Questões de Música

Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Marly Chagas, "a música contemporânea encontra-se na passagem da organização harmônica para o ruído eletrônico, na produção acelerada de timbres, no retorno do pulso e da repetição, na coexistência de um sem número de estilos, propostas e desempenhos. Tanto a música quanto a sociedade estão pedindo novos parâmetros de ensinamento, demanda que repercute sobre todas as concepções vigentes e periclitantes de arte, ética, política".

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

I A grande mudança de fundo na percepção das ciências é a substituição do paradigma reducionista — em que as questões práticas transbordam o perímetro das disciplinas — pelo paradigma complexo — que promove a abertura para além das disciplinas, abrindo o seu foco para a possibilidade da interdisciplinaridade.

II A musicoterapia é, ela mesma, exemplo de um novo paradigma científico. A musicoterapia e os musicoterapeutas são situações exemplares desse novo paradigma, somente conseguindo existir e ter espaço no campo das investigações acadêmicas porque a própria ciência, com a crise de seus paradigmas, os inclui como possibilidade de pensar o mundo no novo paradigma da complexidade.

III Na evolução do pensamento científico, as inovações resultam da possibilidade de incorporação desta ou daquela dimensão nova da realidade, do desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas e da existência das próprias especializações e interdisciplinaridades.

IV A vida, o destino, a liberdade e a espontaneidade repetem, na ciência contemporânea, o mesmo conjunto de temas encontrados na ciência clássica.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e III.

Julgue os itens abaixo, relativos à musicoterapia.

I Musicoterapia é um processo por meio do qual o terapeuta ajuda o paciente a melhorar, manter ou restaurar um estado de bem-estar, utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem por meio delas como forças dinâmicas de mudança.

II Musicoterapia é a utilização da música e(ou) dos seus elementos integrantes como objetivo intermediário de uma relação que permite o desenvolvimento de um processo artístico, mobilizando tendências culturais inatas em um indivíduo com o propósito de realçar sua cultura de origem, além de mensurar e classificar os aspectos de sua integração/reintegração no ambiente sociocultural.

III Musicoterapia é a ciência que utiliza elementos sonororítmico- musicais no tratamento, na reeducação, na reabilitação e na recuperação de indivíduos portadores das mais diversas patologias ou ainda na área preventiva, procurando estabelecer uma relação de equilíbrio entre as três áreas da conduta humana: mente, corpo e mundo externo.

IV A musicoterapia surge, no contexto científico, como uma nova abordagem terapêutica, cujo interesse se volta para as evoluções, as crises e as instabilidades.

V A musicoterapia é um campo do conhecimento que apresenta diversas formas de integração de saberes. Conjugando outros campos de saber, elaborando sínteses e construindo um novo conhecimento, a musicoterapia é um exemplo de um híbrido interdisciplinar.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das afirmativas abaixo se relaciona corretamente à idéia da música como um produto cultural e histórico?

  • A.

    As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia na história da música estão relacionadas às transformações históricas da sociedade em que se situa o compositor que utiliza tais ferramentas.

  • B.

    As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia da música determinam as transformações naturais da sociedade.

  • C.

    Músicos são pessoas dotadas de genialidade e, por isso, sua produção independe do tempo e do espaço geográfico em que se situam.

  • D.

    As obras musicais são resultados do esforço individual do compositor

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Escuta, envolvimento e compreensão são domínios de uma apreciação significativa, porque:

1) favorecem a percepção e a identificação de elementos da linguagem musical.

2) oportunizam a discussão sobre os elementos da linguagem musical, de instrumentos e materiais sonoros.

3) restringem as relações, a reflexão e explicitação de reações sensoriais e emocionais relacionadas à obra musical.

O correto está em:

  • A.

    1 e 2, somente.

  • B.

    1 e 3, somente.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    2 e 3, somente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Interpretar, improvisar e compor situam-se como atividades de comunicação e expressão em música quando permitem:

  • A.

    tanto a execução instrumental/vocal criativa de idéias pessoais e/ou grupais, quanto a sua percepção por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.

  • B.

    a manifestação de idéias pessoais e/ou grupais.

  • C.

    a repetição de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.

  • D.

    a leitura de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Técnico em Gestão Cultural – Musicista deve considerar as características da educação musical de seu público. Em geral, essas características correspondem a duas categorias de realidade educacional: (I) formal e (II) informal, que podem ser compreendidas, respectivamente, como:

  • A.

    (I) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.

  • B.

    (I) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente.

  • C.

    (I) não institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.

  • D.

    (I) institucionalizada, cronologicamente gradual, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) não institucional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em qual das situações abaixo a pesquisa está sendo aplicada como fonte de instrução e de comunicação em música?

  • A.

    Apresentação musical pública.

  • B.

    Experimentação, seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias em arranjos, improvisações e composições.

  • C.

    Execução instrumental de arranjos de obras dos próprios alunos.

  • D.

    Execução vocal de músicas existentes dentro e fora da escola.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das quatro ações abaixo está relacionada à criação?

  • A.

    Percepção de elementos da linguagem musical.

  • B.

    Utilização da notação tradicional na escrita musical.

  • C.

    Elaboração de estratégias pessoais em processos de produção.

  • D.

    Análise de estratégias pessoais em processos de produção

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação musical, numa perspectiva que considere a música como discurso, o discurso musical do aluno e a fluência musical, aplica estes três princípios quando:

  • A.

    sons são ouvidos como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e do público. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.

  • B.

    sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e outras próprias do público.

  • C.

    sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.

  • D.

    sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e do público. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No trabalho musical educativo, o Técnico em Gestão Cultural – Musicista deve considerar que a aprendizagem musical de seu público envolve quatro camadas: (I) materiais, (II) expressão, (III) forma e (IV) valor. São exemplos de cada camada, respectivamente:

  • A.

    (I) níveis de intensidade, (II) atmosfera e gesto, (III) relações estruturais e (IV) compromisso pessoal.

  • B.

    (I) atmosfera e gesto, (II) níveis de intensidade, (III) relações estruturais e (IV) compromisso pessoal.

  • C.

    (I) níveis de intensidade, (II) relações estruturais, (III) atmosfera e gesto e (IV) compromisso pessoal.

  • D.

    (I) níveis de intensidade, (II) atmosfera e gesto, (III) compromisso pessoal e (IV) relações estruturais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...