Questões de Nutrição do ano 2020

Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) possui recomendações dietéticas estabelecidas, que fundamentam as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira. Em relação a tais recomendações, NÃO é adequado:

    A) Limitar o consumo de açúcares livres.

    B) Manter o equilíbrio energético e o peso saudável.

    C) Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras.

    D) Limitar o consumo de sal iodado e substituí-lo pelo sal sem iodo.

    E) Limitar o consumo energético procedente das gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans.

A digestão dos carboidratos acontece inicialmente na boca. A enzima ptialina, também chamada de amilase salivar, é secretada pelas glândulas salivares. Esta enzima quebra as ligações alfa-1?4 entre as moléculas de glicose do amido e as hidrolisa até maltose e oligossacarídeos. Como o alimento passa pouco tempo na boca, este processo é incompleto, pois a amilase não consegue quebrar as ligações alfa 1?6 que existem entre as moléculas de glicose. Considere o metabolismo desse nutriente e assinale a alternativa CORRETA:

    A) A absorção é o transporte de moléculas do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea. Após a absorção, o fígado libera toda a glicose absorvida para a corrente sanguínea.

    B) A maior parte da digestão de carboidratos acontece no intestino delgado (duodeno) e esta digestão ocorre não só no lúmen, mas também na borda em escova do enterócito, onde a enzima lactase transforma a galactose em duas glicoses.

    C) A amilase salivar continua atuando até chegar no estômago, onde sua ação é inibida pelo pH ácido. Já no intestino delgado, a enzima amilase pancreática forma principalmente maltose, oligossacarídeos (dextrinas) e determinada quantidade de isomaltose.

    D) A protease participa da digestão completando o metabolismo dos Carboidratos.

    E) A lipase e amilase complementam esse processo digestivo, tendo como produto final os ácidos graxos.

A partir da luta e contribuição de pessoas de instituições governamentais e não governamentais atuantes no campo da alimentação e nutrição, foi formulada a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a qual representa um avanço e uma conquista no que se refere à legitimação das ações nesta área enquanto parte da Política Nacional de Saúde, sob responsabilidade dos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde. Prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e nutrição, assim como a carência de vitamina A, de iodo, anemia ferropriva e a desnutrição energético-proteicas, de acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), são definidas como:

    A) Doenças carências de exclusividade.

    B) Doenças carências.

    C) Doenças não metabólicas.

    D) Endemias carências.

    E) Doenças primárias.

Para estimar quantidades de alimentos a serem adquiridos ou servidos, bem como para adequação do cálculo do valor nutricional de cardápios, devem ser compreendidos dois conceitos básicos, são eles:

    A) Porção e Per capita.

    B) Índice de Correção e Índice de Cocção.

    C) Índice de Cocção e Porção.

    D) Índice de Correção e Per capita.

    E) Índice de Cocção e Per capita.

ARDC 216 dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Sobre a matéria, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Desinfecção é a operação de eliminação total, por método físico e ou agente químico, de microrganismos de um determinado alimento.

    B) Limpeza é a operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades.

    C) Antissepsia é a operação que visa à eliminação de microrganismos presentes na pele, durante a lavagem das mãos com sabonete antisséptico ou por uso de agente antisséptico após lavagem e secagem das mãos.

    D) Contaminantes são substâncias ou agentes de origem biológica, química ou física, estranhos ao alimento, que sejam considerados nocivos à saúde humana sem que comprometam a sua integridade.

    E) Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas é sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a controlar o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas são responsáveis por 70% de todas as mortes no mundo. Isso acarreta um problema de ordem global de saúde, gerando perda da qualidade de vida, mortes prematuras e grandes impactos econômicos e sociais em vários países. A vitamina D tem sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, demonstrando sua função além do metabolismo do cálcio e da formação óssea, incluindo sua interação com o sistema imunológico. Sobre a Vitamina D pode-se afirmar:

    A) A vitamina D é produzida in vivo principalmente através da radiação solar ultravioleta B, sendo que a alimentação supre apenas em torno de 20% das necessidades essenciais do organismo por meio de colecalciferol ou vitamina D3, e a ergocalciferol ou D2 vegetal.

    B) A pele produz mais de 60% da vitamina D necessária. Esta produção depende do comprimento de onda da radiação ultravioleta (290-315nm) e do número de fótons absorvidos, por outros fatores, tais como a reduzida exposição aos raios UVB, o aumento da pigmentação da pele, o uso de filtros solares e o ângulo da luz solar, que atinge a superfície da Terra (ângulo de Zénite) e juntos afetam este processo.

    C) A pigmentação da pele, estação do ano, exposição ao sol e ingestão de cálcio não influenciam nas concentrações de vitamina D3. Ela também exerce uma importante função na regulação da homeostasia mineral por meio de sua ação nos ossos, nas glândulas paratireoides, nos rins e no intestino.

    D) Nos tecidos, sua forma ativa (1,25-OH2D) atua ligando-se a um receptor nuclear específico, pertencente à família de receptores dos hormônios esteroides e Supra-renais. Contudo, esse receptor, bem como a enzima que transforma a 25-OHD na forma ativa da vitamina D, foi identificado em outros tecidos.

    E) A vitamina D está inserida em vários processos metabólicos e é conhecida como sinalizadores moleculares, e sua deficiência poderá dificultar as funcionalidades celulares, ou ocasionando lesões de forma crônica, facilitando o aparecimento de doenças de amplos espectros, inclusive a forma crônica.

A realização de conduta nutricional sempre estará respaldada na analise dos exames físicos, bioquímico e em uma anamnese alimentar. Na etapa de exame físico para a avaliação nutricional, a pele com petéquias apresenta sinais de deficiência de:

    A) Vitamina A.

    B) Vitamina C.

    C) Vitamina K.

    D) Proteína.

    E) Ferro.

Evidencia-se que o treinamento está diretamente relacionado às vantagens decorrentes da sua aplicação, tanto para o empregado quanto para a empresa. Através do treinamento, vários resultados satisfatórios dentro de uma UAN poderão ser atingidos. Assinale a alternativa que NÃO possui relação direta com o treinamento bem sucedido:

    A) Redução das perdas e danos com gêneros, equipamentos e utensílios.

    B) Aumento da produtividade.

    C) Melhoria das técnicas e dos padrões de execução.

    D) Redução das ações de supervisão.

    E) Aumento da taxa de absenteísmo, decorrente do aumento de confiança no desempenho do empregado.

O envelhecimento é um processo natural que começa na concepção e termina na morte. Os estudiosos vêem o envelhecimento em termos de processo cronológico, biológico, psicológico e social. Essas alterações podem ser influenciadas por eventos da vida, enfermidades, genética e fatores sócio-econômicos e de estilo de vida. Portanto, a idade fisiológica de uma pessoa reflete o estado de saúde, mas pode ou não refletir a idade cronológica. Os fatores de estilo de vida que parecem influenciar a idade fisiológica são:
I- Adequação e regularidade do sono. II- Frequência de consumo de refeições balanceadas. III- Atividade Física descontinuada. IV- Hábito de fumar. V- Extensão do consumo de álcool e peso Corporal.
Com relação aos itens acima relacionados, acerca das características do estilo de vida que podem influenciar a idade fisiológica, assinale apenas a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO.

    A) II, III e V.

    B) I, II, III e V.

    C) II, III, IV e V.

    D) I, II, IV e V.

    E) II e III.

Ao analisar dados antropométricos de um estudo sobre avaliação nutricional de adultos, o coordenador da pesquisa observou que havia diferentes medidas de dobras cutâneas e circunferência da cintura de um mesmo indivíduo. Essa situação pode ocorrer devido a:

    A) O desconhecimento dos avaliadores sobre a anatomia básica do corpo humano.

    B) A impossibilidade de padronização de medidas antropométricas.

    C) A tomada de medidas realizadas em diferentes ambientes.

    D) A impossibilidade de calibração dos equipamentos para tomada de medidas.

    E) A recusa do avaliado em informar as medidas tomadas em outras ocasiões.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...