Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante dessa declaração, assinale a alternativa correta.
O fator de correção é o quociente obtido pela razão entre peso bruto (PB) e peso líquido (PL) do alimento; refere-se à etapa que elimina as aparas e, por esse motivo, é sempre inferior ou igual a 1.
O peso cozido do alimento (PCA) é a fração aproveitável do alimento cozido, e é empregado para o cálculo do índice de conversão e da densidade energética (DE).
O fator de cocção (FCv) ou índice de conversão (IC) corrige a variação de peso que o alimento apresenta decorrente da fase de pré-preparo.
O peso cozido da preparação (PCP) é o indicador que corrige a variação do peso que a preparação apresenta em relação ao peso bruto (PB).
A densidade energética (DE) é a relação entre a quantidade e o volume de um alimento ou uma preparação.
Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição que atende a 3000 usuários/dia são servidos, na salada, couve e tomate duas vezes por semana no almoço. Se o per capita da couve é de 20 g e o do tomate é de 60 g, a compra semanal desses alimentos crus é de (FC da couve: 1,13; FC do tomate: 1,21)
135,6 kg de couve e 435,6 kg de tomate.
135600 kg de couve e 435600 kg de tomate.
13,560 kg de couve e 43,560 kg de tomate.
135,6 g de couve e 435,6 g de tomate.
13,5 g de couve e 4,35 g de tomate.
Atualmente, os serviços de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica dão suporte às investigações de muitas doenças transmitidas por alimentos enquanto os laboratórios centrais de saúde pública contribuem para essa atuação com a análise de diferentes parâmetros físico-químicos e microbiológicos que afetam a qualidade dos alimentos consumidos pela população. Nesse contexto, considerando a relação entre alimentação e saúde, julgue os itens de 104 a 108.
A doença celíaca no Brasil é afecção mais comum do que previamente se supunha. Pela probabilidade de aparecimento de complicações graves decorrentes da má absorção de nutrientes, as indústrias alimentícias são obrigadas a apresentar as inscrições CONTÉM GLÚTEN ou NÃO CONTÉM GLÚTEN, conforme a composição do alimento, nos rótulos de seus produtos.
Tendo em vista que a nova configuração da ordem econômica mundial e os atuais padrões mundiais na produção e circulação de mercadorias ampliaram as possibilidades de distribuição internacional de numerosos riscos difusos à saúde humana e ambiental, julgue os itens a seguir, a respeito de vigilância sanitária.
A rotulagem dos alimentos é ação demandada pela evolução do mercado internacional de alimentos e pelo reconhecimento dos direitos do consumidor, e sua aplicação está voltada para a qualidade e a quantidade dos componentes dos alimentos sob o aspecto nutricional.
São aspectos que devem ser considerados na seleção do leite para elaboração de produtos lácteos, EXCETO:
boas características organolépticas;
isenção de microrganismos patogênicos;
baixa acidez;
isenção de antibióticos;
teor de gordura de 3,2%.
A adição, de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações, deficiências de qualidade da matéria-prima ou defeitos na elaboração, constitui uma:
falsificação;
alteração;
adulteração;
contaminação;
preservação.
De acordo com a legislação de Informação Nutricional Complementar, um produto que tenha, em seu conteúdo absoluto, a quantidade de 1,5 g de gordura por 100 ml, pode apresentar, corretamente, em relação à gordura, o atributo
pobre
livre
zero
sem
isento de
O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia a manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos. De acordo com a Anvisa, essa alegação somente deve ser utilizada para
ácidos graxos ômega 3, de cadeia longa, provenientes de óleos de peixe.
ácidos graxos ômega 3, de cadeia média, provenientes de óleos de peixe.
produtos que apresentem, no mínimo, 1 g de ácido eicosapentaenoico em 100 g de produto pronto para o consumo.
produtos que apresentem, no mínimo, 1 g de ácido docosahexaenoico na porção.
produtos que apresentem, no mínimo, 0,1 g de ácido docosapentaenoico em 100 g de produto pronto para o consumo.
De acordo com a Anvisa, qual substância necessita de que, no rótulo do produto, conste a frase de advertência, em destaque e em negrito, o consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos?
Licopeno
Luteína
Zeaxantina
Fitoesteróis
Quitosana
Nutrição - Princípios Gerais de Conservação dos Alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das técnicas de conservação de alimentos, utilizadas para evitar as alterações provocadas pela ação microbiana, enzimática, física ou química, julgue os itens subsecutivos.
A preservação de frutas pela adição de açúcar, o que as transforma em geleia, deixa o produto com 0% de umidade, o que lhe garante prazo de validade superior a 12 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...