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Considerando a maneira de produção de som, é correta a classificação dos seguintes instrumentos musicais:
Aerofones: saxhorne, requinta, guitarra e órgão de tubos.
Aerofones: tuba contralto, saxhorne em Mib, cornetas em Sib e flautim.
Cordofones: bandolim, cravo, órgão de tubos, berimbau e trompa em Fá.
Cordofone: violão, piano, carrilhão, trompa em Fá, sax em Sib e alaúde.
Aerofones: flauta transversa, flautim, trombone de vara, timbaleta, xilofone e clarineta em Sib.
A prática coral consiste em um processo de musicalização, em que o trabalho tem o foco no coletivo como instrumento de expressão musical e social, fazendo com que os cantores consigam expressar-se no grupo e em grupo, através da música. Assim sendo, podemos afirmar:
Isto é possível apenas em coros infantis.
O processo de musicalização é específico da prática coral.
O instrumento de expressão musical a que se refere o texto é o cantor.
O canto orfeônico foi decisivo para a implantação, no século XIX, de uma mentalidade musical no Brasil.
Cada parte do coro constrói a sua musicalidade através das relações existentes neste grupo, contribuindo para a sonoridade do todo.
Godoy (2005) informa que uma breve revisão de literatura mostra que vários autores sugerem que a atividade coral envolve aprendizagem musical, sendo os regentes, de alguma maneira, responsáveis por essa formação. Sobre este processo, podemos afirmar:
A autora desconhece outras maneiras de aprendizado musical.
A construção do conhecimento musical ocorre apenas em ensaios.
O ensaio é um momento de aprendizagem e o regente tem o papel de educador musical.
O regente não é responsável pela formação musical, mas sim unicamente pela condução do grupo.
Esta afirmação é válida apenas para coros, não se aplicando aos grupos instrumentais.
Brandvik (1993, p. 149) afirma que 95% dos cantores corais de todo o mundo não estudam canto com um professor particular, podendo-se concluir que o preparo vocal desses milhões de cantores está nas mãos de seus regentes. Sendo assim, está correta a seguinte assertiva:
O canto deve ser aprendido através do ensino individual e particular.
Esta afirmação reflete a realidade econômica dos coralistas e demais cantores.
O regente não precisa de conhecimentos de técnica vocal para o trabalho do coro.
O preparo vocal é destinado apenas aos cantores com intenção de solistas.
O regente necessita de um bom conhecimento de técnica vocal para a construção da sonoridade do coro.
A formação do som padrão de um coro se relaciona diretamente com os seguintes aspectos técnicos do canto coletivo:
Fraseado e timbre.
Postura e presença de palco.
Tessitura, volume e conhecimento do texto.
Coloratura, conhecimentos estilísticos e número de integrantes.
Homogeneidade, equilíbrio, entonação de um grupo e precisão rítmica.
Música - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Considerando que a prática do canto coral deve ser estimulada na escola, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, da sensibilidade e da capacidade artística, é importante que o regente-professor não submeta o cantor-aluno a desgastes vocais por uma classificação vocal errônea, observando qual a classificação vocal mais adequada (confortável) para cada tessitura dentro de um coral misto. A partir do exposto anteriormente, é correto afirmar que a classificação vocal mais adequada é:
Soprano: Lá 2 Sol 5 / Mezzo e Contralto: Fá 2 Fá 4 Tenor: Lá 1 Fá 3 / Barítono e Baixo: Fá 1 Fá 3.
Soprano: Ré 3 Mi 4 / Mezzo e Contralto: Lá 2 Ré 4 Tenor: Dó 2 Mi 3 / Barítono e Baixo: Lá 1 Ré 3.
Soprano: Lá 3 Sol 5 / Mezzo e Contralto: Fá 3 Mi 5 Tenor: Lá 1 Sol 4 / Barítono e Baixo: Fá 1 Fá 3.
Soprano: Dó 3 Dó 5 / Mezzo e Contralto: Lá 2 Lá 4 Tenor: Dó 2 Dó 4 / Barítono e Baixo: Lá 1 Lá 3.
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Considerando o texto acima, é correto afirmar que
a música veiculada pela mídia não deve ser trabalhada em sala de aula, pois é pobre musicalmente e culturalmente.
deve-se trabalhar prioritariamente com músicas folclóricas, pois essas são a representação máxima da identidade cultural de um povo.
a escolha das músicas para o trabalho em sala de aula deve considerar músicas de compositores reconhecidos no meio musical, a fim de promover a identificação cultural e o desenvolvimento individual do aluno.
a seleção das músicas a serem trabalhadas em sala de aula deve considerar os princípios do multiculturalismo e da diversidade musical presentes em diferentes culturas.
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A coluna da esquerda apresenta estilos musicais brasileiros e a da direita características de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é
2, 3, 5, 4, 1.
3, 4, 5, 1, 2.
5, 2, 1, 3, 4.
5, 2, 4, 3, 1.
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Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
Considerando a relação feita anteriormente, a sequência correta é
1, 4, 5, 3, 2.
3, 5, 2, 1, 4.
4, 3, 2, 5, 1.
5, 1, 4, 2, 3.
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Leia, a seguir, pequenos textos acerca de diferentes metodologias de educação musical.
I Relaciona a música à natureza humana e dedica-se ao estudo da audição em seus três aspectos correlatos: físico (ou sensorial), afetivo e mental. As características de seu método estão preconizadas a partir de duas características essenciais: o conhecimento aprofundado dos princípios psicológicos da educação musical e a disposição de um material musical apropriado para o começo de uma educação sensorial das crianças.
II Somente com bases em fontes secundárias como a de associações que se encarregam de difundir, pesquisar e aplicar os princípios de suas ações na educação musical é que temos o conhecimento de seu trabalho. Desenvolveu o conceito de Música Elemental e adotou o modelo pentatônico como base para o aprendizado da música. Construiu um instrumental com base em instrumentos de percussão.
III Acredita na qualidade da audição, na relação equilibrada entre homem e ambiente e no estímulo à capacidade criativa, dando pouca ênfase à teoria e métodos pedagógicos musicais. Promove um despertar para o universo sonoro, direcionando a escuta dos alunos para a nova paisagem sonora da vida contemporânea. Estimula-os a desenvolverem habilidades de composição explorando, desse modo, formas alternativas de notação musical.
IV Educador musical que propôs um trabalho sistemático de educação musical baseado no movimento corporal, no uso do espaço, na habilidade de escuta e no desenvolvimento da voz cantada. Seu sistema de educação musical é conhecido como Rythmique e relaciona-se diretamente à educação geral, fornecendo meios para o desenvolvimento integral da pessoa por meio da música e do movimento.
Os textos acima se referem, respectivamente, aos pressupostos defendidos pelos teóricos/educadores
Edgar Willems, Carl Orff, Murray Schafer e Émile-Jacques Dalcroze.
Émile-Jacques Dalcroze, Carl Orff, Murray Schafer e Edgar Willems.
Edgar Willems,Murray Schafer, Carl Orff e Zoltán Kodály.
Zoltán Kodály, Émile-Jacques Dalcroze, Carl Orff e Edgar Willems.
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