Questões de Nutrição do ano 2020

Lista completa de Questões de Nutrição do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os lipídios são de grande importância na indústria alimentícia, já que são fonte majoritária de energia na dieta e afetam diretamente os valores nutricionais, o gosto e a textura dos alimentos. Na área alimentícia, os lipídios são usados em óleos de cozinha, margarinas, manteigas, maioneses, cremes e outros produtos. Para estas aplicações, três processos são fundamentais:

    A) a homogeneização, a esterilização e o fracionamento.

    B) a hidrogenação, o fracionamento e a interesterificação.

    C) a oxidação, a hidrogenação e a adição de corante.

    D) a uniformidade, a adição de corante e a oxidação.

    E) a hidrogenação, a esterilização e a interesterificação.

Os pacientes com doença inflamatória intestinal apresentam maior proporção de bactérias colônicas nocivas. Sendo assim, o uso de probióticos pode ser adjuvante na terapia nutricional por promover os seguintes benefícios:

    A) a melhora da atrofia de vilosidades intestinais e a redução das náuseas e vômitos.

    B) a redução da intolerância à lactose e o aumento da produção de ácidos graxos de cadeia curta.

    C) a maior tolerância para fórmulas hiperosmolares e o aumento da absorção de vitamina B12.

    D) a prevenção da translocação bacteriana e o aumento da funcionalidade das junções intracelulares.

    E) o aumento da motilidade gastrointestinal e a redução da síntese de citocinas inflamatórias.

Diretriz ACERTO de intervenções nutricionais no perioperatório em cirurgia geral eletiva, dentre algumas normativas, estabelece que “Bebidas contendo carboidratos associados a fonte proteica (glutamina ou proteína do soro do leite) podem ser ingeridas até 3h antes do procedimento anestésico com segurança”. “Podendo ser utilizadas para abreviar o jejum pré-operatório.”. Qual o grau de recomendação e força de evidência desse procedimento?

    A) Grau da Recomendação: FRACA e Força de evidência: ALTA.

    B) Grau da Recomendação: MODERADA e Força de evidência: MODERADA.

    C) Grau da Recomendação: FRACA e Força de evidência: MODERADA.

    D) Grau da Recomendação: ALTA e Força de evidência: MODERADA.

    E) Grau da Recomendação: MODERADA e Força de evidência: ALTA.

Os idosos hospitalizados que precisam da Terapia Nutricional Enteral, de acordo com o Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia, precisam respeitar quais critérios para a reintrodução da alimentação via oral?

    A) Após a liberação da equipe de fonoaudiólogia e ingestão alimentar espessada, atingindo 40 a 50% das necessidades nutricionais.

    B) Ausência do reflexo esofágico, sendo necessária a utilização de espessantes, e atingindo a ingestão alimentar de aproximadamente 50 a 65% das necessidades nutricionais, uma vez que a nutrição oral deve ser prioritária.

    C) Presença da deglutição segura, e a consistência da dieta ser pastosa, com a liberação de frutas cozidas.

    D) Presença da deglutição efetiva e segura, atingir a ingestão alimentar de aproximadamente 50 a 75% das necessidades nutricionais.

    E) Após a verificação da presença da deglutição segura e assistida pela equipe de enfermagem e médica, com dieta pastosa amassada.

No que se refere ao uso de antioxidantes nos pacientes oncológicos, o consenso Nacional de Nutrição Oncológica, volume II, esclarece:

    A) Os antioxidantes estão contraindicados em doses acima das recomendadas pela DRI, visto que, alguns podem se transformar em pró-oxidante, favorecendo o estresse oxidativo e promover ou até mesmo estimular a carcinogênese.

    B) Associação das vitaminas A, C e E pode intensificar os efeitos colaterais da QT, como diarreia e vômito.

    C) Entre os antioxidantes não enzimáticos, que têm recebido maior atenção por sua possível ação benéfica ao organismo, estão os carotenoides, a vitamina C (ácido ascórbico) e E (tocoferol), o selênio e o Cromo.

    D) A vitamina C é considerada antioxidante por sua propriedade redox, que a habilita como doadora de elétrons para alguns órgãos.

    E) Só devemos considerar o uso de suplementos de vitaminas e de minerais em determinadas situações fisiológicas ou clínicas específicas, como por exemplo: diminuída demanda metabólica e aumentada absorção, que possam implicar em deficiência de algum micronutriente, devendo, contudo, exceder a DRI.

Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) desenvolveu um guia de alimentação saudável em tempos de COVID – 19. No texto do guia, há orientação sobre como devemos armazenar os alimentos após o preparo e tempo de consumo. No que diz respeito ao tempo de armazenamento dos alimentos após servidos as refeições, orienta-se que os alimentos que estão fora da panela sejam guardados em potes fechados e permaneçam sob refrigeração na geladeira por

    A) até 4 dias.

    B) até 1 a 2 dias.

    C) até 1 dia.

    D) até 48 horas.

    E) até 3 dias.

As doenças inflamatórias intestinais (DII), (termo) que compreendem, principalmente, doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa inespecífica (RU), são um problema de saúde pública em muitos países. Aos pacientes com doenças inflamatórias intestinais em atividade da doença, recomenda-se:

    A) Minimizar carboidratos simples, fibras solúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,2 a 1,5g/kg.

    B) Minimizar carboidratos complexos, aumentar fibras solúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,5 a 2,0/Kg.

    C) Restringir carboidratos simples, fibras solúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,0 a 1,2g/Kg.

    D) Maximizar carboidratos complexos, restringir fibras insolúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica 0,8 a 1,2g/Kg.

    E) Restringir carboidratos simples, fibras insolúveis e alimentos flatulentos. Necessidade proteica de 1,2 a 1,5g/Kg.

Nos últimos anos observaram-se diversas mudanças ocorridas no país, elas são de natureza política, econômica, cultural e social; de redução das desigualdades sociais, rápidas transições demográficas e nutricionais, tendo em vista o envelhecimento da população, redução do número de filhos por mulher, e a emergência das doenças crônicas não transmissíveis, como as que acometem os brasileiros. No que se refere à alimentação e à nutrição, houve um crescente consumo de açúcares e gorduras, a Diretriz 6 do Guia Alimentar para a População Brasileira limita o consumo de açúcares livres, no máximo, a:

    A) 20% do valor energético total.

    B) 15% do valor energético total.

    C) 10% do valor energético total.

    D) 5% do valor energético total.

    E) 25% do valor energético total.

A Contaminação dos alimentos se dá quando ocorre a presença de qualquer material nos alimentos, afetando diretamente a saúde do comensal. Tudo aquilo que pode causar algum mal à saúde é um risco potencial. Existem três tipos: biológicos, físicos e químicos. Enumere a COLUNAII de acordo com a COLUNAI, relacionando os tipos de contaminação apresentados.
1 . Contaminação Biológica 2 . Contaminação Física 3 . Contaminação Química
( )Fio de cabelo ( )Estilhaço de vidro ( )Antibiótico ( )Bactéria patogênico
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da associação:

    A) 1, 3, 1 e 2.

    B) 1, 2, 3 e 3.

    C) 2, 2, 3 e 1.

    D) 2, 1, 2 e 3.

    E) 3, 2, 1 e 1.

Conforme a Lei nº 6.583/78, de 20 de outubro de 1978 (DOU 24/10/78), criam-se Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas regulando e dando outras providências. De acordo com a base legal, como tais conselhos se constituem no seu conjunto?

    A) Autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público, sem autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Saúde.

    B) Empresa pública, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Saúde.

    C) Autarquia federal, com personalidade jurídica de direito privado e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Saúde.

    D) Sociedade de economia mista, com personalidade jurídica de direito privado e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.

    E) Autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...