Questões de Museologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A bibliografia da área de design de exposições apresenta o processo dividido em fases e há uma convergência de ideias entre os diversos autores a respeito desses respectivos momentos. Assinale a alternativa cujo termo não é considerado fase do processo de exposição.

  • A.

    fase de montagem.

  • B.

    fase de manutenção, atualização e avaliação.

  • C.

    fase de planejamento e de ideia.

  • D.

    fase de design.

  • E.

    fase de pesquisa histórica.

O Decreto n.° 3.551, de 4 de agosto de 2000, instit uiu o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem Patrimônio Cultural Brasileiro. De acordo com o art. 1.°, §1.° do Decreto, o registro de determinad o bem cultural de natureza imaterial deve ser feito por meio de um Livro de Registro específico, em conformidade com a natureza e as características do bem. Assinale a alternativa que apresenta o bem imaterial registrado corretamente por meio do Livro de Registro apropriado.

  • A.

    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa de Belém do Pará que foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão.

  • B.

    O Samba de Roda do Recôncavo Baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional. Foi inscrito no Livro de Registro das Celebrações.

  • C.

    O ofício das Baianas do Acarajé foi inscrito no Livro de Registro das Tradições Culinárias, pois consiste em uma prática tradicional de produção e venda em tabuleiro das chamadas comidas de baiana.

  • D.

    O pedido de registro do Frevo como patrimônio cultural imaterial foi feito no Livro de Registro dos Saberes, como forma de expressão musical, coreográfica e poética enraizada na tradição do carnaval de Pernambuco.

  • E.

    A Feira de Caruaru, registrada no Livro de Registro de Lugares, é um lugar de memória e de continuidade de saberes, fazeres, produtos e expressões artísticas tradicionais que continuam vivos no comércio de gado e dos produtos de couro, nos brinquedos reciclados, nas figuras de barro criadas por Mestre Vitalino, nas redes de tear, nos utensílios de flandres, no cordel, nas gomas e farinhas de mandioca, nas ervas e raízes medicinais. Sem a dinâmica e o mercado que a Feira proporciona, esses saberes e fazeres já teriam desaparecido.

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