Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O treinamento de equipes de atenção primária (AP) em detectar e tratar os transtornos psiquiátricos, neste nível de atenção, tem sido destacado pelos planejadores de saúde como uma atividade importante. Assinale a alternativa incorreta em relação à justificativa desta capacitação.
O treinamento é importante porque, embora os transtornos mentais sejam condições raras em geral neste nível de atenção, sua detecção e tratamento impedem as internações desnecessárias.
O treinamento é importante porque alguns transtornos mentais, como os Transtornos Ansiosos, por exemplo, são atendidos inicialmente pelos clínicos.
O treinamento é importante porque problemas, como o uso nocivo e a Dependência ao Álcool, acarretam uma série de problemas físicos que são trazidos aos clínicos.
O treinamento é importante porque transtornos mentais graves tendem a ser cada vez mais tratados em suas comunidades e serão os profissionais da AP os primeiros a terem contato com os doentes e orientarem as famílias.
O treinamento é importante porque os profissionais na AP têm um vínculo mais próximo com os pacientes em suas comunidades e podem auxiliar na diminuição dos preconceitos e estigmas com a doença mental.
Sobre os transtornos invasivos do desenvolvimento, assinale a alternativa incorreta:
A síndrome de Rett foi relatada exclusivamente em meninas e caracteriza-se por alterações no desenvolvimento social e também por problemas motores que se intensificam com a evolução do quadro.
A Síndrome de Asperger é um transtorno que ocorre preferencialmente em meninos e caracteriza-se por não haver retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem.
Achados laboratoriais de condições médicas associadas, como rubéola ou Síndrome do X frágil, excluem o diagnóstico de transtorno invasivo do desenvolvimento.
Na síndrome de Heller, temos um desenvolvimento normal inicial seguido de grave comprometimento das habilidades previamente adquiridas, inclusive com perda de controle esfincteriano.
No autismo, há comprometimento global na interação sócio-emocional.
A psicoterapia de grupo é um recurso comumente utilizado nos serviços públicos, havendo diversas linhas teóricas que o subsidiam. Sobre as questões técnicas que envolvem sua prática em geral, é correto afirmar:
sua aplicação nos serviços públicos responde à necessidade de atender o maior número de pessoas possível, embora seja menos eficiente e mais superficial que a psicoterapia individual.
está contra-indicada para pacientes com transtornos psicóticos e para pacientes com fobia social.
deve ser a única estratégia a ser utilizada nos serviços de reabilitação psicossocial, segundo normas do ministério da saúde.
praticamente não há contra-indicação relacionada ao transtorno psiquiátrico em si, havendo necessidade de se avaliar o caso e a composição do grupo, para se decidir sobre a sua indicação em um caso específico.
sua utilização em enfermarias psiquiátricas, em hospitais gerais, é bastante restrita, dada a variabilidade de diagnósticos que se encontram nesses serviços.
Sobre os transtornos mentais em idosos, assinale a alternativa incorreta:
No Brasil, em 2025, estima-se que haverá mais de 16 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos.
Estima-se que cerca de 10 a 15% dos idosos apresentam sintomas depressivos.
A contribuição dos fatores genéticos, para a depressão em idosos, diminui com a idade.
Em função da prevalência de doenças físicas, a depressão secundária tende a ser mais comum nessa população.
Na população idosa em geral há predomínio de homens.
Sobre a esquizofrenia é incorreto afirmar que:
mulheres apresentam um curso mais brando da doença esquizofrênica que homens.
no Brasil, as estimativas de incidência são aproximadamente duas vezes maior que em outros países.
a incidência de esquizofrenia está entre 1 e 7 casos a cada 10.000 habitantes.
estudos multicêntricos sugerem um curso da doença com pior prognóstico em países desenvolvidos.
o começo da doença é mais precoce no homem que na mulher.
Associe a substância psicoativa com algumas de suas características, assinalando a resposta que contém a associação correta.
1) Solventes orgânicos.
2) Opióides
3) Benzodiazepínicos
4) Cocaína
5) Anfetaminas
A. Ocasionam depressão reversível do SNC: sonolência, prejuízo de memória e, em casos de intoxicação grave, parada respiratória e morte.
B. Seu uso leva à sensação de euforia, aumento de auto-confiança e abolição da fome. Podem surgir alucinações táteis e eventualmente ataques de pânico. É uma droga que pode ser usada por diferentes vias.
C. É um estimulante do SNC, usado em nosso meio por via oral. Seus efeitos físicos são de: taquicardia, aumento de temperatura, midríase e tremor de extremidades.
D. Causa analgesia, sonolência e alterações do humor. Quando usada EV, causa em baixo ventre uma sensação semelhante ao orgasmo, rubor na pele, podendo provocar supressão da tosse.
E. O seu efeito sobre o psiquismo é de euforia inicialmente; o que se segue, após, é sua ação depressora sobre o SNC.
1A- 2 B - 3 C – 4E - 5 D
1B -2 C- 3 E – 4D - 5A
1E- 2 D- 3 A - 4B - 5C
1C- 2 E- 3 D- 4A -5 B
1D- 2 A - 3 B - 4C – 5E
Sobre a política de organização da assistência em saúde mental no país, ao longo dos últimos anos, é incorreto afirmar que:
a organização dos serviços ainda é predominantemente "hospitalocêntrica", com maioria dos recursos financeiros gastos neste setor, mas havendo estratégias para reorientação deste modelo.
atualmente, há legislação federal que obriga o fechamento dos hospitais psiquiátricos nos próximos dois anos, dada a insuficiência deste equipamento em responder às necessidades da população.
a década de 70 caracterizou-se por um aumento no número de leitos em hospitais psiquiátricos, significativamente maior que o aumento populacional no mesmo período.
embora existam hospitais-dia no país, desde a década de 60, foi apenas a partir de 1992 que esses serviços puderam ser credenciados junto ao Ministério da Saúde.
pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, expressos na relação entre números de habitantes e de leitos psiquiátricos, há regiões do país com número de leitos insuficiente.
No tratamento das depressões refratárias não está indicada a associação entre:
Sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, não é verdadeira a seguinte afirmação:
Na infância a prevalência é maior entre meninos.
Quando há prejuízo da crítica, o diagnóstico diferencial com transtornos psicóticos é mais difícil.
Sensibilidade aos efeitos colaterais, medo de "perder o controle" e dúvidas sobre a eficácia do tratamento, são alguns dos fatores que atrapalham a adesão ao tratamento.
Há modelos neurofisiológicos baseados na hipersensibilidade dos receptores pré-sinápticos à serotonina.
O triptofano pode ser utilizado como coadjuvante, havendo ensaios clínicos controlados que comprovam sua eficácia.
Assinale a patologia que menos comumente é confundida com transtorno do pânico:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...