Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o trecho abaixo.
A maneira correta de executar os mordentes encontrados no trecho é:Para que o Mi e o Fá dobrado sustenido soem naturais no quarto tempo, os sinais corretos de alteração estão apresentados no seguinte compasso:
Numa escala maior, os semitons se encontram entre os graus
V - VI e VII - VIII.
IV - V e VI - VII.
III - IV e VII - VIII.
I - II e VII - VIII.
É correto afirmar que
um acidente ocorrente colocado à esquerda de uma nota, num determinado compasso, não altera outra nota de mesmo nome mas uma oitava acima, no mesmo compasso.
o sinal , colocado à esquerda de uma nota, a abaixa em um tom.
sustenidos são apenas acidentes ocorrentes.
o bequadro, colocado à esquerda de uma nota alterada, anula parcialmente o efeito do acidente anterior.
o sinal , colocado à esquerda de uma nota, a eleva em meio tom.
Considere os sinais abaixo.
São identificados, respectivamente, comobarra dupla, ritornello e coda.
barra final, coda e barra dupla.
ritornello, da capo e repetição.
da capo, barra dupla e repetição.
barra dupla, coda e ritornello.
Considere o trecho abaixo.
Trata-se de uma canção alemã e está escrita em compasso . As unidades de compasso e de tempo estão, respectivamente, em:Na notação abaixo, a nota e seu grau estão indicados.
A escala maior a que pertence esta nota éLÁ#
FÁ#
FÁ
RÉ
SOL#
Os compassos simples podem se transformar em compassos compostos. Os compassos quaternários simples e compostos correspondentes estão corretamente apresentados em:
A indicação metronômica encontrada no início de uma obra musical indica o andamento dessa obra associado, muitas vezes, ao seu caráter. Isto só foi possível a partir do início do século XIX com a invenção do metrônomo.
As sugestões de metrônomo dos três trechos acima indicam, respectivamente, os andamentos:largo - larghetto -moderato
andante - largo - moderato
moderato - adágio - larghetto
andante - adágio - moderato
adágio - largo - larghetto
Considere o trecho abaixo.
Os sinais de dinâmica indicam aumento ou diminuição na intensidade do som. No trecho, há diminuição gradual, mudança súbita e aumento gradual, respectivamente,na anacruze do quarto compasso, na primeira metade do segundo compasso e na anacruze do quinto compasso.
no início do primeiro compasso, na anacruze do segundo compasso e no início do terceiro compasso.
do primeiro para o segundo compasso, na anacruze do terceiro compasso e na anacruze do quinto compasso.
no início do primeiro compasso, no início do segundo compasso e na anacruze do terceiro compasso.
no início do quarto compasso, na anacruze do segundo compasso e na primeira metade do terceiro compasso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...