Questões de Música

Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o trecho abaixo.

A maneira correta de executar os mordentes encontrados no trecho é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Para que o Mi e o Fá dobrado sustenido soem naturais no quarto tempo, os sinais corretos de alteração estão apresentados no seguinte compasso:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Numa escala maior, os semitons se encontram entre os graus

  • A. I - II e VII - VIII.
  • B.

    V - VI e VII - VIII.

  • C.

    IV - V e VI - VII.

  • D.

    III - IV e VII - VIII.

  • E.

    I - II e VII - VIII.

É correto afirmar que

  • A.

    um acidente ocorrente colocado à esquerda de uma nota, num determinado compasso, não altera outra nota de mesmo nome mas uma oitava acima, no mesmo compasso.

  • B.

    o sinal  , colocado à esquerda de uma nota, a abaixa em um tom.

  • C.

    sustenidos são apenas acidentes ocorrentes.

  • D.

    o bequadro, colocado à esquerda de uma nota alterada, anula parcialmente o efeito do acidente anterior.

  • E.

    o sinal , colocado à esquerda de uma nota, a eleva em meio tom.

Considere os sinais abaixo.

São identificados, respectivamente, como

  • A.

    barra dupla, ritornello e coda.

  • B.

    barra final, coda e barra dupla.

  • C.

    ritornello, da capo e repetição.

  • D.

    da capo, barra dupla e repetição.

  • E.

    barra dupla, coda e ritornello.

Considere o trecho abaixo.

Trata-se de uma canção alemã e está escrita em compasso . As unidades de compasso e de tempo estão, respectivamente, em:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Na notação abaixo, a nota e seu grau estão indicados.

A escala maior a que pertence esta nota é

  • A.

    LÁ#

  • B.

    FÁ#

  • C.

  • D.

  • E.

    SOL#

Os compassos simples podem se transformar em compassos compostos. Os compassos quaternários simples e compostos correspondentes estão corretamente apresentados em:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A indicação metronômica encontrada no início de uma obra musical indica o andamento dessa obra associado, muitas vezes, ao seu caráter. Isto só foi possível a partir do início do século XIX com a invenção do metrônomo.

As sugestões de metrônomo dos três trechos acima indicam, respectivamente, os andamentos:

  • A.

    largo - larghetto -moderato

  • B.

    andante - largo - moderato

  • C.

    moderato - adágio - larghetto

  • D.

    andante - adágio - moderato

  • E.

    adágio - largo - larghetto

Considere o trecho abaixo.

Os sinais de dinâmica indicam aumento ou diminuição na intensidade do som. No trecho, há diminuição gradual, mudança súbita e aumento gradual, respectivamente,

  • A.

    na anacruze do quarto compasso, na primeira metade do segundo compasso e na anacruze do quinto compasso.

  • B.

    no início do primeiro compasso, na anacruze do segundo compasso e no início do terceiro compasso.

  • C.

    do primeiro para o segundo compasso, na anacruze do terceiro compasso e na anacruze do quinto compasso.

  • D.

    no início do primeiro compasso, no início do segundo compasso e na anacruze do terceiro compasso.

  • E.

    no início do quarto compasso, na anacruze do segundo compasso e na primeira metade do terceiro compasso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...