermidade pode causar.
Com base nesse caso, e considerando a toxoplasmose congênita, julgue os itens a seguir.
A severidade da doença fetal depende da idade do feto no momento da transmissão, sendo mais grave a aparição durante o último trimestre da gestação.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, apresenta doença renal crônica por doença renal policística autossômica dominante (DRPAD), em hemodiálise há 2 anos. Há 2 dias, vem apresentando quadro de lombalgia à direita, febre alta e calafrios. Ao exame físico, apresenta-se hidratado, FC = 96 bpm, ausculta cardíaca e respiratória normais com FR = 18 imp e PA = 90 mmHg x 60 mmHg, e exame de urina mostra proteínas ++, Hb + e leucócitos 320.000 com urocultura negativa.
Há punho-percussão dolorosa em região lombar direita. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A tomografia computadorizada é um bom método para diagnóstico de cisto infectado na DRPAD.Um lactente de 2 meses de idade, em tratamento para a toxoplasmose congênita, chega para consulta de rotina. A mãe expressa muitas dúvidas acerca do tratamento e complicações que essa enfermidade pode causar.
Com base nesse caso, e considerando a toxoplasmose congênita, julgue os itens a seguir.
Na grande maioria das vezes, a doença é subclínica, dificultando o respectivo diagnóstico.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, apresenta doença renal crônica por doença renal policística autossômica dominante (DRPAD), em hemodiálise há 2 anos. Há 2 dias, vem apresentando quadro de lombalgia à direita, febre alta e calafrios. Ao exame físico, apresenta-se hidratado, FC = 96 bpm, ausculta cardíaca e respiratória normais com FR = 18 imp e PA = 90 mmHg x 60 mmHg, e exame de urina mostra proteínas ++, Hb + e leucócitos 320.000 com urocultura negativa.
Há punho-percussão dolorosa em região lombar direita. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A presença de piúria na DRPAD é indicativo de infecção do trato urinário (ITU).Considere paciente recém-nascido de parto vaginal com idade gestacional de 39 semanas, do sexo masculino, com peso ao nascer de 3.290 g, comprimento de 48 cm, perímetro cefálico de 34 cm, Apgar 9/9.
Com relação a esse recém-nascido, julgue os itens a seguir.
Caso o paciente apresentasse peso ao nascer inferior a 2.500 g, estaria contraindicada a vacina BCG ao nascimento, até que atingisse esse peso.Paciente, 42 anos de idade, sexo masculino, apresenta doença renal crônica por doença renal policística autossômica dominante (DRPAD), em hemodiálise há 2 anos. Há 2 dias, vem apresentando quadro de lombalgia à direita, febre alta e calafrios. Ao exame físico, apresenta-se hidratado, FC = 96 bpm, ausculta cardíaca e respiratória normais com FR = 18 imp e PA = 90 mmHg x 60 mmHg, e exame de urina mostra proteínas ++, Hb + e leucócitos 320.000 com urocultura negativa.
Há punho-percussão dolorosa em região lombar direita. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica para esse caso é a pielonefrite aguda.Considere paciente recém-nascido de parto vaginal com idade gestacional de 39 semanas, do sexo masculino, com peso ao nascer de 3.290 g, comprimento de 48 cm, perímetro cefálico de 34 cm, Apgar 9/9.
Com relação a esse recém-nascido, julgue os itens a seguir.
O teste do coraçãozinho deve ser realizado nas primeiras 24 horas a 48 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Trata-se da medição da saturação de oxigênio no sangue e detecta anormalidades cardíacas antes mesmo de aparecerem sintomas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...