Lista completa de Questões sobre Nutrição Humana para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O botulismo é em uma doença provocada pela presença de uma bactéria estritamente aeróbica. A maioria dos casos está, portanto, associada à manutenção de alimento exposto, por muitas horas, à temperatura ambiente.
Caso a contaminação da família em questão tivesse ocorrido pela bactéria Clostridium perfringes, a situação seria ainda mais grave, pois não há soro específico para o tratamento.
A notícia empregou um termo incorreto, pois botulismo é uma doença provocada por bactéria, sendo, portanto, uma infecção, e não uma intoxicação alimentar.
Essa notícia surpreende, pois o botulismo é uma doença que, até então, era veiculada exclusivamente por alimentos enlatados.
O termo operação de guerra refere-se à necessidade de uma ação rápida de tratamento, dado que as neurotoxinas produzidas pela Clostridium botulinum podem matar em poucas horas.
Além das doenças crônicas comuns, determinadas alterações fisiológicas e anatômicas repercutem no estado nutricional do idoso. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Como método de avaliação do idoso, o IMC é ineficaz e pouco utilizado, pois, com o passar dos anos, ocorre redução da estatura devido à diminuição dos discos intervertebrais ou achatamento das vértebras.
No caso de polifarmácia e possíveis interações dos medicamentos e os nutrientes, as medicações devem ser ingeridas em jejum pelo idoso.
Para dimensionar as consequências da diminuição do metabolismo energético do idoso, é preciso calcular o gasto energético e o consumo dietético e o estado nutricional do paciente.
Se o idoso apresentar alterações da cavidade oral e dificuldade de mastigação, a dieta de consistência branda ou pastosa deve ser precocemente substituída por dieta de consistência líquida.
Em função das alterações do paladar, com piora da sensibilidade para o sal e para o açúcar, deve-se aumentar o teor de sal da dieta e oferecer bebidas mais açucaradas para o idoso.
Por meio de informações como massa e estatura, é possível determinar se um indivíduo adulto é obeso ou não. Assinale a opção em que são apresentados o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e a definição de obesidade grau I, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O IMC corresponde à massa corporal (kg) dividida pela estatura ao quadrado (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 30.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) multiplicada pela estatura (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 30.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) dividida pela estatura ao quadrado (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 40.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) multiplicada pela estatura ao quadrado (m). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 25.
O IMC corresponde à massa corporal (kg) dividida pela estatura ao quadrado (cm). A obesidade de grau I ocorre quando o IMC > 25.
Alimentos como batata, beterraba e tomate são considerados ricos em potássio, um eletrólito fundamental para
controlar a entrada e a saída de água das células.
reduzir a glicemia em indivíduos com diabetes do tipo 2.
aumentar a pressão arterial, no caso de hipoglicemia.
melhorar a função renal em pacientes renais descompensados.
evitar aumento do colesterol sanguíneo.
Um paciente foi atendido no consultório clínico de um nutricionista, com queixa de constipação intestinal. Depois de avaliar o caso, o nutricionista recomendou que o paciente aumentasse a ingestão de fibras em sua dieta.
Com base nesse caso, assinale a opção em que é(são) apresentado(s) alimento(s) recomendado(s) para atender aos objetivos da dieta acima referida, no que se refere às propriedades laxativas.banana e maçã
laranja e caqui
chá mate
água de coco
flocos de aveia
É recomendação eficaz para melhorar a oferta e a biodisponibilidade de ferro na dieta
a ingestão de suco de beterraba em jejum.
o consumo de gema de ovo cozida.
o preparo dos alimentos em panela de cobre.
a ingestão de carne, peixe e vísceras.
a ingestão de leite junto com as principais refeições.
Arroz branco, carne de panela e salada de folhas mistas são fontes predominantes, respectivamente, de
proteína, carboidrato e fibra.
fibra, proteína e carboidrato.
carboidrato, fibra e proteína.
proteína, fibra e carboidrato.
carboidrato, proteína e fibra.
Enzimas digestivas são
hormônios que atuam no processo digestivo, acelerando ou retardando o ritmo intestinal.
nutrientes não absorvidos no processo digestivo, que têm função hormonal reguladora.
catalisadores biológicos que quebram os compostos orgânicos presentes nos alimentos.
substâncias que lubrificam o bolo alimentar, possibilitando, assim, sua absorção.
microrganismos que participam do processo digestivo, metabolizando os nutrientes.
No estômago (IV), graças à presença do ácido clorídrico, ocorre a quebra das proteínas em aminoácidos e, em seguida, a absorção desses compostos, que, então, são transportados aos tecidos-alvo, via corrente sanguínea.
A função específica do pâncreas (V) é a digestão dos carboidratos. Para que isso ocorra, o pâncreas é dependente da insulina, portanto indivíduos diabéticos costumam ter problemas associados à má digestão de açúcares.
No intestino delgado (VII), ocorre absorção de macro e micronutrientes por meio das vilosidades da parede intestinal, que são pregas que aumentam a área de superfície absorvente.
A bile é produzida no fígado e é fundamental para o processo de absorção de gorduras, que ocorre no intestino grosso, juntamente com a absorção da água.
A função da saliva produzida nas glândulas salivares (I e II) é lubrificar e diluir o alimento na boca, sendo essas ações preparatórias para a digestão que se iniciará no esôfago (III).
Com relação à alergia alimentar, uma das possíveis reações adversas relacionadas ao consumo de alimentos, presume-se que exista o envolvimento de mecanismo imunológico em sua fisiopatologia. Em relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O risco de desenvolver alergia alimentar depende da hereditariedade, da exposição ao alimento, da permeabilidade gastrointestinal e de fatores ambientais, como a exposição microbiana precoce, exposição à fumaça de cigarros e ao frio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...