Questões de Museologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Museologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de documentação do objeto museológico é tido como essencial na sua ligação com outras atividades do museu. O profissional de museu deve ter domínio sobre tudo que for relativo às informações, garantindo sua recuperação pelo usuário de forma rápida e coerente. Para isso são tomadas algumas medidas técnicas de segurança. Sobre a identificação e registro dos objetos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O sistema de documentação do objeto museológico é tido como essencial na sua ligação com outras atividades do museu. O profissional de museu deve ter domínio sobre tudo que for relativo às informações, garantindo sua recuperação pelo usuário de forma rápida e coerente. Para isso são tomadas algumas medidas técnicas de segurança. Sobre a identificação e registro dos objetos, assinale a alternativa incorreta.

  • B.

    Uma referência numérica única deve ser usada, no sistema de identificação e controle do objeto, para fácil recuperação das informações documentais, sendo ela necessária em todas as atividades do museu.

  • C.

    Cada museu adota o seu próprio sistema de acordo com sua conveniência, e não há regra oficial para o registro.

  • D.

    O sistema da numeração tripartida, composto por três partes de diferentes significações, é o método mais seguro e utilizado na tendência atual.

  • E.

    O código de identificação de cada objeto deve ser registrado no próprio objeto por meio de marcação. E objetos formados por pares devem ter o mesmo código acrescido ao final de letras minúsculas sequenciais para diferenciá-las.

A respeito das ações no âmbito das políticas de museus no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Um dos primeiros desdobramentos da Política Nacional de Museus foi a criação do Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU), no âmbito do IPHAN, em 2003.
  • B.

    A Fundação Nacional Pró-Memória e a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foram extintas em 2003, e, em substituição, foi criado o Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (IBPC).

  • C.

    Novos cursos de graduação e pós-graduação em museologia vêm sendo criados no Brasil. Durante aproximadamente 40 anos, apenas a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) formava museólogos no País. Em 1970, surgiu um segundo curso, em Salvador, vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • D.

    A Lei n.° 11.906, de 20 de janeiro de 2009, crio u o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, que tem entre as suas competências a coordenação do Sistema Brasileiro de Museus.

  • E.

    O Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU), desde sua criação, chamou para si a responsabilidade pela elaboração do mapeamento censitário dos museus no Brasil. Foi iniciado em 2005 o projeto do Cadastro Nacional dos Museus.

No Conselho Internacional de Museus (ICOM), em sua IX conferência de 1971, em Paris e Grenoble, discutiu-se o tema “O museu a serviço do homem presente e futuro”. Assinale a alternativa correta que contém a declaração que, um tempo depois, iria ratificar e registrar esses princípios e as principais questões específicas colocadas em destaque de acordo com a proposta de uma nova museologia.

  • A.

    A Declaração de Quebec (1984), que reconhece a ecomuseologia e a museologia comunitária.

  • B.

    A Declaração de Santiago do Chile (1972) e a valorização da sociedade no papel de objeto do museu e este como templo intocável para a preservação da memória da civilização.

  • C.

    A Declaração de Quebec (1982) e a valorização do museu como gestor do patrimônio cultural, demonstrando a missão do museu nas Américas, a preservação in situ e o território.

  • D.

    A Declaração de Caracas (1992), que divulga os princípios de uma nova museologia, em oposição aos princípios da declaração de Santiago do Chile.

  • E.

    A Declaração de Oaxtepec (1984), que promove os princípios do Museu Integral e a valorização do público.

O Museu Histórico Nacional (MHN) acabou constituindo-se em órgão catalizador dos museus brasileiros, cujo modelo foi transplantado para outras instituições. Contribuiu para isso a instalação do Curso de Museologia, criado sob orientação de Gustavo Dodt Barroso, diretor do MHN de 1922 a 1959, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos mais atuantes intelectuais da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX.

A respeito do papel do Museu Histórico Nacional, a institucionalização da museologia no Brasil e a criação do Curso de Museus, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I No Brasil, os museus enciclopédicos, voltados para diversos aspectos do saber e do país, predominaram até as décadas de 20 e 30 do século XX, quando entraram em declínio como no resto do mundo, em face da superação das teorias evolucionistas que os sustentavam.

II O Museu Histórico Nacional rompeu com a tradição enciclopédica, inaugurando um modelo de museu consagrado à história e à pátria, destinado a formular, por meio da cultura material, uma representação da nacionalidade.

III Seguindo as diretrizes do Museu Histórico Nacional, os museus surgidos especialmente a partir das décadas de 30 e 40 do século XX traziam as marcas de uma museologia comprometida com a idéia de uma memória nacional como fator de integração e coesão social, incompatível — portanto — com os conflitos, as contradições e as diferenças.

IV Além do Curso de Museologia, o surgimento de novos museus no país contou também com a atuação decisiva do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), criado em 1937.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

O Artigo 216 da Constituição Federal prevê meios pelos quais o Poder Público promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro. Assinale a alternativa cujo termo não é contemplado neste contexto.

  • A.

    Desapropriação.

  • B.

    Inventários.

  • C.

    Enfiteuse.

  • D.

    Registros.

  • E.

    Vigilância.

Segundo o Relatório de Gestão 2003/2006 da Política Nacional de Museus, elaborado pelo Ministério da Cultura, a Política Nacional de Museus foi construída com base em uma metodologia que estimulou a participação de múltiplos atores sociais. O modelo de gestão delineado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN tratou de operar buscando superar dificuldades e ameaças e, ao mesmo tempo, corroborar os pontos fortes e as oportunidades. Nesse sentido, foi construído um modelo de gestão que envolve três instrumentos de operação.

Assinale a alternativa que indica e descreve corretamente os três instrumentos citados no texto.

  • A.

    Instrumentos institucionais, que se referem à organização institucional do setor museológico; instrumentos de fomento, que se vinculam aos dispositivos políticos e administrativos que foram pensados e desenvolvidos visando à revitalização dos museus; e instrumentos de democratização, que são relacionados à formação de uma rede de colaboradores nacionais e internacionais.

  • B.

    Instrumentos de continuidade, que buscam a manutenção das políticas públicas para museus; instrumentos de desenvolvimento, que procuram ampliar as conquistas alcançadas desde o lançamento da Política Nacional de Museus; e instrumentos normativos, que objetivam à institucionalização das ações no campo da política museal.

  • C.

    Instrumentos de mudança, que funcionam como um vetor de mudanças e buscam a reconfiguração institucional do setor museológico; instrumentos de ampliação, que têm como objetivo ampliar as conquistas da política museológica no Brasil; e instrumentos de participação, que atuam como uma política inclusiva e de participação de diversos setores, públicos e privados.

  • D.

    Instrumentos de rede, que têm como meta a formação de uma rede de colaboradores, públicos e privados, nacionais e internacionais; instrumentos de consolidação, que têm como objetivo a institucionalização e a manutenção das conquistas na área das políticas públicas para museus no Brasil; e instrumentos de gestão de mudanças, que procuram dar suporte às mudanças ocorridas e às que estão por vir, no âmbito das ações da Política Nacional de Museus.

  • E.

    Instrumentos de inserção, que objetivam a ampliação da inserção dos museus nas comunidades locais; instrumentos de qualidade de gestão, que se referem à qualificação das equipes, à aquisição de equipamentos modernos e ao desenvolvimento de práticas museais exemplares; e instrumentos de sinergia, que têm como objetivo a consolidação de uma rede de apoio e colaboração nacional e internacional.

Segundo Marília Xavier Cury, uma exposição pentadimensional é aquela que permite não somente a interação entre público e exposição, mas fundamentalmente a atuação criativa do visitante e significa abordar

  • A.

    o trajeto, que deve ser linear, sequencial, dirigido até o fim da mostra.

  • B.

    o design da exposição, de forma a destacar a tridimensionalidade do espaço físico e dos objetos e a escritura hipertextual por parte do público.

  • C.

    as dimensões do alcance do projeto educativo, com a execução de diagramas no método de avaliação.

  • D.

    os cinco elementos principais, que deverão ser destacados quando da fase de elaboração do plano conceitual, tendo em mente o público-alvo.

  • E.

    a seleção dos objetos e execução de laudo técnico do estado de conservação.

A respeito do Museu Histórico Nacional, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Tendo como fundador Gustavo Barroso, o Museu Histórico Nacional nasceu no seio de um evento de grande porte, a Exposição Internacional de 1922, e surgiu como um museu nacional moderno, pioneiro no campo da prática museográfica. Buscava recuperar a tradição para colocá-la a serviço da moderna nação brasileira, expondo o Brasil como um país com todo o enobrecimento, com um perfil de gigante e desejoso de mostrar ao mundo suas raízes “nobres”.

  • B.

    A exposição Colonização e Dependência, parte do circuito permanente do Museu Histórico Nacional, aborda o processo de colonização, os nexos coloniais e seus desdobramentos econômicos e culturais. Inclui peças ligadas à navegação, ao comércio colonial, à monocultura da cana de açúcar e do café, à mineração, à presença da corte portuguesa no Brasil e à imigração ocorrida na virada do século XIX.

  • C.

    O acervo de arte egípcia do Museu Histórico Nacional é o maior da América Latina e provavelmente o mais antigo das Américas. A maior parte dos objetos data de 1826, quando o comerciante italiano Nicolau Fiengo trouxe de Marselha uma coleção de antiguidades egípcias provenientes das escavações da Necrópole Tebana, atual Luxor, no Templo de Karnak.

  • D.

    O acervo que não se encontra em exposição no Museu Histórico Nacional fica nas dependências do próprio Museu, sob a guarda da Reserva Técnica, considerada exemplar no Brasil, servindo inclusive de padrão para outras instituições, e com instalações especialmente preparadas para esse fim. Os serviços de conservação e restauração também são realizados no próprio Museu.

  • E.

    A coleção de numismática do Museu Histórico Nacional é a maior do gênero existente na América Latina e uma das mais importantes do mundo. São mais de 127 mil peças distribuídas em diversas coleções: moedas, valores impressos, medalhas, ordens honoríficas, filatelia e sigilografia.

Acerca da Política Nacional de Museus, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A Política Nacional de Museus representou uma mudança de postura do Ministério da Cultura, tendo em vista que abrange todos os museus brasileiros, independentemente de sua vinculação institucional, ou se públicos ou privados.

  • B.

    O objetivo geral estabelecido pela Política Nacional de Museus, conforme a apresentação do caderno “Bases para a Política Nacional de Museus – Memória e Cidadania”, é o de estabelecer e consolidar as políticas públicas no campo do patrimônio cultural, da institucionalização da memória social e dos museus, visando à democratização das instituições e do uso dos bens culturais nacionais, estaduais e municipais.

  • C.

    Em todo o texto da Política Nacional de Museus está premente a articulação entre os entes da Federação e da sociedade civil, assim como está evidente a preocupação com a consolidação de políticas públicas não só voltadas aos bens culturais nacionais, mas também aos estaduais e municipais.

  • D.

    Um dos reflexos imediatos da Política Nacional de Museus foi a mudança do escopo do Programa Museus, Memória e Cidadania, reformulado no PPA (Plano Plurianual) 2004 – 2007, pois anteriormente era voltado apenas para os museus federais.

  • E.

    Uma das metas da Política Nacional de Museus - PNM era a criação do Sistema Brasileiro de Museus – SBM. Em nível nacional, a institucionalização de um sistema de museus veio atender a uma antiga demanda do setor museológico, explicitada no documento base da PNM.

A respeito de parâmetros para a conservação de acervos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Restauro refere-se a procedimentos que visam à recuperação de um estado conhecido ou presumido de materiais ou objetos, normalmente com a adição de material não-original.

  • B.

    Manter as reservas técnicas limpas, bem organizadas, livres de pragas, protegendo as coleções com embalagens apropriadas, é o meio mais caro, porém, eficiente de reduzir danos físicos ao acervo.

  • C.

    Um controle efetivo, e de baixo custo, de pragas e mofo é baseado na sua detecção mesmo em estágios avançados, mas com uma intervenção enérgica.

  • D.

    O cuidado tomado no uso do acervo garantirá sua acessibilidade a futuros usuários. Um manuseio cuidadoso é importante, mas, considerando a questão da exposição de objetos de arte contemporânea, não pode ser tomado como o elemento-chave no cuidado dos acervos. Nem todo manuseio causa danos e um manuseio inadequado não necessariamente prejudicará a utilização do item.

  • E.

    As necessidades de monitoramento e controle ambientais do acervo, se bem descritas, não precisam ser revistas em intervalos regulares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...