Lista completa de Questões sobre Fisiopatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A insuficiência renal aguda é caracterizada por uma súbita redução no ritmo de filtração glomerular e uma alteração na habilidade do rim, para excretar a sua produção diária de resíduos metabólicos. Sobre os cuidados nutricionais durante a insuficiência renal aguda, é correto afirmar que:
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por obstrução lenta e progressiva das vias respiratórias. José, 58 anos, em acompanhamento nutricional a nível ambulatorial, possui diagnóstico de DPOC. Para esse paciente, algumas estratégias alimentares importantes para aumentar o apetite são:
Produz alterações características na textura da pele que envolve hiperqueratose folicular. A pele torna-se seca, escamosa e áspera. Essas características estão presentes na deficiência de vitamina:
O Projeto Diretrizes, criado por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), reúne protocolos de auxílio à decisão médica, elaborados pelas diferentes sociedades de especialidades afiliadas à AMB. Representam, na prática, padronizações de conduta que auxiliam o raciocínio e tem como base as melhores evidências científicas disponíveis.
Conforme as boas práticas recomendadas para diferentes patologias, julgue os itens a seguir.
A acidose metabólica nos pacientes com doença renal crônica (DRC) em fase não dialítica resulta da maior degradação proteica e da oxidação dos aminoácidos.O Projeto Diretrizes, criado por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), reúne protocolos de auxílio à decisão médica, elaborados pelas diferentes sociedades de especialidades afiliadas à AMB. Representam, na prática, padronizações de conduta que auxiliam o raciocínio e tem como base as melhores evidências científicas disponíveis.
Conforme as boas práticas recomendadas para diferentes patologias, julgue os itens a seguir.
Pacientes com SIC em fase de adaptação têm necessidade energética diária ideal de 60 Kcal/Kg de peso atual por dia, para compensar as perdas oriundas da má absorção.O Projeto Diretrizes, criado por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), reúne protocolos de auxílio à decisão médica, elaborados pelas diferentes sociedades de especialidades afiliadas à AMB. Representam, na prática, padronizações de conduta que auxiliam o raciocínio e tem como base as melhores evidências científicas disponíveis.
Conforme as boas práticas recomendadas para diferentes patologias, julgue os itens a seguir.
A desnutrição em pacientes com cirrose hepática parece ter correlação com maior risco de encefalopatia hepática.Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou, para 2030, 27 milhões de novos casos de câncer e 75 milhões de pessoas vivendo com a doença. No Brasil, a estimativa para o ano de 2014, válida também para o ano de 2015, aponta a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer em cada um desses anos, incluindo os casos de pele não melanoma, o que reforça a magnitude do problema no país. De acordo com a avaliação nutricional e a assistência recomendada aos indivíduos com câncer, julgue os itens a seguir. A caquexia do câncer está presente em metade dos pacientes oncológicos. Entre as características clínicas apresentadas por esses pacientes, estão a perda de tecido adiposo e muscular, a anorexia, a fadiga, a anemia e a hipoalbuminemia grave.
Considerando hipoteticamente um paciente do sexo masculino, 49 anos de idade, 72 Kg, IMC de 28 Kg/m2, portador de síndrome metabólica e pancreatite crônica, julgue os itens a seguir. Estudos mostram que a suplementação de ômega-3 (4 g a 10 g por dia) diminui os valores de triglicerídeos séricos e aumentam discretamente o HDL/C. Essas mesmas análises indicam, entretanto, que essa mesma suplementação pode provocar o aumento do LDL/C.
Considerando hipoteticamente um paciente do sexo masculino, 49 anos de idade, 72 Kg, IMC de 28 Kg/m2, portador de síndrome metabólica e pancreatite crônica, julgue os itens a seguir. Pacientes com pancreatite crônica de etiologia não alcoólica podem apresentar esteatorreia, azotorreia, diabetes, má absorção de vitaminas lipossolúveis e deficiência de vitaminas hidrossolúveis.
Considerando hipoteticamente um paciente do sexo masculino, 49 anos de idade, 72 Kg, IMC de 28 Kg/m2, portador de síndrome metabólica e pancreatite crônica, julgue os itens a seguir. A resistência à insulina é comumente relacionada à hiperglicemia crônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...