Lista completa de Questões de Nutrição da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Essa dieta não deve ser administrada em porções distais ao piloro (duodeno ou jejuno) caso o carboidrato principal seja a maltodextrina.
Trata-se de dieta hipercalórica, com densidade energética superior a 2,0 kcal/mL e indicada para situações de hipermetabolismo.
A razão aproximada de 130 kcal não proteica por grama de nitrogênio sugere que a formulação apresenta equilíbrio energético-proteico.
Provavelmente os nutrientes, especialmente as proteínas, estão hidrolisados, pois a dieta apresenta elevada osmolalidade.
Trata-se de dieta hiperlipídica, uma vez que o percentual energético desse nutriente supera em 35% o valor energético total (VET) da dieta.
A figura a seguir representa um tipo de sonda usada para alimentar pacientes que não se alimentam por via oral.
Acerca dos aspectos relacionados à prescrição e acompanhamento da terapia nutricional enteral, julgue os itens seguintes.
Nos pacientes com esse tipo de sonda, quando há alto risco de aspiração pulmonar, não se recomendam as administrações intermitentes ou em bolo.
A UL representa o nível de ingestão com máximo risco de toxicidade para indivíduos e grupos populacionais. Não é um nível de ingestão recomendável, uma vez que há risco quando o consumo excede a RDA ou a AI.
No caso das necessidades de energia, utiliza-se a RDA para estabelecer as recomendações de ingestão, com o objetivo de garantir o consumo adequado não apenas de energia, mas também de proteínas e micronutrientes.
A EAR representa o valor de ingestão de um nutriente estimado para cobrir a necessidade de 50% dos indivíduos saudáveis de determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo. Esse parâmetro é utilizado como base para estabelecer a RDA.
A RDA representa o nível de ingestão dietética suficiente para cobrir as necessidades de 100% dos indivíduos saudáveis em determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo.
A AI é o nível de ingestão de nutrientes a ser utilizado em substituição à RDA e representa o dobro do valor da EAR. Assim, a AI deve ser utilizada para avaliar adequação e planejamento da ingestão dietética de grupos populacionais.
A figura a seguir representa um tipo de sonda usada para alimentar pacientes que não se alimentam por via oral.
Acerca dos aspectos relacionados à prescrição e acompanhamento da terapia nutricional enteral, julgue os itens seguintes.
Caso o paciente, com essa via de administração, apresente doença renal ou hepática, recomendam-se dietas com formulações específicas para essas doenças, pela comprovada superioridade destas em relação às fórmulas padronizadas.
Funcionários da secretaria de saúde foram convidados a preencher um questionário referente aos seus hábitos de vida, entre os quais se avaliou o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV). A partir dessa análise preliminar, foram formados dois grupos: um, formado por quatro mil funcionários que consumiam menos que 400 g de FLV por dia; outro, composto por setecentos empregados que consumiam FVL na quantidade recomendada. Decorridos dez anos, observou-se que o consumo de FVL foi inversamente relacionado ao risco de eventos coronarianos. Considerando-se o delineamento da pesquisa descrita, o tipo de estudo que caracteriza essa investigação é
ensaio clínico randomizado.
estudo de caso-controle.
estudo ecológico.
estudo de coorte.
estudo quase-experimental.
A figura a seguir representa um tipo de sonda usada para alimentar pacientes que não se alimentam por via oral.
Acerca dos aspectos relacionados à prescrição e acompanhamento da terapia nutricional enteral, julgue os itens seguintes.
Trata-se de uma gastrostomia, ideal para pacientes que necessitam desta via por período de tempo superior a três semanas e que possuam as funções gástricas preservadas.
Entre as mulheres, a tendência de aumento de excesso de peso foi interrompida entre as medições de 1989 e de 2002-2003. Contudo, observou-se retorno da tendência de aumento em 2008-2009.
A prevalência de obesidade entre as mulheres (índice de massa corporal igual ou superior a 30 kg/m2) sempre foi superior àquela entre os homens. Isso é esperado em função da diferença da composição corporal entre os sexos.
Considerando os quatro períodos, é possível afirmar que a prevalência da obesidade entre as mulheres tende a se estabilizar na região Sudeste, o que é um comportamento diferente do detectado nas outras regiões brasileiras.
Declínios contínuos do déficit de peso são registrados para ambos os sexos na região Sudeste, mas apenas para os homens é possível afirmar que já houve controle da desnutrição na população adulta.
Aumentos contínuos na prevalência do excesso de peso e da obesidade são observados entre os homens da região Sudeste. Atualmente mais da metade da população adulta apresenta índice de massa corporal entre 25 e 30 kg/m2.
Acerca da atenção dietética, nutrição e câncer, julgue os itens subsequentes.
Couve, repolho, brócolis, agrião e mostarda contém glucosinolatos, poderosos antioxidantes quimiopreventivos que podem intervir em processos avançados da carcinogênese ao causar apoptose e inibir fatores de transcrição celular.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 44 e 45
A seguinte solução de nutrição parenteral total, com esquema 3 em 1 diário, foi prescrita para um indivíduo adulto com massa corporal de 50 kg: 600 mL de solução de aminoácidos a 10%; 250 mL de solução lipídica a 20%; 460 mL de solução de glicose a 50%;Assinale a opção correspondente à velocidade de infusão de glicose (VIG) na situação apresentada e à interpretação correta do resultado.
VIG = 6,0 mg/kg/min; está dentro do limite recomendado para pacientes estáveis.
VIG = 7,6 mg/kg/min; excede o limite recomendado para pacientes críticos e estáveis.
VIG = 0,08 g/kg/min; tolerável mesmo no caso de pacientes críticos
VIG = 1,0 mg/kg/min; abaixo do recomendado, podendo ocasionar hipoglicemia no paciente
VIG = 3,2 mg/kg/min; está dentro do limite recomendado para pacientes estáveis.
Nutrição - Nutrição Parenteral e Enteral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A terapia nutricional enteral (TNE) apresenta várias vantagens fisiológicas, metabólicas, de segurança e de custo/benefício em relação à nutrição parenteral total (NPT). Contudo, existem critérios estabelecidos de indicações e contraindicações também para seu uso. Assinale a opção correspondente a indicação primária da TNE.
fístula jejunal de alto débito
lesão de face e mandíbula
íleo paralítico intestinal
sangramento gastrointestinal
hiperemese gravídica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...