Lista completa de Questões de Música do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, acerca das características necessárias à função de musicoterapeuta.
I O musicoterapeuta, de forma verbal ou não-verbal, deve sempre se apoiar no trinômio escuta clínica, olhar clínico e tato clínico.
II A escuta clínica seria a audição cuidadosa, o ouvir atenciosamente o paciente quando ele se expressa, procurando ouvir todos os sons emitidos por ele (verbais ou não-verbais).
III O olhar clínico é entendido como sendo um olhar/observar com abrangência para poder dar — junto com a escuta, que é fundamental e característica primordial de um musicoterapeuta — o continente seguro de que cada paciente precisa.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção incorreta acerca da musicoterapia e sua intervenção em indivíduos idosos.
Qualquer instrumento atende ao idoso na musicoterapia justamente porque estimula a facilidade de manuseio e a maior amplitude de movimento, contribuindo para um maior esforço requerido.
O momento em que a memória recente do idoso é ativada é extremamente gratificante, pois ele passa longo tempo tentando lembrar de determinadas letras de músicas e, quando consegue, realimenta-se, impulsionando-se a novas manifestações expressivas, indo daí para novas conquistas. Isso favorece o aumento da sua auto-estima, proporcionando mudanças de comportamento.
Certas músicas, por si só, produzem estímulos para a mobilização corporal. Na terapia, essas músicas são escolhidas para auxiliarem no relaxamento e na estimulação rítmico-sonora que proporcionam movimentos corporais, ajudando a melhorar os problemas osteomusculares e reativando as funções motoras.
O idoso tem o seu ritmo orgânico e físico alterado. Isso é perfeitamente normal e explica sua preferência por andamentos mais lentos, levando o musicoterapeuta a regular seu tempo pelo tempo do paciente com quem ele estiver trabalhando.
Faz parte do setting musicoterápico tudo o que pode estar envolvido com o desenvolvimento do processo de tratamento: sala de atendimento, instrumentos, gravadores, fitas, músicas, musicoterapeuta e pacientes.
Julgue os itens que se seguem com relação à musicoterapia para idosos.
I A música é equiparável aos medicamentos que se utilizam, como agentes terapêuticos, dos elementos vibratórios, da luz, do calor, dos raios X, e, portanto, como se dá com estes e principalmente com a eletricidade, a dosificação tem de, a princípio, tatear terreno, devendo ser estabelecida para cada caso em particular.
II Na musicoterapia com o idoso, utiliza-se a bagagem musical que o indivíduo experimenta no decorrer das etapas da sua vida (infância, adolescência, vida adulta e velhice).
III O processo de recordação é fazer com que o idoso se isole no passado, porque esse era o "bom tempo".
IV A utilização de linguagem verbal não é muito significativa para a pessoa idosa por causa das dificuldades de reter e recordar informações, em virtude do declínio da capacidade de captar e estruturar dados.
V Ritos de passagem, tais como aniversários, casamentos nascimentos, mortes, acontecimentos políticos, e ocasiões nas quais a música era um veículo de divulgação crítico e caricatural dos anseios da coletividade também são utilizados na musicoterapia com o idoso.
Estão certos apenas os itens
Assinale a opção correta a respeito do processo terapêutico.
Quando o terapeuta ajuda o paciente sem utilizar música, não se trata de musicoterapia.
Quando a música é utilizada na terapia, o terapeuta e a música assumem papéis secundários.
Mesmo quando a música é utilizada sem um terapeuta, o processo é qualificado como terapia.
Quando é utilizada como terapia, a música assume o papel secundário na intervenção e o terapeuta, o primário.
As intervenções de musicoterapia devem centrar-se unicamente na criatividade.
Julgue os itens que se seguem quanto à natureza da musicoterapia.
I A musicoterapia não pode ser considerada transdisciplinar em sua natureza.
II Musicoterapia é o desenvolvimento de um processo de tratamento em que se usa, como elemento principal de trabalho, a música em seu mais amplo sentido (som, ritmo, melodia, harmonia), com uma intenção.
III A música como mobilização psíquica para quaisquer outras técnicas expressivas como o desenho, a pintura ou a modelagem é também considerada como uma técnica de mobilização da emoção e de sentimentos.
Assinale a opção correta.
Julgue os itens que se seguem, acerca da música e sua relação social.
I Em uma sociedade pobre em rituais públicos de passagem, sobretudo de passagem para a velhice, nos momentos em que os velhos se entregam às reminiscências, eles podem construir pequenos rituais de reforço à sua identidade e a seu papel no grupo social.
II Por meio da rememoração, o indivíduo pode voltar ao tempo passado e tornar presentes fatos possíveis que, reelaborados, lhe sirvam de introspecção, e que lhe traga novas possibilidades.
III A musicoterapia pode lançar mão de técnicas que facilitem diversos processos, como, por exemplo, reabilitação, readaptação, prevenção, promoção de saúde.
Assinale a opção correta.
Considerando-se a saúde dos seres humanos, assinale a opção incorreta.
A inserção da musicoterapia em hospitais se dá de acordo com a demanda, com o tipo de tratamento e com as angústias de cada paciente percebidas pelos profissionais de cada departamento.
A saúde é um fenômeno autônomo que independe do meio ambiente.
Uma sociedade e uma cultura não podem ser saudáveis se os indivíduos em seu interior não são hígidos de corpo, mente e espírito.
A saúde é um fenômeno que se estende além do indivíduo, abrangendo a sociedade e a cultura.
O corpo ocupa o espaço na natureza e as idéias e emoções é que fazem, junto com o corpo, o contato do ser-no-mundo.
Assinale a opção incorreta quanto à prática nas sessões de musicoterapia.
Na técnica diretiva, o musicoterapeuta propõe atividades ao paciente e(ou) grupo de forma diretiva e ativa, podendo utilizar, separadamente ou em conjunto, vários elementos da música, de canto e de audição musical, sempre respeitando as possibilidades de cada um.
Na técnica não-diretiva, o musicoterapeuta possibilita que o acontecer musical se dê por meio do próprio paciente/grupo, buscando, assim, estimular a iniciativa de cada um quanto ao que será desenvolvido em uma sessão.
Os aspectos subjetivos do paciente podem ser resgatados e valorizados, seja em uma situação de atendimento em grupo ou de atendimento individual.
Os instrumentos musicais, como os demais instrumentos da música, exercem a função de objeto intermediário entre o terapeuta e o paciente.
É necessário que o paciente saiba tocar algum instrumento musical para participar da musicoterapia, principalmente que entenda a forma de utilização e o manuseio do instrumento.
Com relação à musicoterapia no tratamento de transtornos mentais, assinale a opção correta.
De modo geral, o paciente com algum deficit mnemônico não consegue atribuir significados à cadeia de significantes musicais.
O musicoterapeuta não precisa adquirir conhecimento das músicas que fizeram ou fazem parte do universo musical do paciente.
Por meio da articulação do canto, do executar um instrumento musical e(ou) da utilização dos elementos musicais, existe a possibilidade de aproximação e do encontro terapeuta-paciente.
A linguagem musical do paciente - seus gostos e preferências - não interfere no espaço criado pelo musicoterapeuta para que essa linguagem possa ser exercida.
Em virtude dos comprometimentos que vão aparecendo com o curso da demência, um isolamento social vai surgindo na vida do paciente. Nesse caso, nem mesmo a proposta de trabalho em grupo propiciará ao paciente manter vínculos de relacionamento ou criará novos vínculos, de forma que ele não fique tão isolado do meio que o cerca.
Considerando o trinômio ação-relação-comunicação, julgue os itens a seguir.
I Musicoterapia prescinde da neuropsicologia para o direcionamento de estudos acerca de aspectos cognitivos e comportamentais das demências.
II Às diversas modalidades do funcionamento cerebral juntamse os aspectos emocionais envolvidos na apreciação e interpretação musicais, além de aspectos subjetivos, como preferência musical, educação, cultura e interesse.
III A música, como linguagem, é regida por um sistema em que estão presentes signos compostos de significantes próprios ou musicantes, mas de significados idênticos ao do sistema da linguagem verbal.
Assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...