Questões de Música

Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Relacione as colunas corretamente, quanto às modalidades por meio das quais o Técnico em Gestão Cultural � Musicista pode realizar a avaliação de competências, habilidades, hábitos e atitudes:

1. Sondagem. (A) Avaliação contínua.

2. Avaliação somativa. (B) Avaliação realizada após a conclusão das atividades.

3. Avaliação formativa. (C) Avaliação diagnóstica inicial.

A relação correta é:

  • A.

    1-B; 2-C; 3-A.

  • B.

    1-B; 2-A; 3-C.

  • C.

    1-C; 2-B; 3-A.

  • D.

    1-A; 2-B; 3-C.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As atividades musicais educativas, além de oportunizarem o desenvolvimento de conhecimento musical, deverão formar valores e atitudes e transmitir normas de comportamento. Por valores e normas entende-se, respectivamente:

  • A.

    princípio, preceito ou regra / qualidade, significado ou importância.

  • B.

    qualidade, significado ou importância / princípio, preceito ou regra.

  • C.

    qualidade, significado ou princípio / importância, preceito ou regra.

  • D.

    importância, preceito ou regra / qualidade, significado ou princípio.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A música como objeto de conhecimento envolve três aspectos: (I) produção, (II) fruição e (III) reflexão, que significam, respectivamente:

  • A.

    (I) apreciação, (II) sensibilidade e (III) crítica.

  • B.

    (I) criação, (II) valoração e (III) análise.

  • C.

    (I) execução, (II) gozo e (III) consideração atenta.

  • D.

    (I) percepção, (II) sensação e (III) crítica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No planejamento e coordenação de cursos, oficinas, palestras e outras atividades de difusão cultural, deverá ser prevista a organização do espaço e do tempo, considerando:

1) as peculiaridades das atividades musicais propostas.

2) o envolvimento do público com o espaço e seus materiais.

3) a necessidade da flexibilização dos usos do espaço, de seus materiais e do tempo.

O correto está em:

  • A.

    1 e 2, somente.

  • B.

    2 e 3, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    1, 2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No planejamento das atividades educativas em Música, devem ser considerados como critérios na seleção de materiais:

  • A.

    os objetivos, os conteúdos e as atividades selecionadas, bem como as condições prévias do público.

  • B.

    os objetivos e os conteúdos selecionados, bem como as condições prévias do público.

  • C.

    os objetivos e as atividades selecionadas, bem como as condições prévias do público.

  • D.

    os objetivos, os conteúdos e as atividades selecionadas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Tomando como referência a perspectiva da tendência pedagógica renovada dos PCN - Arte, na seleção de conteúdos das atividades educativas que realizará, o Técnico em Gestão Cultural – Musicista, deverá ter como critérios:

  • A.

    os interesses de ensino do próprio técnico; a necessidade de aprendizagem de conteúdos da música, excluindo as manifestações contemporâneas; e as especificidades do conhecimento e da prática da música erudita ocidental.

  • B.

    as possibilidades de aprendizagem do público; a necessidade de aprendizagem de conteúdos básicos da música, incluindo as manifestações dos diversos povos e épocas; e as especificidades do conhecimento e da prática musical.

  • C.

    os interesses da instituição; os interesses de ensino do próprio técnico; e as especificidades do conhecimento e da prática musical de tradição européia.

  • D.

    os interesses do público; os interesses da instituição; e as restrições geradas pelas especificidades do conhecimento e da prática musical.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Técnico em Gestão Cultural - Musicista tem como uma de suas atribuições planejar atividades educativas. Para selecionar objetivos, conteúdos e materiais, ele poderá basear-se nas orientações dos PCN - Arte (BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/ SEF, 1998), de tendência pedagógica renovada. Nesse âmbito pedagógico, ao selecionar objetivos, esse profissional tomará como critério:

  • A.

    os interesses e necessidades do público alvo.

  • B.

    seus próprios interesses e necessidades.

  • C.

    os interesses e necessidades institucionais.

  • D.

    os interesses e necessidades de desenvolvimento da área da música.

A música que não segue a escala diatônica se classifica como:

  • A. binária.
  • B. clássica.
  • C. atonal.
  • D. quaternária.
  • E. barroca.

Considere a notação abaixo.

A armadura da clave indica as tonalidades de

  • A.  maior ou si  menor.
  • B.

     maior ou ré  menor.

  • C. Sol  maior ou sol  menor.
  • D. Sol   maior ou lá  menor.
  • E.  maior ou sol  menor.

Considere a notação abaixo.

O tetracórdio pertence à escala de

  • A.

    LÁ maior.

  • B.

    FÁ maior.

  • C.

    RÉ menor.

  • D.

    FÁ menor.

  • E.

    LAB maior.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...