Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A varfarina é um agente anticoagulante oral que reduz a produção hepática de quatro fatores de coagulação dependentes de vitamina K. Acerca da interação competitiva da droga com nutrientes, assinale a opção correta.
Suplemento de vitamina E, independentemente da dose, apresenta pouca interação com a varfarina, uma vez que o metabolismo dessa vitamina não envolve o fígado.
Deve-se aumentar a oferta de vitamina K na dieta, uma vez que essa medicação provoca redução na biodisponibilidade dessa vitamina.
A vitamina K deve ser praticamente excluída da dieta, para que a varfarina atinja seu maior potencial de ação.
Cebola, alho, mamão papaia e manga devem ser evitados, uma vez que esses alimentos inibem o efeito da droga.
Deve ser mantido um equilíbrio entre a dose do fármaco e a ingestão de vitamina K, sem a necessidade de proibição do consumo de verduras de folhas verdes escuras.
O alimento lácteo a ser indicado para um paciente que necessita consumir proteína de boa qualidade e digestibilidade, baixo teor de lactose e fonte de cálcio é
o iogurte.
a proteína do soro de leite (whey protein).
o queijo minas.
o leite evaporado.
o creme de leite.
A litíase renal é uma doença que se caracteriza pela formação de cálculo no trato urinário. Essa formação é um fenômeno multifatorial que resulta da supersaturação urinária, com consequente formação e crescimento de cristais. Os tipos mais comuns de cristais formados são originados do oxalato de
ferro.
sódio.
sódio.
magnésio.
potássio.
Nutrição - Microrganismos em Alimentos. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Na emergência de um hospital, no início da manhã, foi atendido um casal que, após jantar em casa de amigos, apresentou visão prejudicada, dificuldade para falar, engolir e respirar, além de evidências de paralisia muscular. Eles relataram ter consumido sucos e torradas com patês de salmão enlatado, frango com ricota e picles (pepino em conserva). Os sintomas relatados são clássicos de enfermidade transmitida por alimentos causada por
Staphylococcus aureus.
Salmonella.
Clostridium botulinium.
Bacillus cereus.
Escherichia coli.
Uma idosa de setenta anos de idade, portadora de doença de Alzheimer em grau avançado, apresentou perda ponderal recente de 9% e diagnóstico de magreza, segundo o índice de massa corporal. Acerca dos fatores associados a essa doença e à conduta mais adequada, assinale a opção correta.
Deve-se avaliar o consumo alimentar, investigar possível redução da ingestão e fornecer dieta com maior concentração energética, visando melhorar seu estado nutricional.
O emagrecimento relatado, como é inferior a 10%, não representa perda grave de peso. Para ter segurança do estado nutricional é imprescindível que se realize um exame de bioimpedância elétrica.
Caso a paciente apresente constipação intestinal, é indicado que a dieta seja de consistência líquida completa, uma vez que este tipo de dieta estimula o peristaltismo em portadores de Alzheimer.
A perda de peso deve ter sido consequência da doença de Alzheimer primariamente, uma vez que ocorre elevado catabolismo, com aumento em pelo menos 1,5 vezes do gasto energético total.
É comum um quadro de dislipidemia associado, o que justifica a redução profilática do teor total de lipídio da dieta para menos de 20% do valor energético da dieta.
Acerca da fenilcetonúria, um distúrbio genético metabólico associado à fenilalanina (PHE), assinale a opção correta.
Adoçantes artificiais à base de aspartame são uma escolha segura nesse caso.
Mesmo que uma gestante esteja com concentrações muito elevadas de PHE, o feto estará protegido de possíveis efeitos pela ação da barreira placentária.
Nessa doença, a PHE não é metabolizada em tirosina.
O tratamento nutricional com baixo teor de PHE previne a deterioração neurológica quando a causa independe de PHEhidroxilase.
Por cocção em calor úmido, temperatura controlada e adição de álcalis, é possível reduzir o teor de PHE em produtos cárneos.
Hepatopatias são caracterizadas por agressão e necrose celular, resposta imunológica e regeneração celular que comprometem a estrutura hepática e a funcionalidade dos hepatócitos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Na terapia nutricional parenteral para pacientes estáveis, recomenda-se o uso de emulsões lipídicas especiais à base de triglicerídios de cadeia longa e de cadeia média, ou mesmo a restrição lipídica uma vez por semana.
Na colestase crônica, é frequente a deficiência de ácido fólico, vitamina B12, vitamina B6, biotina, tiamina, riboflavina, niacina e ácido pantotênico.
Aumento nos níveis plasmáticos de aminoácidos de cadeia ramificada e redução nos aminoácidos aromáticos favorecem o quadro de encefalopatia hepática, justificando uma redução no consumo de derivados do leite e da soja.
Em pacientes cirróticos, a contribuição do tecido adiposo para a produção de energia durante o jejum de curta duração é de 70%.
Esteatose hepática é uma manifestação rara nos casos de ingestão excessiva de álcool.
A intervenção nutricional no paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) precisa acontecer tão logo seja feito o diagnóstico da doença. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A perda de peso, frequentemente observada, é atribuída à elevação do fator de necrose tumoral que desencadeia a liberação de outras citocinas que, em última instância, aumentam o dispêndio energético e promovem catabolismo muscular.
Quanto à distribuição percentual entre os macronutrientes no total de energia consumida, estudos recentes preconizam dietas com elevado teor de gordura (50 a 60%) e reduzido teor de carboidratos (20 a 30%), com o objetivo de reduzir a formação de gás carbônico.
Havendo anorexia, comum nesses casos, recomenda-se que, em uma refeição, sejam ingeridas primeiramente as hortaliças cruas ou as frutas, de modo a garantir o aprovisionamento de micronutrientes.
A subestimativa da necessidade energética, com consumo insuficiente de alimentos, favorece balanço nitrogenado negativo com proteólise muscular, podendo acarretar necessidade de assistência ventilatória mecânica.
A oxidação de gordura, com menor quociente respiratório, pode representar a principal via para obtenção de energia, particularmente quando o paciente está em choque e com falha de múltiplos órgãos.
Vários são os efeitos indesejáveis durante a corticoterapia, em geral relacionados ao tempo de tratamento e uso de glicocorticoides de ação mais prolongada. Assinale a opção correspondente às manifestações iatrogênicas clássicas, fortemente associadas ao estado nutricional do paciente.
hipoglicemia crônica, pela redução de glucagon normalmente inibido pelo glicocorticoide
alterações menstruais, redução da libido e esterilidade, pela redução comum de testosterona
mania e psicose, pseudotumor cerebral pelo aumento benigno da pressão intracraniana, provocada pelo corticoide
obesidade centrípeta, atrofia muscular proximal e resistência à insulina, conhecida como síndrome cushingoide
redução do apetite e edema marasmático, pelo aumento adjacente de aldosterona
Trabalhando com substituições, por meio de uma lista de grupos de alimentos, é possível saber a quantidade média de carboidratos de cada grupo de alimentos, o que facilita o controle glicêmico de pacientes diabéticos. Considerando que metade de uma unidade de pão francês possui aproximadamente 15 g de carboidrato, o melhor substituto deste alimento, deverá ser
quatro colheres de sopa de carne moída.
oito unidades de biscoito tipo cream cracker.
duas colheres de sopa cheias de arroz.
metade de um copo de leite integral.
duas mangas pequenas ou 30 unidades de uva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...