Lista completa de Questões de Medicina da Reis & Reis Auditores Associados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A trombose venosa aguda é a oclusão por trombo de uma veia seguida de uma reação inflamatória na parede do vaso. Sobre a trombose venosa aguda podemos afirmar:
I A fisiopatologia da trombose venosa baseia-se na tríade de Virchow: lesão do vaso, estase venosa e alteração na crase sanguínea).
II O tratamento clínico da trombose venosa superficial aguda baseia-se no uso de anti-inflamatórios e analgésicos, repouso relativo em Trendelemburg e, calor úmido local, gel ou pomadas heparinoides nos locais de maior dor.
III O diagnóstico clínico é a principal arma propedêutica para o diagnóstico de Trombose Venosa Profunda, havendo necessidade da realização da ultrassonografia Doppler colorida venosa de membros inferiores apenas em casos duvidosos.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Sobre os cálculos urinários podemos afirmar:
I Cálculos abaixo de 4mm devem ter conduta expectante.
II A litotripsia extracorpórea por ondas de choque é pouco invasiva, tem baixa morbidade e é eficaz.
III A gravidez representa a única contraindicação formal de litotripsia extracorpórea por ondas de choque.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Não é fatordesencadeante (gatilho) de edema agudo de pulmão:
Disfunção tireoideana;
Anemia intensa;
Disfunção da paratireóide;
Isquemia miocárdica aguda;
Sobre o câncer de mama pode-se afirmar:
I As diretrizes para o tratamento do câncer de mama diagnosticado durante à gestação são as mesmas das pacientes não grávidas.
II A quimioterapia tem demonstrado papel limitado nos tumores avançados, contribuindo de forma mínima para o tratamento.
III A mastectomia radical de Halsted está relegada ao segundo plano no tratamento de câncer de mama localmente avançado, devido aos resultados precários de cura.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Sobre os processos inflamatórios da mama podemos afirmar:
I A mastite periareolarrecidivante ocorre com maior frequência entre os 30 e 40 anos e excepcionalmente no sexo masculino.
II Na mastite periareolar existe predomínio de anaeróbios, havendo também o envolvimento de aeróbios como o Staphylococcus aureus.
III Na mastite puerperala etiologia geralmente é por estreptococos estafilococos.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
O melanoma cutâneo é um tumor maligno decorrente da transformação atípica dos melanócitos, geralmente, ao nível da junção dermoepidérmica. Sobre os melanomas cutâneos podemos afirmar:
Representa um pequeno percentual dos tumores malignos cutâneos, mas é o principal responsável pelas mortes causadas por eles;
Os tipos de pele III e IV da classificação de Fitzpatrick e Patch são considerados fatores de risco;
O tratamento conservador com quimioterapia (Cisplatina) tem se mostrado como uma excelente alternativa para o tratamento dos melanomas primários com espessuras menores que 1mm;
Quimioterapia tem se mostrado útil nos casos de metástases ósseas e cerebrais, conseguindo índices de cura de até 40%.
Sobre o tratamento cirúrgico das queimaduras é correto afirmar:
I A escarotomia é realizada visando o restabelecimento da perfusão adequada de uma determinada região ou diminuir a restrição ventilatória.
II Quando a escarotomia é bem indicada pode-se observar a separação imediata dos tecidos, visualizando-se os tecidos sãos abaixo.
III A escarotomia normalmente é indolor e pode ser realizada à beira do leito, devendo ser feita sobre escaras de 3.º grau.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Sobre as neoplasias da boca, é correto afirmar:
I As neoplasias malignas do andar inferior de boca, geralmente são ulceradas ou nodulares, de crescimento progressivo e indolor nas fases iniciais, causando uma série de sintomas consequentes à invasão de estruturas adjacentes.
II - O câncer de boca é mais frequente em indivíduos do sexo masculino e da faixa etária abaixo dos 50 anos, apesar do acentuado aumento da incidência nas mulheres e em jovens.
III - Os principais fatores de risco são o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, associados ou não a trauma crônico, má higiene oral, baixo consumo de caroteno e história familiar de câncer.
I e II;
II e III;
I e III;
I, II e III.
Sobre as sinusopatias é correto afirmar:
I O tratamento clínico das rinossinusites tem como objetivos o controle da infecção, a redução do edema da mucosa, a facilitação da drenagem da secreção e ventilação dos seios, mantendo a permeabilidade do complexo ostiomeatal.
II A radiografia simples dos seios paranasais não deve ser solicitada rotineiramente, uma vez que o diagnóstico da rinossinusite aguda é eminentemente clínico.
III O uso de soluções salinas auxilia na fluidificação do muco e na limpeza das crostas.
I e II.
II e III.
I e III.
I, II e III
A conjuntivite é a afecção ocular mais frequente. Sobre esta patologia, podemos afirmar:
Quadros em que há a presença de vesículas palpebrais ou faciais pode sugerir infecção herpética;
A presença de secreção serosa sugere conjuntivite bacteriana;
A conjuntivite bacteriana aguda tem como agente mais frequente a Escherichia coli;
O período máximo de tratamento com um antibiótico de uso ocular não deve exceder 5 dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...