Questões de Música do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das afirmativas abaixo se relaciona corretamente à idéia da música como um produto cultural e histórico?

  • A.

    As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia na história da música estão relacionadas às transformações históricas da sociedade em que se situa o compositor que utiliza tais ferramentas.

  • B.

    As transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos e tecnologia da música determinam as transformações naturais da sociedade.

  • C.

    Músicos são pessoas dotadas de genialidade e, por isso, sua produção independe do tempo e do espaço geográfico em que se situam.

  • D.

    As obras musicais são resultados do esforço individual do compositor

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Escuta, envolvimento e compreensão são domínios de uma apreciação significativa, porque:

1) favorecem a percepção e a identificação de elementos da linguagem musical.

2) oportunizam a discussão sobre os elementos da linguagem musical, de instrumentos e materiais sonoros.

3) restringem as relações, a reflexão e explicitação de reações sensoriais e emocionais relacionadas à obra musical.

O correto está em:

  • A.

    1 e 2, somente.

  • B.

    1 e 3, somente.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    2 e 3, somente.

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Interpretar, improvisar e compor situam-se como atividades de comunicação e expressão em música quando permitem:

  • A.

    tanto a execução instrumental/vocal criativa de idéias pessoais e/ou grupais, quanto a sua percepção por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.

  • B.

    a manifestação de idéias pessoais e/ou grupais.

  • C.

    a repetição de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.

  • D.

    a leitura de idéias pessoais e/ou grupais a serem percebidas por outras pessoas e/ou grupos de pessoas.

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O Técnico em Gestão Cultural – Musicista deve considerar as características da educação musical de seu público. Em geral, essas características correspondem a duas categorias de realidade educacional: (I) formal e (II) informal, que podem ser compreendidas, respectivamente, como:

  • A.

    (I) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.

  • B.

    (I) não institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente.

  • C.

    (I) não institucionalizada, cronologicamente gradual, graduada hierarquicamente; (II) institucionalizada, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação.

  • D.

    (I) institucionalizada, cronologicamente gradual, sem sistema de seriação, avaliação e reprovação; (II) não institucional.

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Em qual das situações abaixo a pesquisa está sendo aplicada como fonte de instrução e de comunicação em música?

  • A.

    Apresentação musical pública.

  • B.

    Experimentação, seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias em arranjos, improvisações e composições.

  • C.

    Execução instrumental de arranjos de obras dos próprios alunos.

  • D.

    Execução vocal de músicas existentes dentro e fora da escola.

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Qual das quatro ações abaixo está relacionada à criação?

  • A.

    Percepção de elementos da linguagem musical.

  • B.

    Utilização da notação tradicional na escrita musical.

  • C.

    Elaboração de estratégias pessoais em processos de produção.

  • D.

    Análise de estratégias pessoais em processos de produção

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A educação musical, numa perspectiva que considere a música como discurso, o discurso musical do aluno e a fluência musical, aplica estes três princípios quando:

  • A.

    sons são ouvidos como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e do público. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.

  • B.

    sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e outras próprias do público.

  • C.

    sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.

  • D.

    sons são ouvidos e articulados como formas expressivas, que resultam em novas relações, frutos de interpretações do Técnico e do público. Essas relações novas incorporam experiências anteriores.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No trabalho musical educativo, o Técnico em Gestão Cultural – Musicista deve considerar que a aprendizagem musical de seu público envolve quatro camadas: (I) materiais, (II) expressão, (III) forma e (IV) valor. São exemplos de cada camada, respectivamente:

  • A.

    (I) níveis de intensidade, (II) atmosfera e gesto, (III) relações estruturais e (IV) compromisso pessoal.

  • B.

    (I) atmosfera e gesto, (II) níveis de intensidade, (III) relações estruturais e (IV) compromisso pessoal.

  • C.

    (I) níveis de intensidade, (II) relações estruturais, (III) atmosfera e gesto e (IV) compromisso pessoal.

  • D.

    (I) níveis de intensidade, (II) atmosfera e gesto, (III) compromisso pessoal e (IV) relações estruturais.

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Situar historicamente, no tempo e no espaço geográfico, compositores e suas obras, estabelecendo relações entre o homem, sua criação e seus espaços temporais e físicos significa:

  • A.

    expressar.

  • B.

    contextualizar.

  • C.

    comunicar.

  • D.

    descrever.

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Identificar, descrever e analisar elementos da linguagem musical em uma obra significa:

  • A.

    escrever.

  • B.

    escutar.

  • C.

    apreciar.

  • D.

    ler.

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