Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à inspeção sanitária e industrial, julgue os itens que se seguem.
Na tecnologia de pasteurização de ultra-alta temperatura (UHT), o leite é submetido, durante 10 segundos, a temperaturas de 150 ºC a 160 ºC e resfriado, imediatamente, a 20 ºC, sendo envasado sob condições adequadas de higiene.Nutrição - Noções Fundamentais sobre Higiene dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência ao controle sanitário na área de alimento e à análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), julgue os seguintes itens.
A inexistência de um fluxo ordenado e sem cruzamentos, em todas as etapas da preparação dos alimentos, favorece o aparecimento de contaminações cruzadas.
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das legislações relacionadas aos produtos de origem animal para consumo, julgue os itens subsequentes.
Em amostras representativas de queijo do tipo minas, submetidas a análises microbiológicas, a presença de Salmonella sp/25 g com 10³ e de L. monocytogenes/25 g a 10², estará dentro dos índices tolerados para queijos.
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Correlacione:
( 1 ) Microorganismos psicrófilos
( 2 ) Fungos
( 3 ) Microorganismos estenopsicotróficos
( 4 ) Microorganismos mesófilos
( ) Correspondem a maioria dos patógenos de importância em alimentos.
( ) Deste grupo, fazem parte a Pseudomonas Fragi e Aeromonas Hidrófila.
( ) Apresenta temperatura ótima de multiplicação entre 10º e 15º C.
( ) Conseguem multiplicar-se em temperatura de refrigeração.
4,3,1,2
2,1,3,4
3,4,2,1
2,4,3,1
3,1,4,2
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens de 56 a 60.
A contaminação dos alimentos por B. cereus pode ter origem no solo, na poeira, no trato intestinal do homem e de animais. Ao se consumir um alimento contaminado por essa bactéria, a produção de uma ou mais toxinas pode também ocorrer no trato intestinal em consequência do desenvolvimento microbiano e, nesse caso, tem-se uma situação de toxi-infecção alimentar.
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens de 56 a 60.
Bacillus cereus é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e, normalmente, o arroz e as preparações à base de arroz podem ser os alimentos envolvidos em surtos de toxi-infecções e de intoxicação de natureza alimentar. O controle do tempo e da temperatura é fundamental para a eliminação e germinação de esporos.
Julgue os itens seguintes, que versam sobre avaliação do estado nutricional.
A principal vantagem de se utilizar o IMC como instrumento de avaliação do estado nutricional advém do fato de que, por meio desse índice, é possível distinguir o peso atribuído ao músculo daquele atribuído ao tecido adiposo.
Relacione os índices de massa corporal (IMC) à situação nutricional correspondente, à direita :
1) <18,5 ( ) Sobrepeso
2) 18,5 a 24,9 ( ) Obesidade moderada
3) 25 a 29,9 ( ) Obesidade leve
4) 30 a 34,9 ( ) Baixo peso
5) 35 a 39,9 ( ) Peso Normal
1,2,3,4,5
2,3,1,4,5
3,2,4,1,5
3,5,4,1,2
5,4,3,2,1
Informações qualitativas e/ou quantitativas sobre o consumo alimentar, são obtidas através de vários tipos de inquéritos, de todos, o mais recomendado pela FAO, por apresentar maior exatidão e confiabilidade:
Pesos e medidas.
Inquérito recordatório.
Registro diário de consumo alimentar.
Orçamento alimentar.
Freqüência de consumo alimentar.
No Brasil, o SISVAN contempla atividades continuadas e rotineiras de observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais de uma população. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento nutricional de idosos, o SISVAN utiliza como critério prioritário o IMC, considerando valores iguais ou superiores a 25 kg/m2 como ponto de corte para identificação de sobrepeso nessa faixa etária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...