Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 75 anos de idade, sexo feminino, diabética e hipertensa, encontra-se internada para tratamento de endocardite infecciosa, inicialmente tratada por 6 dias com gentamicina, e posteriormente com vancomicina e ceftriaxone. A creatinina inicial era de 0,7 mg/dL, com ureia = 50 mg/dL. Foi solicitado parecer para nefrologia em razão do aumento de escórias renais sem redução de diurese, estando a paciente no 12a de vancomicina e ceftriaxone. Exames novos revelam creatinina = 2,6 e ureia de 66 mg/dL. PA = 120 mmHg x 80 mmHg, diurese 24 horas de 1.100 mL e exame de urina sem alterações.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Para essa paciente, uma das formas de se reduzir a nefrotoxicidade por aminoglicosídeo seria iniciar o tratamento com dose única.Considere paciente recém-nascido de parto vaginal com idade gestacional de 39 semanas, do sexo masculino, com peso ao nascer de 3.290 g, comprimento de 48 cm, perímetro cefálico de 34 cm, Apgar 9/9.
Com relação a esse recém-nascido, julgue os itens a seguir.
Ao completar os 10 meses de vida, esse paciente, se estiver com um desenvolvimento neuropsicomotor normal, deve virar a cabeça na direção de uma voz ou um objeto sonoro, sentar-se sem apoio e rolar da posição supina para a prona.Paciente, 75 anos de idade, sexo feminino, diabética e hipertensa, encontra-se internada para tratamento de endocardite infecciosa, inicialmente tratada por 6 dias com gentamicina, e posteriormente com vancomicina e ceftriaxone. A creatinina inicial era de 0,7 mg/dL, com ureia = 50 mg/dL. Foi solicitado parecer para nefrologia em razão do aumento de escórias renais sem redução de diurese, estando a paciente no 12a de vancomicina e ceftriaxone. Exames novos revelam creatinina = 2,6 e ureia de 66 mg/dL. PA = 120 mmHg x 80 mmHg, diurese 24 horas de 1.100 mL e exame de urina sem alterações.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A manifestação mais comum da glomerulonefrite associada a EI por bactérias é a hematúria microscópica.Considere paciente recém-nascido de parto vaginal com idade gestacional de 39 semanas, do sexo masculino, com peso ao nascer de 3.290 g, comprimento de 48 cm, perímetro cefálico de 34 cm, Apgar 9/9.
Com relação a esse recém-nascido, julgue os itens a seguir.
Com quatro meses de vida, esse paciente deve, segundo o calendário vacinal proposto pelo Ministério da Saúde, ter recebido duas doses da vacina antimeningocócica C.Paciente, 75 anos de idade, sexo feminino, diabética e hipertensa, encontra-se internada para tratamento de endocardite infecciosa, inicialmente tratada por 6 dias com gentamicina, e posteriormente com vancomicina e ceftriaxone. A creatinina inicial era de 0,7 mg/dL, com ureia = 50 mg/dL. Foi solicitado parecer para nefrologia em razão do aumento de escórias renais sem redução de diurese, estando a paciente no 12a de vancomicina e ceftriaxone. Exames novos revelam creatinina = 2,6 e ureia de 66 mg/dL. PA = 120 mmHg x 80 mmHg, diurese 24 horas de 1.100 mL e exame de urina sem alterações.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A nefrotoxicidade por gentamicina pode provocar lesão renal aguda (LRA) tipicamente não oligúrica com perda urinária de potássio.Considere paciente recém-nascido de parto vaginal com idade gestacional de 39 semanas, do sexo masculino, com peso ao nascer de 3.290 g, comprimento de 48 cm, perímetro cefálico de 34 cm, Apgar 9/9.
Com relação a esse recém-nascido, julgue os itens a seguir.
O paciente descrito, assim como todos os recém-nascidos de termo, deve duplicar de peso com cinco meses de vida e triplicá-lo quando completarem 1 ano de idade.Paciente, 75 anos de idade, sexo feminino, diabética e hipertensa, encontra-se internada para tratamento de endocardite infecciosa, inicialmente tratada por 6 dias com gentamicina, e posteriormente com vancomicina e ceftriaxone. A creatinina inicial era de 0,7 mg/dL, com ureia = 50 mg/dL. Foi solicitado parecer para nefrologia em razão do aumento de escórias renais sem redução de diurese, estando a paciente no 12a de vancomicina e ceftriaxone. Exames novos revelam creatinina = 2,6 e ureia de 66 mg/dL. PA = 120 mmHg x 80 mmHg, diurese 24 horas de 1.100 mL e exame de urina sem alterações.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A principal glomerulonefrite associada à endocardite infecciosa (EI) bacteriana é a glomerulonefrite membranoproliferativa.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...