Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa CORRETA. A principal causa do achado de imagem de sela vazia é:
síndrome de Sheehan.
pós-cirurgia transefeinodal.
hipofisite autoimune.
pós uso de agonistas dopaminérgicos.
incompetência congênita do diafragma selar.
Paciente do sexo feminino, com 54 anos de idade, é trazida à emergência com história de perda da consciência. Em uma rápida anamnese, a paciente refere palpitações e dor torácica. Está acordada, ansiosa, com frequência respiratória de 26 mpm e sem pulso periférico detectável.
Em relação ao caso acima e com base na figura 1, assinale a alternativa CORRETA.
Taquicardia instável cardioversão não sincronizada imediata sedoanalgesia com morfina e etomidato.
Taquicardia instável cardioversão sincronizada imediata sedoanalgesia com fentanil e etomidato.
Taquicardia estável cardioversão sincronizada imediata sedoanalgesia com fentanil e midazolam.
Taquicardia estável cardioversão não sincronizada imediata sedoanalgesia com fentanil e propofol.
Fibrilação ventricular desfibrilação imediata.
Assinale a alternativa CORRETA. A persistência do conduto peritônio vaginal constitui a base anatomopatológica para a indicação cirúrgica e correção de:
hidrocele septada.
hidroceles comunicantes.
distopia testicular com testículo retido.
distopia testicular com criptorquia.
cistos de cordão.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. As substâncias abaixo estão envolvidas na fisiopatologia da insuficiência cardíaca sistólica. Qual destes chamados neuro-hormônios não está associado com o aumento da resistência vascular periférica observado nesta síndrome cardiovascular?
Arginina-vasopressina.
Peptídeo natriurético B.
Noradrenalina.
Angiotensina II.
Segundo o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, com relação à tuberculose na criança, é CORRETO afirmar que:
em crianças vacinadas há menos de cinco anos considera-se sugestivo de infecção prova tuberculínica igual ou superior a 10 mm.
a prova tuberculínica pode ser interpretada como sugestiva de infecção quando igual ou superior a cinco mm em crianças não vacinadas com BCG, vacinadas há mais de dois anos ou com qualquer condição imunodepressora.
cerca de 10% dos casos de TB em crianças têm apresentação extrapulmonar. As formas mais frequentes são: intestinal, renal e meningoencefálica.
na TB congênita o parto prematuro ocorre em cerca de 20% dos casos e a letalidade é inferior a 10%, desde que seja feito o tratamento adequado.
o lavado gástrico é indicado em todos os casos e o exame de escarro (baciloscopia e cultura) tem alta sensibilidade na tuberculose da criança.
Com relação a situações que interferem com a dosagem de cortisol, assinale a alternativa INCORRETA.
Gravidez
Uso de carbamazepina.
Uso de antibióticos.
Uso de corticoide nasal.
Uso de anticoncepcionais.
paciente deve ser submetido à trombólise, pois trata-se de provável acidente vascular cerebral isquêmico dentro da janela terapêutica para uso do rtPA (Ativador de Plasminogênio Tecidual Recombinante).
Pleiocitose com predomínio de polimorfonucleares é característico do líquor de pacientes com meningite viral.
Os agentes etiológicos mais comuns de meningites bacterianas no pós-operatório de neurocirurgia/craniotomia são Haemophylus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis.
Na suspeita de meningite bacteriana com sinais localizatórios e de hipertensão intracraniana, deve-se prontamente realizar punção lombar para início precoce de antibioticoterapia.
Na meningite bacteriana aguda está indicado o uso de dexametasona, a qual está associada à redução da mortalidade, da perda auditiva e de sequela neurológica a longo prazo.
A ausência de rigidez de nuca exclui o diagnóstico de meningite bacteriana.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Um paciente tem fração de ejeção do VE=30% ao ecocardiograma, refere boa tolerância aos esforços, não usa medicamentos e nunca apresentou descompensação cardíaca. Segundo a NYHA (1955) e a AHA/ACC (2001), respectivamente, como ele deve ser classificado?
II, C
I, A
II, B
I, B
I, C
Lactente de quatro meses de idade é trazido à emergência apresentando crise convulsiva generalizada. A mãe refere que a criança, após crise de choro, começou a apresentar palidez, choro fraco e hipoatividade, com início há 3 horas. Ao exame apresenta-se sonolento, pálido, respondendo mal aos estímulos e bradipneico. O exame de fundo de olho revela papiledema e hemorragia retiniana. Assinale a alternativa que contém o PROVÁVEL DIAGNÓSTICO para o quadro clínico acima descrito.
Septicemia.
Meningite aguda.
Crise de perda de fôlego do tipo pálido.
Aspiração de leite.
Síndrome do bebê sacudido.
Paciente feminina, 19 anos de idade, foi encaminhada para avaliação de amenorreia primária. Exame físico: altura: 169 cm; peso: 58 kg; PA: 160/100 mmHg; pulsos periféricos presentes, ausência de edema; genitália e telarca grau II de Tanner, sem clitoromegalia. Exames laboratoriais: aldosterona indetectável; atividade de renina plasmática indetectável; bicarbonato 3; potássio 3 mEq/l; sódio 140 mEq/l. O diagnóstico PROVÁVEL é:
hiperplasia adrenal congênita por defeito da 21 alfa-hidroxilase.
síndrome de insensibilidade androgênica.
síndrome de Turner mosaico.
hiperplasia adrenal congênita por defeito da 17 alfa-hidroxilase.
hiperplasia adrenal por deficiência de 3 beta-hidroxidesidrogenase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...