Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que um paciente diabético de 40 anos de idade, portador de doença renal crônica (DRC), em fase terminal e em tratamento hemodialítico, seja encaminhado ao nutricionista após apresentar perda de peso não intencional superior a 10%, julgue os próximos itens.
Caso, na situação considerada, o paciente sofra de desnutrição, é provável que esse estado seja consequência de um processo inflamatório comum entre pacientes com DRC, o qual provoca aumento do catabolismo proteico e diminuição do apetite, associados à ação das citocinas proinflamatórias.
A ocorrência de desnutrição tem sido explicada em função de alguns mecanismos fisiológicos. Analise os mecanismos fisiológicos abaixo.
I Doenças infecciosas
II Deficiência enzimática
III Queimadura
É(São) mecanismo(s) relacionado(s) à desnutrição, associado( s) à diminuição da absorção de nutrientes, o(s) apresentado( s) em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Em relação à toxoplasmose pode-se afirmar que é uma doença decorrente principalmente do consumo de
mel não pasteurizado.
água contaminada por fezes humanas.
frutas contaminadas por fezes de insetos infectados.
alimentos de origem animal.
cereais contaminados por insetos vetores.
Num programa de educação nutricional focado em doenças crônicas não transmissíveis é INCORRETO afirmar que
o Diabetes mellitus tipo I ocorre geralmente em crianças e jovens.
uma das causas clínicas da dislipidemia secundária é o hipotireoidismo.
o colesterol apresenta-se apenas em alimentos de origem animal e possui um menor efeito sobre a colesterolemia, quando comparado à gordura saturada.
o desenvolvimento da aterosclerose não está relacionado à hipertensão arterial e ao estresse emocional.
indivíduos diabéticos têm maior risco de desenvolver doença cardiovascular do que os não diabéticos
Tradicionalmente, em relação aos graus de gravidade, costuma-se classificar a Desnutrição Energético Protéica (DEP) em leve, moderada e grave. Neste sentido, para cada uma destas três situações espera-se um conjunto de sinais e sintomas característicos. Acerca da desnutrição leve, julgue as assertivas abaixo e marque a resposta CORRETA.
I - caracteriza-se por deficiência de peso e estatura; redução do tecido adiposo; palidez e hipotrofia muscular.
II - A palidez pode ser diagnosticada pela inspeção da diminuição da coloração das mucosas visíveis e da pele.
III - caracteriza-se por deficiência de peso e estatura; redução do tecido adiposo; palidez e hipotrofia muscular e cabelos secos e despigmentados.
F F V
V F F
V V F
V V V
F F F
A obesidade é uma enfermidade crônica, que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura em um nível tal que a saúde esteja comprometida. A obesidade pode ser causa direta de doenças como:
hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo II;
câncer e insuficiência renal crônica;
hiperlipidemia e úlcera;
gastrite e insuficiência renal;
hipercolesterolemia e gastrite.
Com relação à pancreatite, assinale a alternativa correta.
Na pancreatite aguda, a infusão de nutrição parenteral com lipídeos é segura, sem necessidade de verificação e acompanhamento do perfil lipídico.
A única conduta nutricional preconizada na pancreatite aguda é a nutrição parenteral em virtude da promoção de repouso intestinal, independentemente da gravidade da pancreatite.
Pacientes com pancreatite crônica que usem enzimas pancreáticas e que não apresentem esteatorreia podem receber dieta normolipídica.
A nutrição enteral por sonda nasoentérica, mesmo com posicionamento distal após o ângulo de Treitz, estimula de forma potente a secreção exógena do pâncreas, agravando o quadro na pancreatite aguda.
Pacientes com pancreatite crônica podem ter deficiência de vitaminas lipossolúveis: C, A, D e E.
Com relação à síndrome da realimentação, assinale a alternativa correta.
O paciente com essa síndrome apresenta deficiência de tiamina devido ao desvio desta para dentro da célula.
A característica notável dessa síndrome é a hipermagnesemia.
Para evitá-la, deve ser ofertada dieta hipercalórica e hiperproteica já no início da terapia nutricional dos pacientes que apresentem risco de desenvolver essa síndrome.
Obesos mórbidos com grave perda ponderal apresentam risco de desenvolver essa síndrome.
Essa síndrome é facilmente revertida e está mais associada à realimentação por via oral de pacientes gravemente desnutridos.
Quanto à insuficiência renal, assinale a alternativa correta.
A recomendação de proteína para pacientes renais em terapia substitutiva com escórias nitrogenadas elevadas é de 0,6 g/kg/dia.
O paciente com IRC em fase dialítica pode apresentar hiperfosfatemia, e é possível fornecer-lhe dieta com baixo teor de fósforo com boa aceitação, não sendo necessário o uso de quelantes.
A recomendação proteica para todos os pacientes com nefropatia diabética é de 0,8 g/kg/dia independentemente da taxa de filtração glomerular.
Para calcular a quantidade de líquidos que pode ser fornecida aos pacientes em hemodiálise, não é necessário verificar a diurese.
Paciente com insuficiência renal crônica que cursa com hiperfosfatemia apresenta risco de desenvolvimento de osteodistrofia.
Uma mulher com sessenta e seis anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital, onde relatou ter diarreia já há um mês e perda ponderal intensa. Foi solicitado ao nutricionista que avaliasse o risco nutricional da paciente.
Com base nesse quadro clínico e considerando os procedimentos necessários para avaliação do estado nutricional da paciente, julgue os itens que se seguem.
A diminuição da concentração sérica de proteínas com síntese predominantemente hepática é indício de desnutrição proteicoenergética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...