Lista completa de Questões de Medicina da Reis & Reis Auditores Associados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São ações relacionadas à vigilância em saúde, EXCETO:
Coleta sistemática de dados indispensáveis, relacionados à saúde;
Monitoramento sobre agravos e determinantes de problemas de saúde;
Avaliação de programas de saúde;
Nomeação de profissional da saúde para o cargo de Secretário Municipal de Saúde.
A isquemia intestinal sintomática é rara, porem estenoses e oclusões nas artérias intestinais são comuns. Sobre a isquemia mesentérica aguda é correto afirmar:
I A isquemia mesentérica aguda é definida como uma redução crônica e sintomática no fluxo sanguíneo intestinal de magnitude insuficiente para causar infarto intestinal.
II A isquemia mesentérica não oclusiva pode ser causada por vasoespamo intenso e prolongado, associado ao uso de drogas como ergot e cocaína.
III - A isquemia mesentérica não oclusiva pode ser causada por doença sistêmica grave com choque ou insuficiência cardíaca grave.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Bronquite aguda é doença comum, caracterizada por inflamação do brônquio e desenvolvimento agudo de tosse e produção de escarro, em paciente sem história de doença pulmonar crônica e sem evidência de pneumonia e sinusite. Sobre a bronquite aguda podemos afirmar:
A maioria dos pacientes com bronquite aguda necessita de tratamento antibiótico.
O uso de antitussígenos está indicado na maioria dos pacientes.
O objetivo do tratamento é melhorar o que mais incomoda o paciente, adotando medidas de conforto, como reduzir e aliviar os sintomas e os sinais predominantes.
O uso de descongestionantes está indicado para aliviar os sintomas decorrentes da obstrução inflamatória da via aérea inferior.
Segundo o Ministério da Saúde o tratamento da sífilis primária deve ser feito com:
Penicilina Benzatina 2.400.000 UI, em dose única (1.200.000 UI em cada nádega).
Penicilina Cristalina 2.400.000 UI, em dose única (1.200.000 UI em cada nádega).
Penicilina Benzatina1.200.000 UI, em dose única (600.000 UI em cada nádega).
Penicilina Benzatina 2.400 UI, em dose única (1.200 UI em cada nádega).
A prevalência da obesidade tem aumentado substancialmente, constituindo um dos maiores problemas atuais de saúde pública, principalmente nos grandes centros urbanos. Sobre esta patologia podemos afirmar:
A obesidade é o maior fator de desenvolvimento de diabetes tipo 1 e está associada à hipertensão e à dislipidemia, fatores de risco importantes para doença cardiovascular.
O excesso de adiposidade acarreta comprometimento estético, muitas vezes suficientemente grave para causar danos psicológicos sérios.
A obesidade tem sido considerada atualmente como uma síndrome na qual múltiplos fatores etiológicos podem atuar isoladamente ou em conjunto. Entretanto, ainda não há qualquer associação da patologia com fatores genéticos.
O índice de massa corpórea é o parâmetro mais utilizado para classificar o grau de obesidade e é obtido dividindo-se a altura em metros pelo quadrado do peso em quilogramas.
Sobre o diagnóstico das anemias carenciais, está correta a alternativa:
A anemia ferropriva é normalmente hipocrômica e microcítica e a contagem de reticulócitos está diminuída.
A anemia ferropriva é normalmente hipocrômica e microcítica e a contagem de reticulócitos está aumentada.
A anemia ferropriva é normalmente hipocrômica e macrocítica e a contagem de reticulócitos está diminuída.
A anemia ferropriva é normalmente hipocrômica e macrocítica e a contagem de reticulócitos está aumentada.
A relação agente tóxico/antídoto está correta em:
Digoxina/atropina.
Paracetamol/flumazenil
Opioides/naloxona.
Organofosforados/naloxona.
Com relação ao tratamento das queimaduras, podemos afirmar:
Deve ser conservador nas queimaduras extensas de 2.o grau profundo;
O principal objetivo do tratamento cirúrgico é restabelecer o isolamento entre o meio externo e o interno definitiva ou temporariamente e evitar o estabelecimento de infecções;
A realização precoce de tratamento cirúrgico em um grande queimado aumenta a mortalidade e piora a qualidade de vida dos pacientes sobreviventes;
A limpeza cirúrgica simples deve ser evitada na admissão dos pacientes, devendo ser postergada ao máximo em virtude da possibilidade de causar infecção hospitalar e septicemia em grandes queimados.
A pressão arterial extremamente elevada é muito frequente na prática médica e é o médico que irá se responsabilizar em tratar imediatamente., de maneira agressiva ou não, sempre ponderando os riscos. Sobre o tratamento das emergências hipertensivas estão corretas as afirmativas:
I Os medicamentos parenterais são ideais para se estabelecer o tratamento das emergências hipertensivas, pois sendo facilmente tituláveis o que facilita um melhor controle pressórico.
II As duas drogas de uso parenteral mais utilizadas no tratamento das emergências hipertensivas são o nitroprussiato de sódio e a nitroglicerina.
III O nitroprussiato de sódio tem como possíveis efeitos adversos o aumento da pressão intracraniana e a redução de perfusão cerebral.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Sobre a glomerulonefrite aguda pós-estreptocócica está incorreto afirmar:
É doença autolimitada, com curso médio de 14 dias na sua fase aguda e remissão em até dois meses de evolução;
Atinge com mais frequência o sexo feminino, sendo raro o aparecimento antes dos dois anos de idade;
O pico de incidência se dá em torno dos sete anos de idade;
A maioria dos casos é de tratamento ambulatorial, sendo a internação indicada naqueles casos com hiperpotassemia, emergência hipertensiva, insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal aguda, que podem ocorrer de forma isolada ou em conjunto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...