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Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Tendo como referência os dados hipotéticos apresentados na tabela acima e os múltiplos aspectos relacionados a eles, julgue os próximos itens.
Dados como a incidência de hipertensão arterial na escola II, que dobrou em dois anos (20122014), são úteis e essenciais para o planejamento e para a administração de serviços e programas de saúde.Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
L.S, sexo feminino, 61 anos, com história de doença cardíaca isquêmica e diabetes mellitus tipo 2 há 15 anos, apresentou-se ao hospital de emergência com dor precordial de forte intensidade, dispneia e taquicardia. Foi evidenciado infarto agudo do miocárdio com alterações eletrocardiográficas. A prescrição dietética imediatamente após a liberação para iniciar a dieta deve contemplar as seguintes recomendações:
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
Durante a etapa de recepção de gêneros em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, deve-se realizar o controle quantitativo e qualitativo das mercadorias. O documento, utilizado nesta etapa, consiste em uma relação que acompanha a remessa de mercadorias expedidas, com a designação de quantidades, marcas, pesos, preços e importâncias, podendo tais referências ser substituídas pela menção dos números e valores de notas fiscais. Segundo Abreu e Spinelli (2007), a esse documento dá-se o nome de:
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O método da curva ABC, utilizado na gestão de estoques de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, consiste na verificação, em certo espaço de tempo, do consumo em valor monetário ou da quantidade dos itens de estoque. Na classificação dos itens de estoque por este método, é correto afirmar, segundo Abreu e Spinelli (2007), que:
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Uma empresa beneficiária, cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador, preconiza um cardápio que atenda os valores diários de referência para macro e micronutrientes exigidos pelo Programa. No entanto, este cardápio deverá oferecer, ainda, no mínimo:
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
Uma empresa X, que desejava terceirizar o serviço de alimentação, contratou a empresa Y para produzir e distribuir refeições em suas dependências. A fim de receber benefícios tributários, a empresa X se cadastrou no Programa de Alimentação do Trabalhador, o que exigiu o cadastramento da empresa Y no mesmo programa. Com base neste caso, a empresa Y solicitou registro no PAT na seguinte categoria:
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Sabe-se que uma refeição sensorialmente adequada agrada os sentidos de uma pessoa à medida que as preparações apresentem diversificação de sabores, aromas, cores e texturas. Segundo Proença (2005), são considerados perigos sensoriais associados ao processo de elaboração de preparações à base de carnes, EXCETO:
Nutrição - Administração dos Serviços de Alimentação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2015
Marque a opção em que as duas práticas realizadas durante a produção de refeições podem ser consideradas como promotoras de saúde, ambiental e socialmente sustentáveis, no âmbito de uma Unidade de Alimentação e Nutrição.
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A rotatividade de funcionários em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) pode ser representada pelas seguintes causas: a falta de exigência de conhecimento técnico específico para alguns cargos; remuneração salarial insatisfatória; o trabalho realizado não é atrativo e baixas possibilidades de ascensão. Marque a alternativa que expressa o índice de rotatividade (%) de uma UAN onde há, em média, 50 funcionários e o número de demissões em um mês é de 12 funcionários.
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Em uma capacitação de funcionários de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, o nutricionista optou por utilizar como estratégia metodológica uma concepção pedagógica fundamentada em uma proposta educativa crítica, reflexiva e problematizadora. Nesta capacitação, o nutricionista assumiu o papel de provocador do debate, bem como houve a valorização da experiência de vida de cada um e do diálogo, gerando a possibilidade de transformação nas ações do cotidiano em torno do tema abordado. Com base nesse exemplo, indique a teoria pedagógica escolhida pelo nutricionista como estratégia metodológica.
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