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Os sons são emissões pulsantes que, por sua vez, são interpretadas segundo os pulsos corporais, somáticos e psíquicos. As músicas se fazem neste ligamento em que diferentes freqüências se combinam e se interpretam porque se interpenetram.
Wisnick, 1989: 17
Com referência ao tema do texto acima, assinale a opção incorreta.
Ao sinalizar a relação do som com o homem, o autor aponta para a essência da existência humana.
A harmonia é definida como uma seqüência horizontal de várias notas ao longo do tempo.
O som gerado pelo corpo somático - o pulso sanguíneo e certas disposições musculares, como piscar os olhos - apresenta uma seqüência de vários pulsos que, aos poucos, vai-se transformando em ritmo.
Enquanto existir um pulso, existirá uma vida, uma vida que emite som e que, portanto, é capaz de expressar ou comunicar algum sentimento, algum sentido.
A melodia, uma espécie de discurso ou fala musical, caracterizada pela combinação de uma seqüência ascendente ou descendente de diferentes alturas de sons (graves e agudos), com durações e acentuações variáveis, forma frases e períodos tal como ocorre na linguagem verbal, correspondendo às estruturas emocional e horizontal da música.
De acordo com Cervellin, quanto ao valor curativo da música, Aristóteles pode ser considerado um precursor da musicoterapia, pois a recomendava a pessoas dominadas por emoções não controláveis, afirmando que, após a audição de uma música capaz de comover sua alma, sentia-se tranqüilizado, a ponto de poder escutar os cantos sagrados, caracterizando esse fenômeno como uma espécie de cura ou purificação moral.
Considerando o texto e o assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.
I A prática da cura por intermédio da música, que remonta à mais longínqua existência, renasceu após a Segunda Guerra Mundial, quando foi introduzida nos postos de socorro, contribuindo para as melhoras apresentadas pelos feridos da guerra.
II A acepção geralmente atribuída à palavra musicoterapia, que resulta da junção de música e terapia, é a de cuidar, tratando o paciente com música, prática que se restringe a essa simples atribuição.
III A musicoterapia vem-se mostrando eficaz como tratamento não-medicamentoso para as demências, com bons resultados até mesmo em seu estágio mais avançado, no qual outros recursos de comunicação (verbal ou não-verbal) não conseguem alcançar.
IV Apesar de o ritmo apresentar estreita relação com o aspecto biológico do homem, ele nada tem a ver com a representação de seus sentimentos.
V Para a musicoterapia, a música é qualquer manifestação sonora, seja o som musical ou não, que compõe as vivências sonoras desde a fase intra-uterina, do nascimento até os dias atuais, ou até a morte.
Estão certos apenas os itens
Assinale a opção correta acerca de som e música.
O uso da música como elemento terapêutico é recente, datando de mais ou menos duas décadas.
Como linguagem sonora, a música apresenta evolução em seu contexto histórico e cultural, sem interferir na evolução do homem no que diz respeito ao seus aspectos biológico e psíquico.
A emissão e a propagação de um dado som pode provocar diferentes reações no ser humano, ainda mesmo em sua fase intra-uterina.
A reprodução do som tem sido objeto de infinitas buscas do homem.
O ouvido humano é capaz de perceber a emissão e a propagação do som em todas as freqüências.
Julgue os seguintes itens, acerca da área de atuação do musicoterapeuta.
I Em face da qualificação técnica que possuem, os musicoterapeutas não precisam restringir o seu campo de atuação à clínica tradicional, podendo ampliar seu trabalho a outros campos.
II É necessário delimitar-se a musicoterapia ao seu papel fixo, que está restrito à atuação clínica.
III Embora os campos de atuação da musicoterapia sejam bastante amplos, não se justifica a inclusão da musicoterapia médica entre as propostas de atuação para o musicoterapeuta.
IV Hospitais, creches, maternidades, sociedades como narcóticos e alcoólicos anônimos e escolas são novos espaços para a implantação do ofício de musicoterapeuta.
V A musicoterapia poderá vir a contribuir valiosamente para o tratamento paliativo.
Estão certos apenas os itens
Assinale a opção correta no que se refere à atuação do musicoterapeuta e à importância da música na psicologia.
A música, do ponto de vista psicológico, atua na dimensão emocional do paciente, contribuindo para que ele recupere a auto-estima, bem como para que ele estimule a memória para lembranças — que porventura tenham sido importantes e sirvam como referencial para a evolução da situação recente.
Quando o musicoterapeuta procura desenvolver meios de o paciente expressar sentimentos por meios não-verbais, ele afasta o paciente da realidade, dissociando-o do conceito de self.
As atividades musicais, ainda que não vinculadas diretamente à musicoterapia, possuem objetivos terapêuticos.
Devido à abrangência do universo musical, o musicoterapeuta prescinde do trabalho em uma nova área para que possa lidar melhor com aspectos específicos que desta poderão advir, visto que a própria natureza musical que envolve a situação se incumbe de promover esses resultados.
Uma das estratégias utilizadas pelo musicoterapeuta é a exposição, com uma canção, de parte da história social do enfermo, a qual não precisa apresentar, necessariamente, identidade sonora ou sonorocultural.
Assinale a opção correta acerca de música e musicoterapia.
A música tem a mesma significação para o músico e para o musicoterapeuta.
A linha proximal que existe entre o músico e o musicoterapeuta é demasiadamente tênue para que se possa notar alguma diferença.
A música permite o alcance de muitos níveis da consciência, agindo como catalisadora de emoções profundas, podendo dar suporte à comunicação tanto verbal quanto não-verbal.
Tanto para o músico quanto para o musicoterapeuta, a música é uma relação que se constrói, o vínculo conquistado no momento da execução musical, uma comunicação verbal ou não-verbal facilitada pela música, uma comunicação a todo tipo de expressão.
No campo fisiológico, observa-se que, por meio da musicoterapia, podem-se alcançar o relaxamento muscular, a substituição da cronicidade da dor, mas, não, a diminuição da percepção da dor.
Julgue os próximos itens, acerca das relações estabelecidas na musicoterapia.
I Na etapa da testificação musical, o paciente se desvela por meio de manifestações corporal, sonora e musical, abrindo possibilidades para o estabelecimento do vínculo terapêutico.
II As relações que emergem na musicoterapia são multifacetadas, podendo se apresentar de formas variadas: relações intra e interpessoais, relações intra e intermusicais, relações socioculturais e relações ambientais.
III O "tecido musical" comporta o modelo tripartido de Molino para atender às dimensões da produção musical que emerge em uma sessão musicoterápica, por envolver tanto a obra, como quem a fez (paciente) e, ainda, quem a está escutando (musicoterapeuta).
IV A compreensão da dinâmica das relações musicais e não-musicais existentes no fazer musicoterápico restringe-se à capacidade do musicoterapeuta de perceber os elementos musicais contidos na produção ou na reprodução musical de um paciente: altura, intensidade, timbre, compasso e todos aqueles que formam o tecido musical.
V A produção sonora, quando registrada em partitura — contando com textos sobre a pauta, bem como com a indicação de alguns movimentos corporais que acompanham as sonoridades —, permite ao musicoterapeuta situar-se diante das recursividades presentes no momento da criação sonora no setting.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens a seguir, relativos à metodologia em musicoterapia, sob o ponto de vista comparativo dos raciocínios desenvolvidos por K. Bruscia e Lia Rejane Barcellos.
I Improvisar, recriar, compor e ouvir música são considerados métodos de musicoterapia tanto para Bruscia quanto para Barcellos.
II Para Bruscia, um método é um tipo particular de experiência musical utilizada para avaliação diagnóstica, tratamento e(ou) avaliação.
III A metodologia da musicoterapia conta com diferentes conceitos para método, os quais tanto podem estar associados à aplicação de conjunto de regras, quanto podem referir-se ao tipo particular de experiência musical utilizada para diagnóstico, tratamento e(ou) avaliação em musicoterapia.
IV Bruscia e Barcellos comungam da mesma noção de modelo, aplicando-lhe os conhecimentos de psicoterapia sugeridos por Fiorini na prática clínica da musicoterapia e enriquecendo-a com situações específicas da prática musicoterapêutica.
V A utilização da metáfora das redes no campo das ciências humanas e sociais, no qual se inclui a musicoterapia, serve para a análise e a compreensão de processos ou fenômenos constituídos por interações complexas.
Estão certos apenas os itens
Segundo Marly Chagas, "a música contemporânea encontra-se na passagem da organização harmônica para o ruído eletrônico, na produção acelerada de timbres, no retorno do pulso e da repetição, na coexistência de um sem número de estilos, propostas e desempenhos. Tanto a música quanto a sociedade estão pedindo novos parâmetros de ensinamento, demanda que repercute sobre todas as concepções vigentes e periclitantes de arte, ética, política".
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.
I A grande mudança de fundo na percepção das ciências é a substituição do paradigma reducionista — em que as questões práticas transbordam o perímetro das disciplinas — pelo paradigma complexo — que promove a abertura para além das disciplinas, abrindo o seu foco para a possibilidade da interdisciplinaridade.
II A musicoterapia é, ela mesma, exemplo de um novo paradigma científico. A musicoterapia e os musicoterapeutas são situações exemplares desse novo paradigma, somente conseguindo existir e ter espaço no campo das investigações acadêmicas porque a própria ciência, com a crise de seus paradigmas, os inclui como possibilidade de pensar o mundo no novo paradigma da complexidade.
III Na evolução do pensamento científico, as inovações resultam da possibilidade de incorporação desta ou daquela dimensão nova da realidade, do desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas e da existência das próprias especializações e interdisciplinaridades.
IV A vida, o destino, a liberdade e a espontaneidade repetem, na ciência contemporânea, o mesmo conjunto de temas encontrados na ciência clássica.
Estão certos apenas os itens
Julgue os itens abaixo, relativos à musicoterapia.
I Musicoterapia é um processo por meio do qual o terapeuta ajuda o paciente a melhorar, manter ou restaurar um estado de bem-estar, utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem por meio delas como forças dinâmicas de mudança.
II Musicoterapia é a utilização da música e(ou) dos seus elementos integrantes como objetivo intermediário de uma relação que permite o desenvolvimento de um processo artístico, mobilizando tendências culturais inatas em um indivíduo com o propósito de realçar sua cultura de origem, além de mensurar e classificar os aspectos de sua integração/reintegração no ambiente sociocultural.
III Musicoterapia é a ciência que utiliza elementos sonororítmico- musicais no tratamento, na reeducação, na reabilitação e na recuperação de indivíduos portadores das mais diversas patologias ou ainda na área preventiva, procurando estabelecer uma relação de equilíbrio entre as três áreas da conduta humana: mente, corpo e mundo externo.
IV A musicoterapia surge, no contexto científico, como uma nova abordagem terapêutica, cujo interesse se volta para as evoluções, as crises e as instabilidades.
V A musicoterapia é um campo do conhecimento que apresenta diversas formas de integração de saberes. Conjugando outros campos de saber, elaborando sínteses e construindo um novo conhecimento, a musicoterapia é um exemplo de um híbrido interdisciplinar.
A quantidade de itens certos é igual a
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