Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pré-escolar, 30 meses de idade, apresenta quadro de dor intensa à mobilização do cotovelo esquerdo. Vinha descendo a escada de mãos dadas com o irmão de 12 anos que a segurou bruscamente pelo antebraço para evitar uma queda. Assinale a alternativa MAIS PROVÁVEL para essa condição clínica.
Subluxação da cabeça do rádio.
Fratura de úmero.
Fratura em galho verde da ulna.
Hemorragia na articulação do cotovelo.
Luxação de ombro.
Paciente do sexo feminino, 34 anos de idade, com história de depressão, é admitida na Emergência em coma Glasgow 5, apresentando bradicardia, miose, hipersalivação, broncorreia, sudorese e fasciculações. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa CORRETA.
A causa provável é intoxicação exógena por opioides.
O quadro é definido como síndrome anticolinérgica causada por intoxicação com antidepressivos tricíclicos.
Trata-se de provável intoxicação exógena por carbamato/organofosforado.
O flumazenil deve prontamente ser administrado pela possibilidade de intoxicação por benzodiazepínicos.
Trata-se de coma de causa metabólica, sendo improcedente intubação orotraqueal para proteção de via aérea.
Com relação ao atendimento aos adolescentes, assinale a alternativa CORRETA.
Adolescentes menores de 14 anos nunca devem ser atendidos sem a presença de acompanhantes.
Em caso de gravidez é necessário comunicar aos pais ou responsáveis.
A presença dos pais nas consultas deve ser desencorajada.
O sigilo deve ser quebrado em caso de atividade sexual desprotegida em menor de 16 anos.
A prescrição de anticoncepcionais para adolescentes deve ser feita com autorização dos pais.
Em relação ao Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) por hematoma intraparenquimatoso espontâneo, assinale a alternativa CORRETA.
Em pacientes com AVCH hipertensos e sem sinais de hipertensão intracraniana, recomendam-se reduções modestas nos níveis pressóricos com o objetivo de que seja alcançada uma pressão arterial média em torno de 110 mmHg.
Deve-se instituir profilaxia para crises convulsivas em todos os pacientes com AVCH, pelo risco de aumento da pressão intracraniana e síndrome de herniação cerebral durante episódios convulsivos.
Paciente masculino, 65 anos, hipertenso, com hematoma intraparenquimatoso talâmico deve ser submetido à investigação diagnóstica com arteriografia cerebral, pois a causa mais frequente nesse contexto é a ruptura de aneurisma cerebral do polígono de Willis.
Está indicado o uso de corticosteroides para controle da hipertensão intracraniana relacionada ao AVCH.
A presença de hemoventrículo não influencia o prognóstico de pacientes com AVCH associado à hipertensão arterial sistêmica.
Lactente com cinco meses de idade, prematuro de 35 semanas, é levado à UBS com a seguinte história: começou com febre há três dias (38 ºC), tosse e chiado no peito. Ao exame: regular estado geral, FR = 66 irpm, FC = 144 bpm, tiragens subcostais e intercostais, sibilos e estertores difusos. Assinale a alternativa que contém o PROVÁVEL DIAGNÓSTICO E A TERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS indicada para o caso.
Pneumonia bacteriana, necessitando internação com uso de penicilina cristalina.
Pneumonia bacteriana, tratamento domiciliar com amoxicilina e retorno em 48 horas caso não melhore.
Pneumonia bacteriana, necessitando internação com uso de ampicilina e gentamicina, pela prematuridade.
Bronquiolite viral aguda, necessitando internação, tratamento suportivo com oxigênio, uso de Beta 2 agonistas, corticosteroide via oral e fisioterapia respiratória.
Bronquiolite viral aguda, necessitando internação e tratamento suportivo com oxigênio, hidratação endovenosa e medidas gerais.
No que se refere às pneumonias na infância, é CORRETO afirmar que:
o mecanismo de resistência do pneumococo à penicilina ocorre por inibição das betalactamases.
quanto mais jovem a criança, com exceção dos primeiros dois meses de vida, maior a chance de doença de etiologia bacteriana.
nos países em desenvolvimento, importante percentual dos óbitos ocorre no domicílio, com poucas horas de evolução da doença.
a frequência de co-infecção vírus-bactéria ocorre em mais de 50% dos casos, principalmente nos países desenvolvidos.
na presença de sibilância, as crianças com taquipneia devem ser classificadas como tendo pneumonia, até prova em contrário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...