Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Gestante com 19 semanas, realizou exames laboratoriais e os resultados evidenciaram tipagem sanguínea 0(-) e teste de Coombs indireto 1:64. Nessa situação a conduta mais adequada é:
Paciente, no terceiro dia pós-parto, amamentando seu ilho, queixa-se de cansaço, falta de sono e relata que chora constantemente e tem medo de não estar alimentando e cuidando de seu ilho adequadamente. Está se alimentando bem e gosta muito do bebê. Este quadro sugere o diagnóstico de:
Paciente tercigesta, com dois partos prévios, é submetida a operação cesariana com nascimento de gêmeos. A descrição de sua paridade passa a ser:
Uma mulher de 33 anos procura atendimento com quadro de sangramento vaginal há uma semana concomitante com enjoos e vômitos de difícil controle. Tem atraso menstrual de 8 semanas e trouxe dosagem de beta-HCG positivo. Durante o exame clínico a paciente apresenta pressão arterial 160x110mmHg e foi evidenciado sangramento uterino de moderada intensidade associado com eliminação de vesículas. O útero encontra-se aumentado de tamanho, palpável 5cm acima da sínise púbica. A paciente foi submetida a ultrassonograia pélvica, sendo encontrados, entre outros achados, ovários bastante aumentados de volume com múltiplas formações císticas.
A conduta mais adequada, para o achado ovariano, é:Lactente, de 2 anos de idade, dá entrada na emergência com quadro súbito de prostração, letargia, palidez e colúria. A mãe informa que o bebê apresentou rinorreia discreta, espirros eventuais e febre baixa ontem, e que deu, por conta própria, ácido acetil salicílico, como antitérmico, por duas vezes. Nas últimas 12h a criança não apresentou mais febre. Ao exame físico, observa-se palidez cutâneo mucosa 2+/ 4+, frequência cardíaca de 119 bpm, icterícia + / 4+ e discreta hepatoesplenomegalia. Quando indagada, a mãe relatou que o bebê já teve episódio semelhante um ano atrás, durante tratamento de infecção urinária com ácido nalidíxico, com recuperação completa. Na ocasião, tudo fora atribuído à infecção urinária. Diante desse quadro, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Em lactentes que apresentam diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU), tomando-se por base critérios clínicos, laboratoriais e bacteriológicos, a investigação complementar com exames de imagens deve ser a realização de
Escolar de 7 anos é trazido à emergência pediátrica com relato de distensão e dor abdominal difusa. A mãe informa que há três dias o menino vem defecando de 2 a 4 vezes por dia, e que as fezes estão brilhantes, volumosas e com restos de alimento, mas sem sangue ou muco. A mãe da criança relatou ainda que, de vez em quando, este fica de dois a três dias sem evacuar. Diante desse relato, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Lactente de 15 meses de idade, com pneumonia, está recebendo, no 5º dia de tratamento, amoxicilina em doses terapêuticas. A mãe o levou até você para discutir se poderia administrar a vacina 10 valente contra o pneumococo. Nesse caso, considerando que todas as vacinas, até o presente momento, foram administradas de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, em relação à vacinação contra o pneumococo, a conduta deverá ser a de:
Assinale o grupo de pessoas abaixo que poderia ser vacinado, gratuitamente, contra a varicela no Centro de Referência para Imunobiológicos especiais
A cetoacidose diabética é a complicação mais grave do diabetes melito tipo 1, com taxa de letalidade de cerca de 100% se não for tratado e de 5% mesmo com tratamento adequado. Essa enfermidade caracteriza- se pela presença de hiperglicemia e:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...