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Assinale a alternativa que não apresenta bens culturais de natureza imaterial registrados ou com processo de registro em andamento no Brasil, de acordo com as definições do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.
O circuito do Pelourinho e das igrejas históricas de Salvador.
A Cachoeira de Iauaretê ou Cachoeira da Onça, lugar sagrado dos povos indígenas dos rios Uaupés e Papuri, localizada na região do Alto Rio Negro, estado do Amazonas.
O modo artesanal de fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e das serras da Canastra e do Salitre.
A Linguagem dos Sinos nas cidades históricas mineiras, como São João Del Rei, Mariana e Diamantina.
A Roda de Capoeira e o ofício dos Mestres de Capoeira.
Analise os perfis profissiográficos dos egressos dos cursos de Museologia e de História.
O museólogo
O egresso do curso de Museologia se caracterizará como um profissional consciente da relação profunda do ser humano (sujeito) com o bem cultural (objeto) e do valor que as teorias e os paradigmas da Ciência possuem para o desenvolvimento e preservação do patrimônio construído pelas sociedades; capaz de intervir e de interagir nos contextos sociais na defesa dos ideais éticos de respeito à vida, ao patrimônio natural e cultural e à igualdade de direitos; de agir como executor e gestor de políticas relacionadas à ciência da Museologia; de atuar no processo da musealização desde o resgate, a documentação, a pesquisa, a conservação e a socialização do conhecimento.
O historiador
O egresso desse curso destacar-se-á pela autonomia intelectual com base em consistentes suportes teóricometodológicos. O historiador construirá os conhecimentos, as competências e as habilidades iniciais e necessárias para a formação de um profissional preparado para interpretar as sociedades segundo contextos históricos distintos. O graduado em História deverá, portanto, estar capacitado ao exercício do trabalho de historiador, em todas suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, o que pressupõe um conjunto de competências e habilidades específicas.
Após análise dos perfis profissiográficos, assinale a alternativa correta.
Tanto um quanto o outro estão devidamente aptos a trabalharem em diversos segmentos sociais. Precisam ainda construir conhecimentos da Sociologia, Psicologia, Arqueologia e Antropologia, pois só assim estarão aptos a exercerem suas profissões frente ao caráter multidisciplinar dessas áreas do conhecimento.
Para exemplificar a atuação conjunta desses dois profissionais, podem-se citar algumas áreas de crescente atuação tais como: institutos de pesquisas de cunho histórico e que visem à preservação da memória social. Poderão ainda construir projetos interdisciplinares ligados a questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural. Isso evidencia o caráter interdisciplinar dessas formações.
As ocupações funcionais dos profissionais formados em História e Museologia podem ir muito além das tradicionais destinações, quais sejam de ensino fundamental e ensino médio, embora se reconheça nelas a sua importância incontestável e prioritária no atual contexto, quando as profissões historiador e museólogo ainda não estão regulamentadas.
Tanto o bacharel quanto o licenciado em Museologia deverão problematizar questões relacionadas à sua área de conhecimento e ao seu campo de atuação, pondo em discussão permanente a função social que executa mantendo um diálogo frequente com as comunidades onde atua. Ambos, ao levar o conhecimento para a sala de aula, principalmente nos ensinos fundamental e médio, deverão encontrar soluções para os problemas que permeiam as ações culturais e analisar as possibilidades que a Museologia poderá oferecer para a democratização da cultura.
A abertura do leque profissional facilita a inserção desses dois profissionais no mercado de trabalho; entretanto, cada um, de acordo com sua formação, atuará na área de ensino-aprendizagem de maneira diferente. Isso porque esses profissionais desempenharão a mesma função: a construção do conhecimento a partir dos fundamentos das ciências sociais.
Assinale a alternativa correta acerca das ações contemporâneas que envolvem os museus e seus públicos.
O Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC) é um programa em nível regional cujas pesquisas e serviços envolvem os museus e instituições afins, como os centros culturais e as associações de artistas e artesãos.
Um dos grandes objetivos do OMCC, além da capacitação em curso de graduação em Museologia, é a promoção de ações de interesse diverso às questões ligadas à preservação da cultura popular.
Entre os objetivos específicos do OMCC, figura a criação de um sistema, em rede, de produção, reunião e compartilhamento de dados e conhecimentos diversos sobre os museus em sua relação com a sociedade.
Com a intenção de dar prosseguimento às iniciativas tomadas em 1998, com a Lei n.º 7568/1998 (da Comissão de Educação e Cultura), o OMCC tratou de integrar, por portaria, em 2003, as instituições de cunho cultural com as políticas de educação museológica das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.
Os novos modelos de gestão museal incluem a escola, por intermédio da mediação direta do Ministério da Cultura a partir da Lei n.º 7568/1998 (da Comissão de Educação e Cultura) que institui a obrigatoriedade do conhecimento em Museologia na disciplina de Arte.
Assinale a alternativa correta acerca das ações da Política Nacional de Museus.
Uma das primeiras ações do Ministério da Cultura, na gestão 2001-2006, foi propor linhas programáticas para uma política nacional voltada para o setor museológico brasileiro.
O Ministério da Cultura, após um longo debate com a comunidade museológica, lançou no mês de maio de 2003, as bases da política do Governo Federal para o setor, com a apresentação do caderno Política Nacional de Museus Memória e Cidadania.
O objetivo principal disposto no caderno Política Nacional dos Museus Memória e Cidadania, é promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania e, também, a inserção dos contextos estrangeiros de cunho impositivo.
Inserir uma metodologia museal por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do País, com recursos disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO).
Construir um aparato metodológico a partir do conceito de Indústria Cultural contemporânea.
A respeito do conceito de musealização, assinale a alternativa que não faz parte de seu campo de elaboração teórica.
Valoriza os objetos.
Inicia-se com a seleção.
Considera a informação pertencente aos objetos, entre outros, em termos de documentalidade.
Diz respeito principalmente à exibição do objeto em displays equipados de acordo com normas de segurança técnica e iluminação adequada.
Transforma o objeto em documento e promove sua comunicação.
Os recursos denominados expográficos destinam-se à articulação dos objetos e de outros elementos presentes na exposição. Algumas exposições podem priorizar o didatismo e serem estimulantes. Qual recurso é mais apropriado para exposições de taxidermia?
Dioramas.
Pôsteres.
Sons.
Gráficos.
Fotografia.
Assinale a alternativa que apresenta o fato emblemático citado no fragmento do texto.
O certificado de Patrimônio Cultural da Cachoeira do Iauaretê, lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papurí, em São Gabriel da Cachoeira/AM, em 1987.
O tombamento do terreiro de candomblé da Casa Branca, em Salvador/BA, em 1984.
O tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico de Ouro Preto/MG, em 1986.
O tombamento do centro histórico de João Pessoa/ PB, em 1981.
O certificado de Patrimônio Cultural do Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, em 1982.
Para alcançar os objetivos de preservação do objeto museológico, é preciso tanto ter conhecimento do material que o constitui, quanto levar em consideração as condições em que será apresentado no ambiente de exposição. Sobre tomadas preventivas de conservação, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Os quadros devem ser acondicionados enfileirados. Os maiores atrás e os menores na frente, intercalados com um pedaço de espuma, papelão ou similar. Os quadros com pinturas sobre tela devem estar sempre na posição vertical para que a tela não seja marcada pelo chassi.
II A confecção de passe-partout é recomendada para cada obra sobre papel, a fim de oferecer proteção e permitir um melhor manuseio. Deve-se usar o papel kraft, pois este possui o ph ácido adequado, lignina e enxofre.
III As peças devem ser embaladas individualmente, para transporte de pequenas distâncias. Utiliza-se papel nowoven, papel de seda ou similar, depois plásticobolhas, estas viradas para fora e, por último, papel kraft.
IV O mobiliário para acondicionamento fotográfico deve ser de aço, com pintura polimerizada.
V A foto-oxidação da celulose pode ser tratada e serem revertidos seus prejuízos. Ela ocorre somente se o material estiver exposto à radiação ultravioleta.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Com relação às informações contidas em uma planilha de inventário, correlacione a primeira coluna de acordo com a segunda e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica obtida de cima para baixo.
1, 4, 2, 3 e 5
4, 2, 1, 5 e 3
2, 4, 1, 3 e 5
4, 2, 1, 3 e 5
3, 1, 4, 5 e 2
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I O sistema de documentação exige o uso de um vocabulário controlado, como: nome do objeto, material, técnica, tema, assunto, entre outros.
II A classificação para acervos museológicos proposta pelo Thesaurus organiza-se em torno da nomeação do objeto que é classificado de forma geral ou específica, fundamentando-se no critério função e podendo receber uma classe e uma subclasse.
III É necessário estabelecer os critérios do arranjo do acervo museológico. A grande maioria dos museus brasileiros, ao contrário dos novos museus internacionais de arte contemporânea, não adota o critério de procedência, nem de tipologias específicas no arranjo das coleções.
IV A ficha com informações sobre o objeto deverá conter detalhamentos sobre sua condição. O item análise do objeto deve conter os dados históricos, as características estilísticas, técnicas e o diagnóstico sobre o estado de conservação.
O item relativo às características iconográficas deve conter a descrição do objeto e o significado da obra.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
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