Lista completa de Questões sobre Avaliação Nutricional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os índices e indicadores são amplamente utilizados nas ciências da saúde. Acerca desse assunto assinale a alternativa correta:
Nutrição - Avaliação Nutricional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
A última POF Pesquisa de Orçamento Familiar (2008-2009) mostra o declínio do déficit de peso entre crianças, adolescentes e adultos, de ambos os sexos. A análise dos dados mostra, entretanto, que alguns fatores estão relacionados a estes resultados, de tal forma que
Nutrição - Avaliação Nutricional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Os índices antropométricos mais utilizados, recomendados pela OMS e adotados pelo Ministério da Saúde para avaliação do estado nutricional de crianças de 5 a 10 anos incompletos, são:
A ingestão dietética determinada por meio de aplicação de um recordatório de 24 horas
contém viés de memória menor que a obtida por outros métodos, como o questionário de frequência alimentar.
é útil para detectar deficiências de macronutrientes em estágio precoce ou avançado, no caso de pacientes ambulatoriais.
é o método mais utilizado em inquéritos populacionais, como o de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL).
representa a ingestão habitual, no caso de indivíduo adulto, saudável e alfabetizado.
é útil para avaliar a adequação de consumo de micronutriente abundante, como o consumo de vitamina C.
Atualmente, sabe-se que a elevada ingestão de gorduras saturadas e açúcares simples está associada ao aumento do risco para doenças crônicas não transmissíveis. Assim, segundo a legislação, a oferta de doces e/ou preparações doces aos alunos assistidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser limitada a _______________ por semana, sendo que cada porção deve conter ________ kcal. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Apesar dos fatores genéticos que fundamentam o sobrepeso e a obesidade, os fatores ambientais e do estilo de vida são determinantes para a atual epidemia da obesidade. São fatores de risco ambiental e do estilo de vida que auxiliam na prevenção do desenvolvimento da obesidade, EXCETO:
O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos anos no Brasil; é o que apontam os mais recentes levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde. A alimentação saudável pode prevenir e contribuir para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Em relação à dietética, julgue os itens seguintes, com base nos fundamentos da nutrição.
O índice de massa corporal (IMC) é uma das ferramentas utilizadas para a avaliação do peso de um adulto.
O ganho de peso recomendado para mulheres obesas durante a gestação, segundo o Institute of Medicine (IOM), considerando-se o índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional, é de
12 kg a 17 kg.
até 4 kg.
até 5 kg.
5,5 kg a 10 kg.
10,5 kg a 12 kg.
Texto para as questões de 67 a 70
Um paciente de quarenta e nove anos de idade, negro, sedentário, ex-tabagista, procurou um médico nutrólogo, queixando-se de cansaço em esforços moderados que persistiam havia três meses, além de ganho de peso. Seus exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 240 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 9,8%; colesterol total = 280 mg/dL; HDL = 34 mg/dL; LDL = 167 mg/dL e triglicerídeos = 440 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia. No exame físico, o peso do paciente foi de 105 kg; altura, 168 cm e PA = 150 × 100 mmHg. Observou-se aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas.Assinale a opção em que é apresentada a classificação desse paciente quanto ao peso.
obesidade grau II
obesidade grau III
peso normal
acima do peso
obesidade grau I
Texto para questões 56 e 57
Uma paciente de quarenta e cinco anos de idade, considerando-se acima do peso, procurou atendimento com um médico nutrólogo para avaliação e orientação. Inicialmente, a paciente relatou que come pouco, logo não entende sua dificuldade de perder peso. Ao ser questionada sobre seus hábitos, a paciente acrescentou que não faz restrições alimentares, não fuma, não pratica atividades físicas regulares e que, aos fins de semana, costuma beber cerveja. Informou, ainda, que, havia um ano, tinha sido diagnosticada com diabetes melito e que, em função desse diagnóstico, recebera orientação para realizar exercícios físicos e restrições na dieta. O exame físico ambulatorial indicou peso = 82kg; altura = 157 cm; PA = 146 mmHg × 90 mmHg; concentração de gordura no abdome e no pescoço; abdome globoso, sem presença de dor, massas ou visceromegalias e MMII com varizes calibrosas e edema (1/4). A paciente trouxe à consulta vários exames que tinham sido realizados, havia três meses, a pedido do médico da emergência hospitalar, em função de ela ter apresentado dor de grande intensidade, do tipo ardência pós-brandial, em quadrante superior do abdome. Entre os exames realizados durante o atendimento de emergência constavam radiografias de rotina para abdome agudo, que apresentavam resultados normais, EAS, que também apresentou resultado normal, e ultrassonografia abdominal, que evidenciou a presença de quatro cálculos na vesícula biliar, medindo cada um em torno de 1×1 cm. O médico nutrólogo pediu a realização de vários exames laboratoriais, cujos resultados foram: provas de função e inflamação hepática normais; amilase normal; glicemia em jejum = 110 mg/dL; glicemia pós-brandial (realizada após a refeição = 180 mg/dL; hemoglobina glicosilada (AIC) = 7,0%; creatina de 1,0 mg/dL; colesterol total = 230 mg/dL; LDL = 150 mg/dL; HDL = 35 mg/dL; triglicerídeos = 250 mg/dL.Com base no quadro clínico acima apresentado, assinale a opção em que é apresentado o diagnóstico da paciente.
obesidade grau II
obesidade grau III
peso normal
acima do peso
obesidade grau I
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...