Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A caquexia do câncer pode ser definida por uma síndrome clínica caracterizada por perda de peso, fraqueza e anorexia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A oxidação lipídica não inibida pela glicose e a diminuição da atividade da lipase lipoproteica são exemplos de alterações no metabolismo de lipídios decorrentes da caquexia.
A caquexia do câncer pode ser definida por uma síndrome clínica caracterizada por perda de peso, fraqueza e anorexia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Existe associação entre massa tumoral e perda de peso do paciente, ou seja, tumores menores de 0,01% do peso corporal total do hospedeiro dificilmente provocam caquexia.
A caquexia do câncer pode ser definida por uma síndrome clínica caracterizada por perda de peso, fraqueza e anorexia. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
No organismo portador de tumor ocorre a depleção de glutamina muscular devido à própria evolução da doença e aos efeitos catabólicos das terapias antineoplásicas.
O risco de câncer pode ser reduzido por um padrão dietético que inclua
soja, linhaça e brócolis.
presunto, repolho e goiaba.
amendoim, salmão e aveia.
salsicha, couve-flor e quinoa.
álcool, espinafre e tomate.
Assinale a alternativa que apresenta apenas agentes promotores de tumores.
aminas heterocíclicas, álcool, licopeno
nitrosamina, tartrazina, glutamato monossódico
lignanas, ciclamato de sódio, catequinas
isoflavona, butil hidroxianisol, álcool
antocianinas, tartrazina, nitrito
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o câncer representa hoje a segunda causa de morte por doenças no mundo, subsequente às doenças cardiovasculares. Com relação ao câncer, assinale a alternativa correta.
As taxas de incidência e mortalidade por câncer dependem da interação entre fatores endógenos e ambientais. Entre os fatores ambientais, o que menos afeta o desenvolvimento dessa patologia é o comportamento alimentar.
Cânceres como os de pulmão, mama, próstata e colo de útero têm se tornado menos frequentes em países onde existem fatores de risco como o fumo, hábitos alimentares pouco saudáveis e exposição a produtos químicos e a agentes físicos carcinogênicos no ambiente.
Alterações genéticas e epigenéticas associadas à tumorigênese podem ser controladas pela ação de alguns nutrientes e compostos bioativos presentes em alimentos, concorrendo para a diminuição da proliferação e da diferenciação de células neoplásicas.
A obesidade diminui o risco de câncer de endométrio e, por razões ainda pouco elucidadas, do câncer de cólon, de rim e de vesícula biliar.
A influência da dieta sobre a carcinogênese não resulta da exposição cumulativa a promotores tumorais.
Assinale a alternativa que apresenta uma recomendação adequada de lipídeos para um paciente portador de doença cardiovascular.
Lipídeos totais: 35%, sendo 10% lipídeos saturados, 5% lipídeos poli-insaturados e 20% lipídeos monoinsaturados.
Lipídeos totais: 25%, sendo 15% lipídeos saturados e 10% lipídeos poli-insaturados.
Lipídeos totais: 40%, sendo 20% lipídeos saturados e 20% lipídeos monoinsaturados.
Lipídeos totais: 33%, sendo 5% lipídeos saturados, 9% lipídeos poli-insaturados e 19% lipídeos monoinsaturados.
A ingestão de lipídeos é livre, sem restrições.
Constituem maiores fatores de risco associados ao desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica:
etnia branca; história familiar de doenças cardiovasculares; LDL igual a 150 mg/dL.
tabagismo; diabetes mellitus; baixo consumo de sódio.
sobrepeso; etnia negra; colesterol total igual a 150 mg/dL.
ingestão excessiva de álcool; sobrepeso; HDL igual a 65 mg/dL.
idade superior a 65 anos; alto consumo de sódio; etnia negra.
O Kwashiorkor é um tipo de desnutrição que acomete crianças privadas principalmente de fontes alimentares proteicas. Assinale a alternativa que apresenta os sinais clínicos característicos do Kwashiorkor, diferenciando-o do marasmo.
atrofia da gordura subcutânea e do tecido muscular
dermatose e fácies senil
irritabilidade e dermatose
edema e esteatose hepática
diarreia e apatia
Considere que um paciente de 60 anos de idade, portador de insuficiência cardíaca congestiva classe IV, submetido à operação de transplante cardíaco, encontra-se com índice de massa corporal de 17,0 kg/m2, níveis glicêmicos elevados, aumento do LDL-colesterol e pressão arterial de 140 mmHg × 80 mmHg. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes quanto ao estado nutricional e à dietoterapia.
Uma vez que a alteração do perfil bioquímico provavelmente seja consequência da terapia medicamentosa, particularmente pelo uso de imunosupressores e corticosteroides, a redução do consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas é ineficaz e não faz parte das recomendações descritas em diretrizes oficiais, específicas da área.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...