Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A UL representa o nível de ingestão com máximo risco de toxicidade para indivíduos e grupos populacionais. Não é um nível de ingestão recomendável, uma vez que há risco quando o consumo excede a RDA ou a AI.
No caso das necessidades de energia, utiliza-se a RDA para estabelecer as recomendações de ingestão, com o objetivo de garantir o consumo adequado não apenas de energia, mas também de proteínas e micronutrientes.
A EAR representa o valor de ingestão de um nutriente estimado para cobrir a necessidade de 50% dos indivíduos saudáveis de determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo. Esse parâmetro é utilizado como base para estabelecer a RDA.
A RDA representa o nível de ingestão dietética suficiente para cobrir as necessidades de 100% dos indivíduos saudáveis em determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo.
A AI é o nível de ingestão de nutrientes a ser utilizado em substituição à RDA e representa o dobro do valor da EAR. Assim, a AI deve ser utilizada para avaliar adequação e planejamento da ingestão dietética de grupos populacionais.
Funcionários da secretaria de saúde foram convidados a preencher um questionário referente aos seus hábitos de vida, entre os quais se avaliou o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV). A partir dessa análise preliminar, foram formados dois grupos: um, formado por quatro mil funcionários que consumiam menos que 400 g de FLV por dia; outro, composto por setecentos empregados que consumiam FVL na quantidade recomendada. Decorridos dez anos, observou-se que o consumo de FVL foi inversamente relacionado ao risco de eventos coronarianos. Considerando-se o delineamento da pesquisa descrita, o tipo de estudo que caracteriza essa investigação é
ensaio clínico randomizado.
estudo de caso-controle.
estudo ecológico.
estudo de coorte.
estudo quase-experimental.
Entre as mulheres, a tendência de aumento de excesso de peso foi interrompida entre as medições de 1989 e de 2002-2003. Contudo, observou-se retorno da tendência de aumento em 2008-2009.
A prevalência de obesidade entre as mulheres (índice de massa corporal igual ou superior a 30 kg/m2) sempre foi superior àquela entre os homens. Isso é esperado em função da diferença da composição corporal entre os sexos.
Considerando os quatro períodos, é possível afirmar que a prevalência da obesidade entre as mulheres tende a se estabilizar na região Sudeste, o que é um comportamento diferente do detectado nas outras regiões brasileiras.
Declínios contínuos do déficit de peso são registrados para ambos os sexos na região Sudeste, mas apenas para os homens é possível afirmar que já houve controle da desnutrição na população adulta.
Aumentos contínuos na prevalência do excesso de peso e da obesidade são observados entre os homens da região Sudeste. Atualmente mais da metade da população adulta apresenta índice de massa corporal entre 25 e 30 kg/m2.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 44 e 45
A seguinte solução de nutrição parenteral total, com esquema 3 em 1 diário, foi prescrita para um indivíduo adulto com massa corporal de 50 kg: 600 mL de solução de aminoácidos a 10%; 250 mL de solução lipídica a 20%; 460 mL de solução de glicose a 50%;Assinale a opção correspondente à velocidade de infusão de glicose (VIG) na situação apresentada e à interpretação correta do resultado.
VIG = 6,0 mg/kg/min; está dentro do limite recomendado para pacientes estáveis.
VIG = 7,6 mg/kg/min; excede o limite recomendado para pacientes críticos e estáveis.
VIG = 0,08 g/kg/min; tolerável mesmo no caso de pacientes críticos
VIG = 1,0 mg/kg/min; abaixo do recomendado, podendo ocasionar hipoglicemia no paciente
VIG = 3,2 mg/kg/min; está dentro do limite recomendado para pacientes estáveis.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A terapia nutricional enteral (TNE) apresenta várias vantagens fisiológicas, metabólicas, de segurança e de custo/benefício em relação à nutrição parenteral total (NPT). Contudo, existem critérios estabelecidos de indicações e contraindicações também para seu uso. Assinale a opção correspondente a indicação primária da TNE.
fístula jejunal de alto débito
lesão de face e mandíbula
íleo paralítico intestinal
sangramento gastrointestinal
hiperemese gravídica
As diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), publicada em 2010, incluem a instituição de processos permanentes de educação alimentar e nutricional (EAN). Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Os termos educação nutricional e educação alimentar são sinônimos e definem aspectos associados a nutrição e alimentação, alimento, produção, abastecimento e transformação.
A EAN possui como princípio o ensino da composição e das propriedades funcionais dos alimentos, com base nos nutrientes.
A EAN tem como objetivo promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.
A abordagem de EAN deve ser feita, exclusivamente, pelo nutricionista, conforme a legislação que regulamenta o exercício da profissão.
Uma das principais estratégias de intervenção é a abordagem do tema como uma disciplina no ensino fundamental, como Ciências ou Biologia.
decisão
ação
manutenção
pré-contemplação
contemplação
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao esquema de alimentação complementar para crianças com idade entre seis meses e dois anos, que estão em aleitamento materno, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, assinale a opção correta.
Visando à segurança sanitária dos alimentos, recomenda-se que a dieta da criança seja preparada separadamente da refeição da família, mesmo para crianças com mais de doze meses de idade.
O leite materno deve ser oferecido em livre demanda, porém o intervalo entre a mamada que antecede as principais refeições deve ser espaçado, com observância dos sinais de fome e da saciedade da criança.
Devem ser oferecidos a crianças de seis a sete meses de idade no máximo três tipos de frutas e três tipos de hortaliças, para evitar o aparecimento de intolerâncias e aversões alimentares.
A quantidade de comida ingerida pela criança de nove a onze meses de idade deve ser reforçada, uma vez que a alimentação complementar deve atingir o mínimo de 550 kcal por dia.
Para evitar o aparecimento de alergias aos alimentos ou à proteína heteróloga, as carnes bovina e de frango só devem ser introduzidas na dieta da criança depois de doze meses de idade.
A redução dos níveis de proteínas plasmáticas, como a albumina, pode ser ocasionada pela diminuição da biossíntese hepática em virtude do limitado suprimento de substrato energético e proteico. Confirmada essa hipótese, é provável que o indivíduo apresente
algum tipo de hepatopatia.
desidratação severa.
estado infeccioso ou inflamatório.
algum tipo de anemia.
risco de desnutrição.
O diagnóstico seria de eutrofia, caso a adolescente tivesse 16 anos de idade.
Um aumento de 10% na massa corporal da adolescente não provocaria nenhuma alteração no diagnóstico nutricional em questão.
O diagnóstico é de baixo peso, pois o resultado se encontra abaixo do percentil 5 de classificação do IMC.
O diagnóstico será de baixo peso, apenas se o resultado estiver abaixo do percentil 3 de classificação do IMC, não apresentado na tabela.
O diagnóstico pode ser de eutrofia, uma vez que a estatura indica provavelmente alta compleição corporal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...