Questões de Medicina da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Medicina da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As fraturas do colo femoral, embora comuns no dia a dia, podem levar ao ortopedista, dificuldades no seu manejo e a resultados não satisfatórios em função da sua anatomia, como fragmento proximal pequeno, com forças biomecânicas importantes no local, suprimento sanguíneo deficitário, além de usualmente osteoporóticas. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O manejo das fraturas impactadas ou não deslocadas independem da idade do paciente.
  • B. As fraturas impactadas em valgo ou não deslocadas são consideradas estáveis devendo ser fixadas in situ.
  • C. As fraturas deslocadas ou instáveis costumam ser tratadas com redução. A fixação interna em pacientes mais jovens não deve ser utilizada.
  • D. A classificação de Garden para fraturas do colo femoral, que se baseia no desvio dos fragmentos, tem a preferência da maioria dos especialistas.

Sobre os tumores ósseos primários que acometem principalmente crianças e adolescentes e possuem grande potencial de cura, mesmo quando malignos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sarcoma de Ewing predomina em crianças entre 5 e 15 anos. Acomete, principalmente, a diáfise de ossos longos, sendo mais comum a diáfise da fíbula, seguida pelo fêmur e ulna. O paciente apresenta dor, tumefação local e pode ter sintomas constitucionais.

( ) Radiografia demonstrando lesão permeativa, salpicada, com aspecto em “roído de traças” é característica do sarcoma de Ewing. Ocorre predomínio de áreas líticas sobre as blásticas e reação periosteal, podendo confundir-se com osteomielite.

( ) O condrossarcoma predomina nos ossos da pelve, fêmur proximal, tíbia e úmero. Aparece na radiografia como expansão medular do osso, espessamento da cortical e irregularidade endosteal. O tratamento é exclusivamente cirúrgico.

( ) O osteossarcoma é o sarcoma ósseo mais comum. Pode ser secundário à doença de Paget óssea. Acomete, geralmente, a metáfise dos ossos longos, sendo mais comum na tíbia distal e fêmur proximal. A fosfatase alcalina encontra-se elevada. A radiografia evidencia imagem em “raio de sol”.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, V.
  • B. F, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, V, F.

A fratura de fise compromete a placa epifisária com risco desta fechar e a extremidade óssea parar de crescer. Sobre a fratura de fise e a classificação de Salter-Harris, assinale a alternativa correta.

  • A. Classe III: fratura atravessa epífise, placa epifisária e metáfise. O tratamento é feito com redução aberta e fixação interna.
  • B. Classe II: fratura atravessa epífise e atinge parcialmente a placa epifisária. O tratamento é feito com redução aberta e fixação interna.
  • C. A fratura de fise mais comum é da fise distal do rádio, ocorrendo em crianças de 10 a 16 anos. Geralmente, é classe II com bom prognóstico.
  • D. Classe I: a linha de fratura é a própria placa epifisária, separando epífise e metáfise, mas com um fragmento metafisário ligado à epífise. O tratamento é com redução fechada e imobilização gessada.

Cada músculo é composto por um ventre e pelo menos dois tendões: um de origem e um de inserção. Sobre as tendinites, analise as afirmativas a seguir.

I. A tendinite do manguito rotador é a tendinite do supraespinhoso por atrito ou compressão ao passar abaixo do acrômio. Há dor na face lateral à movimentação acima da cabeça, ou empurrar e puxar objetos sem edema.

II. A epicondilite lateral é a tendinite do tendão extensor comum. Cursa com dor no epicôndilo lateral que pode irradiar para a região dorsolateral do antebraço. O diagnóstico é feito pela digitopressão dolorosa do epicôndilo lateral e teste de Cozen.

III. A tendinite do tendão flexor comum é chamada de epicondilite medial. Há dor no epicôndilo medial que pode irradiar para o antebraço. O diagnóstico é feito pela digitopressão dolorosa do epicôndilo medial; dor agravada ao segurar firme um objeto e teste de Mill.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

Pela articulação do punho cruzam diversos tendões, tanto na face palmar quanto na face dorsal. Estes tendões pertencem a músculos que se originam nos ossos do antebraço e vão se inserir nos ossos da mão. Sobre a tenossinovite de De Quervain, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É decorrente de lesão por esforço repetitivo, em pessoas que utilizam excessivamente o punho em desvio ulnar.
  • B. É a inflamação dos tendões e bainhas sinoviais dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar, pertencentes ao compartimento radial do retináculo dos extensores.
  • C. A terapia conservadora costuma ser eficaz, utilizando-se crioterapia, AINE e fonoforese com hidrocortisona gel. Após alívio da dor, inicia-se a fisioterapia com alongamento da musculatura e tendões do polegar.
  • D. O principal diagnóstico diferencial é a osteoartrite da articulação carpometacarpiana do polegar. Diferencia-se instilando lidocaína na região distal do processo estiloide do rádio, desaparecendo completamente a dor na osteoartrite.

O joelho é uma articulação de flexoextensão que possui quatro ligamentos estabilizadores e dois meniscos. Sobre as lesões ligamentares do joelho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A lesão do ligamento cruzado anterior ocorre por movimento súbito de rotação externa do fêmur com pé fixo no chão. Cursa com dor e edema tardio, às vezes, hemartrose.

( ) A lesão do ligamento colateral medial é a lesão ligamentar mais comum do joelho, ocorrendo por trauma na face lateral. Durante o teste de estresse em valgo, há dor na face medial do joelho.

( ) O menisco mais lesado é o lateral. Há dor e edema significativo em 24 horas, com melhora gradual. Pode surgir a síndrome do joelho bloqueado em semiflexão pela interposição de fragmento meniscal na articulação.

( ) A lesão do ligamento colateral lateral é a lesão ligamentar mais rara do joelho. Cursa com dor na face lateral do joelho e durante o teste de estresse em valgo.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, V.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, V, F, F.
  • D. F, F, F, F.

A fratura exposta ocorre quando o foco de fratura tem uma comunicação com o meio ambiente. São classificadas de I a III de acordo com Gustillo-Anderson. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O desbridamento da ferida deve ser feito em 4-6 horas. A antibioticoterapia deve cobrir, pelo menos, S. aureus. A profilaxia antitetânica deve ser avaliada e a fixação da ferida providenciada.

II. Uma fratura óssea simples, com baixa contaminação e menor que 1 cm, classifica-se como classe I de Gustillo-Anderson.

III. Uma ferida de 4 cm, com contaminação moderada, é tida como classe II de Gustillo-Anderson. Geralmente, o fechamento é primário.

IV. Fraturas em ambiente rural e por projétil de arma de fogo são classificadas como grau III, independente do tamanho.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

O paciente pediátrico que se apresenta ao pronto-socorro com história de trauma na região do joelho deve ser cuidadosamente avaliado para deformidades traumáticas ou constitucionais, história de lesões ou alterações prévias, lesões de partes moles e neurovasculares, presença de hemartrose e incapacidade funcional. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na presença de hemartrose pós-traumática no joelho diante de radiografias normais, há grande suspeição de lesões ligamentares ou fraturas subcondrais.

( ) O lado do joelho que recebe a carga causadora da fratura é o que normalmente apresenta a linha de fratura metafisária. O lado oposto é submetido à tração, o que leva à abertura da fise com avulsão do periósteo que pode se interpor na abertura pelo efeito de vácuo no momento do trauma.

( ) Fraturas sem desvio devem ser tratadas conservadoramente com imobilização por gesso inguino-podálico ou pelvipodálico por 12 a 16 semanas com o joelho em 30 a 45 graus de flexão.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V.
  • B. V, F, V.
  • C. V, V, F.
  • D. V, V, V.

Em relação à displasia do desenvolvimento do quadril corresponde a um desenvolvimento anormal do acetábulo associado à luxação ou subluxação do quadril, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Sinal de Galeazzi: altura inferior do joelho, do lado acometido, quando em decúbito dorsal com coxas e joelhos fletidos.
  • B. O primeiro exame a ser feito, após o nascimento, verifica se o quadril está luxado. Para isso, utiliza-se a manobra de Ortolani.
  • C. De 18 meses a 8 anos, pelo grau de displasia e deformidade já apresentado, a redução cruenta está sempre indicada, associada à tenotomia adutora e osteotomia corretiva.
  • D. De 1 a 6 meses, o tratamento de escolha é feito utilizando-se aparelhos fixos (travesseiro de Frejka) ou dinâmicos (tirantes de Pavlik), com objetivo de manter a cabeça centrada no acetábulo.

A epifisiólise do quadril caracteriza-se por um deslizamento da epífise (cabeça femoral) em relação ao colo do fêmur, pelo enfraquecimento da placa epifisária. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Existe forte componente endócrino na etiopatogenia da epifisiólise do quadril. De um lado predomina a insuficiência de esteroides sexuais e, do outro, o excesso de GH.

( ) Ao exame observa-se que o paciente mantém o membro inferior afetado em postura de rotação interna. O paciente apresenta limitação da rotação externa, da flexão e da abdução do quadril.

( ) Ocorre predileção da doença pelo lado esquerdo e bilateralidade em 20-50% dos casos. Com isso, mesmo tratando o lado doente, o lado não afetado deve ser monitorado.

( ) O tratamento é cirúrgico e deve ser programado de imediato, com objetivo de promover o fechamento da placa epifisária, prendendo-se o colo femoral à epífise, impedindo a progressão do deslizamento.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, V, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, V, F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...