Lista completa de Questões de Nutrição da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), publicada em 2010, incluem a instituição de processos permanentes de educação alimentar e nutricional (EAN). Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Os termos educação nutricional e educação alimentar são sinônimos e definem aspectos associados a nutrição e alimentação, alimento, produção, abastecimento e transformação.
A EAN possui como princípio o ensino da composição e das propriedades funcionais dos alimentos, com base nos nutrientes.
A EAN tem como objetivo promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.
A abordagem de EAN deve ser feita, exclusivamente, pelo nutricionista, conforme a legislação que regulamenta o exercício da profissão.
Uma das principais estratégias de intervenção é a abordagem do tema como uma disciplina no ensino fundamental, como Ciências ou Biologia.
decisão
ação
manutenção
pré-contemplação
contemplação
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao esquema de alimentação complementar para crianças com idade entre seis meses e dois anos, que estão em aleitamento materno, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, assinale a opção correta.
Visando à segurança sanitária dos alimentos, recomenda-se que a dieta da criança seja preparada separadamente da refeição da família, mesmo para crianças com mais de doze meses de idade.
O leite materno deve ser oferecido em livre demanda, porém o intervalo entre a mamada que antecede as principais refeições deve ser espaçado, com observância dos sinais de fome e da saciedade da criança.
Devem ser oferecidos a crianças de seis a sete meses de idade no máximo três tipos de frutas e três tipos de hortaliças, para evitar o aparecimento de intolerâncias e aversões alimentares.
A quantidade de comida ingerida pela criança de nove a onze meses de idade deve ser reforçada, uma vez que a alimentação complementar deve atingir o mínimo de 550 kcal por dia.
Para evitar o aparecimento de alergias aos alimentos ou à proteína heteróloga, as carnes bovina e de frango só devem ser introduzidas na dieta da criança depois de doze meses de idade.
A redução dos níveis de proteínas plasmáticas, como a albumina, pode ser ocasionada pela diminuição da biossíntese hepática em virtude do limitado suprimento de substrato energético e proteico. Confirmada essa hipótese, é provável que o indivíduo apresente
algum tipo de hepatopatia.
desidratação severa.
estado infeccioso ou inflamatório.
algum tipo de anemia.
risco de desnutrição.
O diagnóstico seria de eutrofia, caso a adolescente tivesse 16 anos de idade.
Um aumento de 10% na massa corporal da adolescente não provocaria nenhuma alteração no diagnóstico nutricional em questão.
O diagnóstico é de baixo peso, pois o resultado se encontra abaixo do percentil 5 de classificação do IMC.
O diagnóstico será de baixo peso, apenas se o resultado estiver abaixo do percentil 3 de classificação do IMC, não apresentado na tabela.
O diagnóstico pode ser de eutrofia, uma vez que a estatura indica provavelmente alta compleição corporal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, será classificado com obesidade classe III, também conhecida como obesidade mórbida, o indivíduo adulto que apresentar índice de massa corporal (IMC)
igual ou superior a 40 kg/m2, independentemente de outros parâmetros clínicos ou antropométricos.
igual ou superior a 40 kg/m2, com comorbidades clínicas.
superior a 40 kg/m2, e razão de cintura quadril superior a 1,0 para homens e maior que 0,85 para mulheres.
superior a 40 kg/m2, e circunferência da cintura superior a 102 cm para homens e superior a 88 cm para mulheres.
superior a 40 kg/m2, e percentual de gordura corporal superior a 45% para ambos os sexos.
A ingestão dietética determinada por meio de aplicação de um recordatório de 24 horas
contém viés de memória menor que a obtida por outros métodos, como o questionário de frequência alimentar.
é útil para detectar deficiências de macronutrientes em estágio precoce ou avançado, no caso de pacientes ambulatoriais.
é o método mais utilizado em inquéritos populacionais, como o de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL).
representa a ingestão habitual, no caso de indivíduo adulto, saudável e alfabetizado.
é útil para avaliar a adequação de consumo de micronutriente abundante, como o consumo de vitamina C.
Com referência a parâmetros e diagnósticos da avaliação nutricional subjetiva global, assinale a opção correta.
Um indivíduo com desnutrição grave geralmente refere perda ponderal voluntária acima de 10% nos últimos seis meses.
A ingestão dietética deverá ser avaliada por meio do questionário de frequência alimentar ou recordatório de 24 horas, a critério do nutricionista.
A desnutrição leve ou moderada será diagnosticada quando todos os parâmetros de avaliação forem classificados como B, ou seja, em nível intermediário de gravidade.
A perda de tecido adiposo subcutâneo poderá ser avaliada clinicamente, sem a necessidade de aferição da prega cutânea tricipital ou bicipital.
Um indivíduo bem nutrido deverá apresentar índice de massa corporal acima de 20 kg/m2 e não referir sintomas gastrointestinais.
Nutrição - Higiene e Vigilância Sanitária dos alimentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A legislação permite que o leite humano em excesso seja ordenhado e congelado, podendo ser descongelado de acordo com a necessidade do uso, porém o processo de descongelamento deve ser feito
em banho-maria ou forno de micro-ondas em temperatura de, no máximo, 40 ºC.
em panelas, diretamente ao fogo, a temperatura de 100 ºC.
em temperatura ambiente.
na geladeira, de um dia para o outro, a temperatura de 4 ºC.
em banho-maria, dentro do forno, a temperatura de 200 ºC.
No que concerne a propriedades e metabolismo do mineral ferro, assinale a opção correta.
O principal fator que regula o conteúdo de ferro no organismo é a acidez gástrica.
O ferro é armazenado principalmente sob a forma de hemossiderina, por isso o diagnóstico precoce de anemia ferropriva é realizado mediante dosagem dessa proteína.
A transferrina, de síntese predominantemente hepática, é a principal proteína de transporte do ferro para os tecidos, pois o distribui a todo o organismo.
Devido ao aumento das necessidades, os estoques de ferro são maiores entre crianças e mulheres em idade fértil; nos homens adultos, ocorre redução gradual dos estoques ao longo da vida.
Entre as fontes animais, queijo, ovo e leite são considerados de alta biodisponibilidade relativa de ferro, em função do perfil de aminoácidos presentes nesses alimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...