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A base legal das políticas públicas de cultura advém dos Artigos 215 e 216 da Constituição Federal. De acordo com o Artigo 216 do texto constitucional, não constituem patrimônio cultural brasileiro
as formas de expressão.
as criações científicas, artísticas e tecnológicas.
os modos de criar, fazer e viver.
as formas de comunicação destinadas à valorização da cultura nacional.
as edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I O anteprojeto de lei do Sphan foi elaborado por Mario de Andrade. Algumas propostas do anteprojeto, no entanto, não foram recepcionadas quando da instituição do Decreto-Lei n.° 25, de 1937. Uma das inovações deste texto legal foi o estabelecimento da figura do tombamento, que se configurou, a partir de então, como medida de proteção legal de bens móveis e imóveis, capaz de conter as demolições de edifícios públicos considerados referências para a memória nacional.
II Evidências da intervenção do Estado na área cultural na década de 30 do século XX podem ser observadas por meio do decreto de criação do Curso de Museus (1932), do decreto que elevou Ouro Preto à categoria de Monumento Nacional (1933), da lei que criou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes (1937) e do Decreto-Lei n.° 25, que organizou a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional (1937).
III Em maio de 2003, o Ministério da Cultura, após amplo debate com a comunidade museológica, lançou as bases da política do Governo Federal para o setor, com a apresentação do caderno Bases para a Política Nacional de Museus Memória e Cidadania. A Política Nacional de Museus apresenta cinco eixos programáticos: gestão e configuração do campo museológico; democratização e acesso aos bens culturais; formação e capacitação de recursos humanos; modernização de infraestruturas museológicas; e financiamento e fomento para museus.
IV Recentemente, por meio da Emenda à Constituição n.° 48, de 10 de agosto de 2005, que acrescentou o §3.° ao artigo 215, foi instituída a obrigatoriedade de implantação do Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual.
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Quanto ao papel educacional como uma das funções centrais dos museus, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Todos os museus oferecem oportunidades para aprendizagem e entretenimento. O gerenciamento eficaz das atividades educativas em museus poderá aumentar e aprimorar essas oportunidades.
II Os tipos de programas educativos a serem implantados dependem do tamanho dos museus, dos recursos financeiros, do quadro de pessoal, do tipo de acervo e dos públicos potenciais.
III Em termos da política educacional do museu, é imprescindível decidir o que deve ser feito a curto prazo e o que precisa ser planejado a longo prazo. Isso será útil para converter a política em um plano de trabalho que deverá especificar metas, cronograma e recursos necessários.
IV Os museus, apesar de concebidos com a função de educar o povo desde a Revolução Francesa, mantiveram-se por longo tempo como uma espécie de lugar sagrado, alheio à realidade das sociedades nas quais estavam inseridos, pouco atraentes para o público em geral.
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Acerca de procedimentos técnicos museográficos, assinale a alternativa incorreta.
Acervo é um conjunto de objetos ou itens adquiridos juntamente com informações coligidas, cuja guarda é mantida pela organização colecionadora; ou os itens mantidos por um colecionador.
Conservação refere-se às técnicas de intervenção aplicadas aos aspectos físicos de objetos de museus, arquivos e bibliotecas com o intuito de se obter estabilidade química e física, de maneira a prolongar sua vida útil e assegurar sua disponibilidade contínua.
Conservador é o indivíduo com formação e experiência específicas em conservação no nível requerido pelos órgãos profissionais de conservação para a atuação profissional.
Preservação refere-se à condição de quem está preparado para implementar práticas que agilizam as fases de socorro e recuperação durante e após um desastre ou uma emergência. De maneira geral, referese a todo o processo de planejamento e aparelhamento contra um potencial desastre.
Normas técnicas são documentos que contêm especificações técnicas ou critérios precisos a serem usados como regras, diretrizes ou definições de características, para assegurar que materiais, produtos, processos e serviços estejam de acordo com propósitos previamente definidos.
A documentação museológica diz respeito a toda informação referente ao acervo do museu. É composta por: aquisição, arrolamento, registro ou inventário, classificação, catalogação (fichas), pesquisa. Assinale a alternativa correta quanto ao que constitui as principais formas de aquisição que geram documentação.
Coleta; doação; legado; empréstimo; compra; permuta e depósito.
Compra; doação; empréstimo; venda; aluguel; merchandising e depósito.
Doação; venda; compra; aluguel; permuta; empréstimo; e abandono.
Coleta; doação; compra; permuta; venda; aluguel e depósito.
Doação; venda; compra; aluguel; legado; empréstimo; permuta e leasing.
Ao longo do tempo, os museus vêm adquirindo novas funções, como reação à conjuntura social de cada momento histórico. No final dos anos 60 do século passado, diversos movimentos socioculturais, em vários países, como na França, em 1968, protestam contra o conservadorismo da realidade social e, nesse contexto, destacam-se diversas críticas ao comportamento tradicionalista da gestão dos museus. O perfil do museu como instituição e suas coleções intocadas são colocados em questão. Os museus são acusados de serem instituições passivas e voltadas para as camadas sociais mais privilegiadas. Com a histórica conferência do ICOM (criado junto à UNESCO) de Paris e Grenoble, em 1971, surge o lema: o museu a serviço do homem da atualidade, do futuro.
A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.
Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, segundo a definição do ICOM, serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público; instituição que adquire, conserva, investiga, comunica e exibe, para fins de estudo, de educação e de deleite, testemunhos materiais do homem e do seu entorno.
A definição de museu adotada pelo ICOM deve ser aplicada às mais diversas situações, tendo que se considerar, no entanto, as limitações resultantes da natureza da entidade responsável, do estatuto territorial, do sistema de funcionamento ou da orientação das coleções da instituição em questão.
Os museus são responsáveis pelo patrimônio natural e cultural, material e imaterial. As autoridades de tutela e todos os responsáveis pela orientação estratégica e a supervisão dos museus têm como primeira obrigação proteger e promover esse patrimônio, assim como prover os recursos humanos, materiais e financeiros necessários para esse fim.
As galerias de arte sem fins lucrativos, os institutos de conservação e as galerias de exposição que dependem das bibliotecas e dos centros de arquivo são admitidos como correspondentes à definição de museu do ICOM.
As galerias de arte sem fins lucrativos, os institutos de conservação e as galerias de exposição que dependem das bibliotecas e dos centros de arquivo são admitidos como correspondentes à definição de museu do ICOM.
A respeito da proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de acordo com o disposto no Decreto-lei n.° 25, de 1937, assinale a alternativa correta.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional possui quatro Livros do Tombo: Livro do Tombo Arqueológico e Etnográfico; Livro do Tombo das Artes Aplicadas; Livro do Tombo das Belas Artes; e Livro do Tombo Paisagístico e Arquitetônico.
O tombamento de coisa pertencente à pessoa natural ou à pessoa de direito privado será feito compulsoriamente.
As coisas tombadas que pertençam à União, aos estados ou aos municípios, inalienáveis por natureza, poderão ser transferidas de uma a outra das referidas entidades.
A pessoa que tentar exportar coisa tombada, além de incidir em multa, incorrerá nas penas cominadas no Código Penal para o crime de dilapidação do patrimônio público.
Não há que se falar em direito de preferência quando da alienação onerosa de bens tombados pertencentes a pessoas naturais ou a pessoas jurídicas de direito privado.
A respeito do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assinale a alternativa correta.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas.
O mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, pai do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, um dos líderes do Cinema Novo, comandou o IPHAN por mais de 30 anos, desde sua fundação até próximo à sua morte. Contou com a colaboração de outros ilustres brasileiros para a realização de seu trabalho, como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Lúcio Costa e Carlos Drummond de Andrade.
Quando da criação do IPHAN, o então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pediu a Mário de Andrade a elaboração de um anteprojeto de Lei para salvaguarda dos bens nacionais. Em seguida, confiou a Rodrigo Melo Franco de Andrade a tarefa de implantar o Serviço do Patrimônio. Atualmente, o IPHAN está vinculado ao Ministério da Educação e Cultura.
O IPHAN foi criado pelo Decreto-lei n.º 25, de 30 de novembro de 1957, no governo de Juscelino Kubitschek, em um momento de efervescência da cultura brasileira. A entidade foi estruturada por intelectuais e artistas brasileiros ligados ao movimento Modernista.
Em maio de 2003, como parte das iniciativas da Política Nacional de Museus Memória e Cidadania, foi lançado o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que valoriza ações e iniciativas para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Empresas, instituições e pessoas de todo o país podem concorrer ao Prêmio, por meio da inscrição nas superintendências regionais do IPHAN.
A respeito do papel exercido pelos museus nas sociedades contemporâneas, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Um dos resultados mais importantes a que chegou a Mesa-Redonda sobre o desenvolvimento e o papel dos museus no mundo contemporâneo, convocada pela UNESCO e organizada pelo International Council of Museums (ICOM), em Santiago do Chile (1972), foi a proposição de um novo conceito de ação dos museus: o museu integral, destinado a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.
II A Declaração de Quebec, de 1984, tendo como referência a Mesa-Redonda realizada no Chile, buscava estabelecer os princípios de base de uma nova museologia, reafirmando a função social do museu e o caráter global do movimento por uma nova museologia.
III A Declaração de Quebec, de 1894, convocava a comunidade museal internacional a reconhecer o movimento da nova museologia ecomuseologia, museologia comunitária e outras formas de museologia ativa aceitando e adotando as formas de museologia ativa na tipologia dos museus.
IV Entre os novos desafios colocados ao museu da América Latina, pelo texto da Declaração de Caracas, de 1992, está o de revisar o conceito tradicional de patrimônio museal a partir de uma nova perspectiva, na qual o entorno social, político, econômico e ambiental seja ponto de partida e de referência obrigatória.
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O século XIX é considerado o século de ouro dos museus. É o momento em que os museus passaram a abrigar obras da antiguidade, como aquelas da arte da Grécia e as do Egito. Também houve a valorização, por parte de diversos países, das antiguidades nacionais. Em 1837, na França, o castelo de Versailles tornou-se o Museu da História da França. Ainda no século XIX, o modelo de museu de belas-artes se disseminou para além da Europa, do qual são exemplos as criações do Metropolitan, de Nova York, e do Boston Museum of Fine Arts, ambos de 1870.
Se o século XIX é considerado o século dos museus na Europa, foi no século XX que o processo de criação dos museus brasileiros se expandiu. A respeito da história dos museus no Brasil, assinale a alternativa que apresenta três importantes museus brasileiros, fundados respectivamente nos séculos XIX, XX e XXI.
Museu Histórico Nacional; Museu Imperial de Petrópolis; Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz (São Paulo).
Museu Imperial de Petrópolis; Museu Histórico Nacional; Museu do Folclore Edison Carneiro.
Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu Imperial de Petrópolis; Museu Afro Brasil, em São Paulo.
Museu Imperial de Petrópolis; Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu Afro Brasil, em São Paulo.
Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz (São Paulo); Museu do Folclore Edison Carneiro.
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