Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de Bancos de Leite Humano (BLH), assinale a opção correta.
O leite humano ordenhado pode ser transportado desde que seja previamente submetido à pasteurização.
A técnica de degelo do leite humano ordenhado e congelado, seja em banho-maria ou em forno de micro-ondas, deve assegurar que a temperatura do produto final não exceda a 50 ºC.
Atualmente os BLH têm se configurado como estruturas de apoio e favorecimento ao desmame comerciogênico.
A ordenha mecânica é a técnica que mais minimiza os riscos de contaminação do leite humano com agentes nocivos do ambiente além de possibilitar maior rendimento em termos de volume coletado.
Caso o BLH não disponha de área específica para a estocagem de leite cru coletado, a estocagem poderá ser realizada na sala de processamento, desde que nesse local haja uma área específica para estocagem, com geladeira ou freezer exclusivos para o leite cru.
A adequada hidratação de atletas caracteriza-se como importante estratégia para seu desempenho. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Conhecendo-se a variação ponderal antes e após a atividade física, o volume de líquido ingerido e o excretado durante a realização da atividade é possível estimar a taxa de sudorese e o grau de desidratação de um atleta.
Bebidas esportivas que contém sacarose e glicose promovem menor absorção de água e sódio e maior absorção de carboidrato.
Indivíduos que são musculosos e com percentual de gordura adequado possuem menor conteúdo de água no organismo que indivíduos com percentual de gordura maior.
O processo de reidratação após o exercício deve se basear na ingestão voluntária de líquidos com baixo teor de sódio para prevenir efeitos colaterais indesejáveis.
A desidratação durante o exercício reduz a osmolalidade e o volume plasmáticos, diminui os batimentos cardíacos reduzindo, consequentemente, o desempenho atlético.
A imunonutrição aplica o efeito farmacológico e benéfico de nutrientes no tratamento de pacientes catabólicos, modulando outros metabólicos, processos imunológicos e inflamatórios. O nutriente que se destaca como a principal fonte energética para os enterócitos, que atua como precursor da glutationa e que fornece substrato energético aos linfócitos, favorecendo sua proliferação é
o triptofano.
a glutamina.
a glicose.
o arginina.
o ácido graxo ômega 3.
Por muito tempo acreditou-se que a deficiência de vitamina D não ocorria em países ensolarados. Entretanto, pesquisas recentes têm demonstrado prevalências significantes dessa deficiência, até mesmo no Brasil. A respeito de necessidades nutricionais de vitamina D e de fatores associados, assinale a opção correta.
Ainda não é possível fortificar alimentos com vitamina D, em função da instabilidade química do nutriente e do alto custo operacional.
Uma vez que é possível suprir totalmente as necessidades de vitamina D pela exposição solar, não existe recomendação dietética para esse nutriente.
A deficiência de vitamina D está associada à redução dos níveis de paratormônio, que visa preservar o estoque de cálcio nos ossos.
A capacidade de sintetizar a vitamina D pela exposição à luz solar não é prejudicada pelo uso de protetor solar, desde que seu fator de proteção seja igual ou inferior a 8.
Na forma natural, poucos alimentos contêm vitamina D. Entre suas principais fontes alimentares estão o óleo de fígado de peixe, alguns tipos de peixe como sardinha, salmão e atum, gema de ovo e fígado.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O nutricionista foi informado de que um paciente, que estava recebendo nutrição enteral polimérica, tinha apresentado diarreia por dois dias, com mais de quatro evacuações líquidas diárias. Diante dessa situação, é recomendado
diminuir a velocidade de infusão para valores iguais ou inferiores a 40 - 50 mL/h.
suspender a dieta e substituí-la pela nutrição parenteral total.
acrescentar fibra insolúvel para aumentar o volume das fezes.
administrar a solução enteral polimérica à temperatura de aproximadamente 40 oC.
substituir a dieta por uma formulação hidrolizada com pelo menos 500 mOsm/kg.
lipodistrofia de membro inferior, possivelmente ocasionado por interação medicamentosa
atrofia da musculatura de membro inferior por má formação
edema de membro inferior compatível com um quadro de hipoproteinemia
hiperceratose folicular, indicativo de deficiência de vitamina K
aumento da bola gordurosa de Bichart, sugestivo de deficiência de vitamina A
O consumo frequente e em grande quantidade de gorduras, açúcar e sal aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração.
Acerca desse tema, assinale a opção correta, considerando a diretriz específica estabelecida pelo Ministério da Saúde no guia alimentar para a população brasileira.Com base nas necessidades de ingestão de iodo, ficou estabelecido no guia que o consumo de diário de sódio deve ser de, no máximo, 5 g.
O controle do consumo de açúcar inclui também a ingestão de frutas muito doces, como o caqui. Segundo esse controle, a ingestão de açúcar não deve ultrapassar 5% do valor energético total da dieta.
A hidrogenação das gorduras (gorduras trans) diminui o tempo de prateleira dos produtos, o que representa um dos motivos que justificam o não consumo desse tipo de gordura.
A contribuição de gorduras e óleos de todas as fontes não deve ultrapassar os limites de 15 a 30% da energia total da alimentação diária.
No guia, é recomendada a substituição do sal comum (cloreto de sódio) pelo sal de potássio, nos casos de indivíduos hipertensos. Para os normotensos, o uso do sal light provoca hipercalemia.
Com o envelhecimento, os homens têm maior perda muscular em virtude do declínio do hormônio do crescimento (GH), do fator de crescimento relacionado à insulina (IGF-1) e à testosterona.
Com o avançar da idade, é comum ocorrer aumento de mais de 15% no gasto metabólico basal. Como os idosos normalmente reduzem a ingestão alimentar, é comum ocorrer emagrecimento e sarcopenia.
Independentemente da ingestão proteica, a prática de exercícios de resistência promove aumento significativo da massa e da força muscular em idosos, podendo levar à cura da síndrome sarcopênica.
A obesidade é considerada fator de proteção da sarcopenia, uma vez que essa síndrome está diretamente associada a situações de magreza ou desnutrição do idoso, e não ao excesso de peso.
As alterações da composição corporal com o envelhecimento incluem aumento do teor de água corporal, o que pode ser erroneamente avaliado como aumento de massa muscular esquelética.
O uso de equações para o cálculo da estimativa das necessidades de energia é bastante comum na prática clínica. Com referência a esse tema, assinale a opção correta.
Entende-se por termogênese facultativa aquela necessária para adaptação a condições ambientais, representada pelo fator térmico em indivíduos com febre.
A equação de Harris & Benedict, que considera o peso, a estatura e a idade do indivíduo, normalmente superestima o valor da taxa metabólica basal. Esse componente responde pela maior parte do gasto energético diário de uma pessoa.
As equações propostas pela Organização Mundial de Saúde consideram, necessariamente, a estatura do indivíduo.
Caso o indivíduo apresente atividade física muito leve, o fator de atividade será igual a 1,0, ou seja, a taxa metabólica basal equivalerá ao gasto energético diário.
O efeito térmico dos alimentos contribui com cerca de 50% do gasto energético e, portanto, está presente na maioria das equações para estimativa das necessidades energéticas.
Essa dieta não deve ser administrada em porções distais ao piloro (duodeno ou jejuno) caso o carboidrato principal seja a maltodextrina.
Trata-se de dieta hipercalórica, com densidade energética superior a 2,0 kcal/mL e indicada para situações de hipermetabolismo.
A razão aproximada de 130 kcal não proteica por grama de nitrogênio sugere que a formulação apresenta equilíbrio energético-proteico.
Provavelmente os nutrientes, especialmente as proteínas, estão hidrolisados, pois a dieta apresenta elevada osmolalidade.
Trata-se de dieta hiperlipídica, uma vez que o percentual energético desse nutriente supera em 35% o valor energético total (VET) da dieta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...