Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Escolar de oito anos de idade, em tratamento de enurese noturna com DDAVP intranasal há uma semana, é trazido à emergência por apresentar, subitamente, crise tonicoclônica generalizada com perda de consciência. Qual o provável diagnóstico?
Desidratação hipertônica.
Hipocalcemia.
Hipocalcemia.
Hiponatremia.
Hipomagnesemia.
Com relação às drogas hipolipemiantes, assinale a alternativa CORRETA.
Ácido nicotínico pode piorar o controle glicêmico em pacientes com DM2.
Estatinas aumentam a expressão dos receptores de HDL no fígado.
Fibratos não têm qualquer ação no transporte reverso de colesterol mediado pelo HDL.
Ezetimibe, redutor de colesterol, causa aumento na produção das VLDL e dos triglicerídeos pelo fígado.
Ezetimibe, redutor de colesterol, causa aumento na produção das VLDL e dos triglicerídeos pelo fígado.
Em relação à cetoacidose diabética, assinale a alternativa CORRETA.
É mais comum no diabete melito tipo 2.
A correção da hiperglicemia deve ser feita inicialmente com o uso de insulina de ação lenta.
Deve-se evitar a reposição volêmica, pois habitualmente o paciente encontra-se hipervolêmico e com disfunção miocárdica secundária à acidose metabólica.
Na maioria dos pacientes não se encontram fatores precipitantes, sendo incomum a associação com quadros infecciosos.
Deve-se estar atento aos níveis séricos de potássio, pois habitualmente o paciente apresenta nível corporal total baixo deste eletrólito, podendo ocorrer hipocalemia grave, após as correções da deficiência de insulina, acidose metabólica e desidratação.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Qual das propriedades dos cardiomiócitos abaixo está relacionada com sua capacidade de conduzir estímulos elétricos?
Cronotropismo.
Lusitropismo.
Dromotropismo.
Inotropismo.
Batmotropismo.
Assinale a alternativa CORRETA. Escolar de seis anos de idade, sexo feminino, é levada à consulta de rotina. Durante a anamnese, os pais referem que sua filha não consegue controlar a urina à noite, mas tem bom controle diurno desde os dois anos de idade. O exame físico é normal e o desenvolvimento pônderoestatural é adequado. Além das orientações comportamentais, devemos solicitar:
cintilografia renal.
parcial de urina.
glicemia de jejum.
urografia excretora.
Jovem, 18 anos de idade, motociclista, vítima de colisão moto x carro. Ao exame físico é constatado coma (Escala de Coma de Glasgow = 6), anisocoria com midríase à esquerda, sem que seja verificado trauma extracraniano. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa CORRETA.
se de traumatismo cranioencefálico (TCE) grave, devendo ser instituída hiperventilação prolongada na UTI, como medida de primeira linha, após realização de tomografia de crânio e tratamento cirúrgico, se procedente.
Sedação, intubação, hiperventilação transitória e manitol a 20% são as medidas de primeira linha a serem tomadas, pois se trata de traumatismo cranioencefálico (TCE) grave com sinais clínicos de hipertensão intracraniana com herniação de uncos.
O paciente apresenta sinais de hipertensão intracraniana e deve-se proceder a sedação, intubação, hiperventilação e administração de manitol a 20% e de corticosteroide.
A indução de coma barbitúrico com tiopental é medida de primeira linha para tratamento da hipertensão intracraniana associada ao traumatismo cranioencefálico (TCE) grave, como no caso descrito acima.
Em caso de alteração na tomografia de crânio, está indicada a monitorização da pressão intracraniana (PIC) com cateter intraparenquimatoso em vez do cateter intraventricular, pois este apresenta baixa acurácia na leitura dos valores da PIC.
A pressão arterial sistêmica tem como determinantes diretos ou indiretos os seguintes fatores, EXCETO:
débito cardíaco.
impedância.
capacitância.
inotropismo.
O tratamento com hormônio do crescimento (GH) é indicado em várias condições clínicas. Assinale a alternativa em que EXISTEM EVIDÊNCIAS CONCRETAS de benefícios com o uso do GH.
Recém-nascidos prematuros que demoram a ganhar peso.
Síndrome de Down.
Retardo constitucional do crescimento e puberdade.
Síndrome de Seckel.
Síndrome de Turner.
Paciente masculino, 28 anos de idade, com diagnóstico de epilepsia, apresenta-se com quadro de crises convulsivas prolongadas e sem a recuperação da consciência há mais de 60 minutos. Em relação ao caso acima, assinale a alternativa CORRETA.
Trata-se de estado de mal convulsivo, sendo o propofol a primeira droga a ser administrada, devido a seu efeito anticonvulsivo potente.
A causa de base não é determinante do prognóstico no estado de mal convulsivo e sim a duração da crise convulsiva, que induz a dano neuronal progressivo.
causa de base não é determinante do prognóstico no estado de mal convulsivo e sim a duração da crise convulsiva, que induz a dano neuronal progressivo.
causa de base não é determinante do prognóstico no estado de mal convulsivo e sim a duração da crise convulsiva, que induz a dano neuronal progressivo.
Embora seja elevado o risco de injúria neuronal, a mortalidade associada ao estado de mal convulsivo, diagnóstico do paciente em questão, é baixa.
O débito cardíaco é um importante índice de desempenho cardiovascular. Qual das alternativas abaixo é FALSA em relação ao débito cardíaco?
Determinado pelo volume sistólico.
Independe da pré-carga.
Depende da frequência cardíaca.
Sofre influência negativa da pós-carga.
Pode ser estimado não invasivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...