Lista completa de Questões de Medicina da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exame histológico de um carcinoma escamoso in situ do colo uterino revelou algumas células neoplásicas retraídas e muito eosinofílicas, com agregados de cromatina condensada sob a membrana nuclear. O processo que leva a essas alterações celulares é desencadeado pela liberação de:
lipofuscina;
citocromo c;
catalase;
fosfolipase;
bcl-2.
O Doppler de onda contínua usa quantos elementos piezelétricos?
1
2
8
64
Nenhum
Assinale a alternativa CORRETA.
Catarata pode ser causa de glaucoma e vice-versa.
Toda catarata deve ser tratada cirurgicamente.
O tratamento da catarata, quando necessário, é sempre cirúrgico.
Pacientes com catarata subcapsular posterior, apresentam boa visão de perto, apesar de ruim para longe (segunda visão do idoso).
alternativas A e C.
É INCORRETO afirmar que:
nas infecções por enterococos, a ampicilina é a droga de escolha;
colite pseudomembranosa é uma infecção relativamente frequente em pacientes em uso de antibiótico e tem como primeira opção de tratamento o uso de metronidazol;
nos casos de pneumonia grave por pneumococo em indivíduos alérgicos a penicilina, a vancomicina é uma boa opção;
endocardite infecciosa em pacientes com tumor de cólon tem como principal agente etiológico Enterococus faecalis;
a presença de bacteriúria assintomática é condição não usualmente tratada em geriatria, à exceção de pacientes no pré-operatório, procedimentos invasivos no trato genitourinário e diabetes não compensado.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável e quanto ao seu diagnóstico é CORRETO afirmar que:
os critérios clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico, porém, se possível, recomenda-se a confirmação espirométrica;
recomenda-se sempre para a conclusão do diagnóstico, a realização da medida do pico do fluxo expiratório (PFE);
o diagnóstico de DPOC é clinico, porém a realização do Rx de Tórax isoladamente, se faz imprescindível e definitivo para o diagnóstico;
pacientes com idade a partir de 60 anos ex-tabagista, devem realizar espirometria para confirmação do diagnóstico;
a espirometria para fins práticos, não ajuda no diagnóstico da DPOC, pois nenhuma resposta caracteriza intensidade e gravidade.
Marque a alternativa INCORRETA em relação aos hormônios que participam da resposta metabólica ao trauma.
O ADH é produzido na hipófise e age nos túbulos distais e coletores nos rins, determinando retenção de água.
Os Glicocorticoides são liberados pela córtex adrenal em resposta à atuação do ACTH, que é secretado pelo lobo anterior da hipófise.
A Aldosterona é secretada pela córtex adrenal em resposta ao sistema renina-angiotensina.
O Glucagon é secretado por células alfa e a insulina por células beta nas ilhotas de Langerhans.
As alterações na adrenalina são tidas como atividade de medula adrenal e a noradrenalina principalmente por atividade simpática.
Conforme consensos do American College of Chest Physichians e da British Thoracic Society, seguidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, o paciente com pneumotórax espontâneo primário:
se estiver estável (oxigenação e sinais vitais mantidos), deve ser mantido no setor de emergência por pelo menos 24 horas e realizado algum procedimento invasivo que assegure a reexpansão do parênquima pulmonar colapsado;
se estiver instável (oxigenação e sinais vitais alterados), deve ser mantido no setor de emergência por pelo menos 24 horas e realizado algum procedimento invasivo que assegura a reexpansão do parênquima pulmonar colapsado;
se for submetido à drenagem torácica, recomenda-se o uso de drenos finos (12F, tipo pig tail), conectados em frasco com selo dágua ou válvulas unidirecionais, tipo Heimlich, colocados na intersecção do segundo espaço intercostal com a linha axilar anterior;
se apresenta pneumotórax de grande magnitude, é considerado quando a distância entre o ápice do pulmão e a extremidade apical da cavidade pleural é maior que 3cm, ao exame radiológico simples de tórax em PA;
se diagnosticado, não basta a realização de procedimentos que confiram a expansão pulmonar, tornando-se necessária a realização de procedimentos que propiciem o controle das recidivas.
Recentemente, operários da usina nuclear de Fukushima, no Japão, foram internados com problemas graves de saúde. Um dos mecanismos de lesão celular provocada pela radiação é a hidrólise da água. Qual das seguintes enzimas celulares protege as células deste tipo de lesão?
Fosfolipase.
Glutationa peroxidase.
Endonuclease.
Lactato desidrogenase.
Telomerase.
Todas as alternativas abaixo estão falsas, EXCETO:
a frequência do desvio de Doppler não é proporcional à velocidade do refletor;
o sistema de Doppler pulsátil produz melhor resolução de profundidade que o sistema de onda contínua;
os valores do ângulo do receptor, na análise de Doppler de pulso contínuo, não influenciam o desvio de Doppler final;
o Doppler de onda contínua tem um fator de atividade maior que 100%;
o maior ângulo de Doppler é alcançado quando o feixe sonoro atinge o vaso, perpendicularmente.
Papilas conjuntivais podem ser vistas em inflamações da:
1. fórnice conjuntival;
2. conjuntiva tarsal;
3. conjuntiva bulbar;
4. conjuntiva límbica.
Está(ão) CORRETA(S).
1, 2 e 3.
1 e 3.
2 e 4.
somente 4.
todas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...