Questões de Nutrição

Lista completa de Questões de Nutrição para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para estimar quantidades de alimentos a serem adquiridos ou servidos, bem como para adequação do cálculo do valor nutricional de cardápios, devem ser compreendidos dois conceitos básicos, são eles:

    A) Porção e Per capita.

    B) Índice de Correção e Índice de Cocção.

    C) Índice de Cocção e Porção.

    D) Índice de Correção e Per capita.

    E) Índice de Cocção e Per capita.

A partir da luta e contribuição de pessoas de instituições governamentais e não governamentais atuantes no campo da alimentação e nutrição, foi formulada a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a qual representa um avanço e uma conquista no que se refere à legitimação das ações nesta área enquanto parte da Política Nacional de Saúde, sob responsabilidade dos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde. Prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e nutrição, assim como a carência de vitamina A, de iodo, anemia ferropriva e a desnutrição energético-proteicas, de acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), são definidas como:

    A) Doenças carências de exclusividade.

    B) Doenças carências.

    C) Doenças não metabólicas.

    D) Endemias carências.

    E) Doenças primárias.

A digestão dos carboidratos acontece inicialmente na boca. A enzima ptialina, também chamada de amilase salivar, é secretada pelas glândulas salivares. Esta enzima quebra as ligações alfa-1?4 entre as moléculas de glicose do amido e as hidrolisa até maltose e oligossacarídeos. Como o alimento passa pouco tempo na boca, este processo é incompleto, pois a amilase não consegue quebrar as ligações alfa 1?6 que existem entre as moléculas de glicose. Considere o metabolismo desse nutriente e assinale a alternativa CORRETA:

    A) A absorção é o transporte de moléculas do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea. Após a absorção, o fígado libera toda a glicose absorvida para a corrente sanguínea.

    B) A maior parte da digestão de carboidratos acontece no intestino delgado (duodeno) e esta digestão ocorre não só no lúmen, mas também na borda em escova do enterócito, onde a enzima lactase transforma a galactose em duas glicoses.

    C) A amilase salivar continua atuando até chegar no estômago, onde sua ação é inibida pelo pH ácido. Já no intestino delgado, a enzima amilase pancreática forma principalmente maltose, oligossacarídeos (dextrinas) e determinada quantidade de isomaltose.

    D) A protease participa da digestão completando o metabolismo dos Carboidratos.

    E) A lipase e amilase complementam esse processo digestivo, tendo como produto final os ácidos graxos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) possui recomendações dietéticas estabelecidas, que fundamentam as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira. Em relação a tais recomendações, NÃO é adequado:

    A) Limitar o consumo de açúcares livres.

    B) Manter o equilíbrio energético e o peso saudável.

    C) Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras.

    D) Limitar o consumo de sal iodado e substituí-lo pelo sal sem iodo.

    E) Limitar o consumo energético procedente das gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans.

Conforme a Lei nº 6.583/78, de 20 de outubro de 1978 (DOU 24/10/78), criam-se Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas regulando e dando outras providências. De acordo com a base legal, como tais conselhos se constituem no seu conjunto?

    A) Autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público, sem autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Saúde.

    B) Empresa pública, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Saúde.

    C) Autarquia federal, com personalidade jurídica de direito privado e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Saúde.

    D) Sociedade de economia mista, com personalidade jurídica de direito privado e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.

    E) Autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.

A Contaminação dos alimentos se dá quando ocorre a presença de qualquer material nos alimentos, afetando diretamente a saúde do comensal. Tudo aquilo que pode causar algum mal à saúde é um risco potencial. Existem três tipos: biológicos, físicos e químicos. Enumere a COLUNAII de acordo com a COLUNAI, relacionando os tipos de contaminação apresentados.
1 . Contaminação Biológica 2 . Contaminação Física 3 . Contaminação Química
( )Fio de cabelo ( )Estilhaço de vidro ( )Antibiótico ( )Bactéria patogênico
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da associação:

    A) 1, 3, 1 e 2.

    B) 1, 2, 3 e 3.

    C) 2, 2, 3 e 1.

    D) 2, 1, 2 e 3.

    E) 3, 2, 1 e 1.

Nos últimos anos observaram-se diversas mudanças ocorridas no país, elas são de natureza política, econômica, cultural e social; de redução das desigualdades sociais, rápidas transições demográficas e nutricionais, tendo em vista o envelhecimento da população, redução do número de filhos por mulher, e a emergência das doenças crônicas não transmissíveis, como as que acometem os brasileiros. No que se refere à alimentação e à nutrição, houve um crescente consumo de açúcares e gorduras, a Diretriz 6 do Guia Alimentar para a População Brasileira limita o consumo de açúcares livres, no máximo, a:

    A) 20% do valor energético total.

    B) 15% do valor energético total.

    C) 10% do valor energético total.

    D) 5% do valor energético total.

    E) 25% do valor energético total.

As doenças inflamatórias intestinais (DII), (termo) que compreendem, principalmente, doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa inespecífica (RU), são um problema de saúde pública em muitos países. Aos pacientes com doenças inflamatórias intestinais em atividade da doença, recomenda-se:

    A) Minimizar carboidratos simples, fibras solúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,2 a 1,5g/kg.

    B) Minimizar carboidratos complexos, aumentar fibras solúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,5 a 2,0/Kg.

    C) Restringir carboidratos simples, fibras solúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,0 a 1,2g/Kg.

    D) Maximizar carboidratos complexos, restringir fibras insolúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica 0,8 a 1,2g/Kg.

    E) Restringir carboidratos simples, fibras insolúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,2 a 1,5g/Kg.

Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) desenvolveu um guia de alimentação saudável em tempos de COVID – 19. No texto do guia, há orientação sobre como devemos armazenar os alimentos após o preparo e tempo de consumo. No que diz respeito ao tempo de armazenamento dos alimentos após servidos as refeições, orienta-se que os alimentos que estão fora da panela sejam guardados em potes fechados e permaneçam sob refrigeração na geladeira por

    A) até 4 dias.

    B) até 1 a 2 dias.

    C) até 1 dia.

    D) até 48 horas.

    E) até 3 dias.

No que se refere ao uso de antioxidantes nos pacientes oncológicos, o consenso Nacional de Nutrição Oncológica, volume II, esclarece:

    A) Os antioxidantes estão contraindicados em doses acima das recomendadas pela DRI, visto que, alguns podem se transformar em pró-oxidante, favorecendo o estresse oxidativo e promover ou até mesmo estimular a carcinogênese.

    B) Associação das vitaminas A, C e E pode intensificar os efeitos colaterais da QT, como diarreia e vômito.

    C) Entre os antioxidantes não enzimáticos, que têm recebido maior atenção por sua possível ação benéfica ao organismo, estão os carotenoides, a vitamina C (ácido ascórbico) e E (tocoferol), o selênio e o Cromo.

    D) A vitamina C é considerada antioxidante por sua propriedade redox, que a habilita como doadora de elétrons para alguns órgãos.

    E) Só devemos considerar o uso de suplementos de vitaminas e de minerais em determinadas situações fisiológicas ou clínicas específicas, como por exemplo: diminuída demanda metabólica e aumentada absorção, que possam implicar em deficiência de algum micronutriente, devendo, contudo, exceder a DRI.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...