Lista completa de Questões de Nutrição da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A prescrição dietética na pós-gastrectomia tem como finalidade facilitar a passagem do quimo, que pode ser obtida com
aumento na consistência das preparações e redução no volume das porções.
redução na consistência das preparações e aumento no volume das porções.
aumento na consistência das preparações e no volume das porções.
redução na consistência das preparações e no volume das porções.
aumento na consistência líquida, sem resíduo ácido.
Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas orientações da OMS, preconizadas pelo Ministério da Saúde, assinale a opção correta acerca de aleitamento materno e alimentação complementar.
Os alimentos complementares devem ser preparados especialmente para a criança, pois não se recomenda que sejam os mesmos alimentos dos demais membros da família, por questões de segurança alimentar.
Dietas vegetarianas não fortificadas ou não suplementadas são recomendadas para crianças menores de dois anos, pois reduzem o risco a alergias e intolerância alimentares.
As crianças devem receber leite materno exclusivo até os seis meses de idade, ou seja, o bebê deve ingerir apenas leite materno, sem qualquer outro alimento ou bebida complementar.
A partir dos seis meses de idade, todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas etc.) e a manutenção do aleitamento materno passa a ser opcional.
Para que a amamentação seja bem sucedida, a mãe deve amamentar seu bebê em intervalos regulares de três horas, exceto no período noturno.
Na gastrectomia parcial distal com Bilroth II ocorre má absorção dos lipídios e de
magnésio e vitamina B1.
vitamina A e vitamina C.
magnésio e cálcio.
ferro e vitamina B12.
manganês e potássio.
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.No que se refere à relação entre a hipertensão arterial e a condição desse paciente, assinale a opção correta.
O paciente apresenta hipertensão do avental branco, já que não apresenta sintomatologia compatível com os níveis pressóricos.
O paciente é hipertenso, e o tratamento, no momento, deve incluir apenas exercícios físicos adequados e orientação nutricional.
O paciente é hipertenso, e os achados dos exames indicam a necessidade de internação para compensação do quadro.
O paciente é hipertenso e deve ser submetido a tratamento medicamentoso, além de exercícios físicos adequados e orientação alimentar.
O paciente necessita de acompanhamento por mais trinta dias para confirmação do diagnóstico de hipertensão.
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.Com relação ao caso clínico apresentado, é correto afirmar que o paciente
necessita realizar o exame de curva glicêmica para confirmação do diagnóstico de diabetes melito e início do tratamento.
apresenta apenas um exame com resultado anormal e precisa realizar novamente um exame de glicemia para confirmação do diagnóstico.
é diabético e necessita de tratamento imediato com dieta e exercício físico.
é diabético e seus níveis glicêmicos indicam tratamento com insulina.
é diabético e seus níveis glicêmicos indicam internação para compensação.
Assinale a opção em que é apresentada a principal origem da síndrome de dumping com esteatorreia e hipoglicemia pós-gastrojejunostomia Billroth II.
deficiência de zinco
deficiência de vitamina B12
insuficiência de enzimas pancreáticas
deficiência de ferro
discinesia biliar
Assinale a opção em que é apresentado um sinal que confirma a existência de hipovitaminose D.
presença de náuseas e vômitos
osteomalacia
presença de cálculos renais
hipercalcemia
calcificação metastática de tecidos moles
Assinale a opção em que é indicado o aminoácido convertido em tirosina para a síntese de norepinefrina, epinefrina e dopamina.
valina
triptofano
lisina
fenilalanina
cisteína
Assinale a opção em que é apresentado o achado clínico-laboratorial relacionado à deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico.
anemia hipercrômica macrocítica
anemia hemolítica
anemia ferropriva
anemia aplástica
anemia perniciosa
Texto para questões 56 e 57
Uma paciente de quarenta e cinco anos de idade, considerando-se acima do peso, procurou atendimento com um médico nutrólogo para avaliação e orientação. Inicialmente, a paciente relatou que come pouco, logo não entende sua dificuldade de perder peso. Ao ser questionada sobre seus hábitos, a paciente acrescentou que não faz restrições alimentares, não fuma, não pratica atividades físicas regulares e que, aos fins de semana, costuma beber cerveja. Informou, ainda, que, havia um ano, tinha sido diagnosticada com diabetes melito e que, em função desse diagnóstico, recebera orientação para realizar exercícios físicos e restrições na dieta. O exame físico ambulatorial indicou peso = 82kg; altura = 157 cm; PA = 146 mmHg × 90 mmHg; concentração de gordura no abdome e no pescoço; abdome globoso, sem presença de dor, massas ou visceromegalias e MMII com varizes calibrosas e edema (1/4). A paciente trouxe à consulta vários exames que tinham sido realizados, havia três meses, a pedido do médico da emergência hospitalar, em função de ela ter apresentado dor de grande intensidade, do tipo ardência pós-brandial, em quadrante superior do abdome. Entre os exames realizados durante o atendimento de emergência constavam radiografias de rotina para abdome agudo, que apresentavam resultados normais, EAS, que também apresentou resultado normal, e ultrassonografia abdominal, que evidenciou a presença de quatro cálculos na vesícula biliar, medindo cada um em torno de 1×1 cm. O médico nutrólogo pediu a realização de vários exames laboratoriais, cujos resultados foram: provas de função e inflamação hepática normais; amilase normal; glicemia em jejum = 110 mg/dL; glicemia pós-brandial (realizada após a refeição = 180 mg/dL; hemoglobina glicosilada (AIC) = 7,0%; creatina de 1,0 mg/dL; colesterol total = 230 mg/dL; LDL = 150 mg/dL; HDL = 35 mg/dL; triglicerídeos = 250 mg/dL.Considerando o caso clínico apresentado, assinale a opção correta acerca da indicação de cirurgia bariátrica à paciente.
A cirurgia é indicada independentemente dos riscos associados à HAS e à diabetes melito, considerando-se o IMC da paciente.
A cirurgia é indicada independentemente dos riscos associados ao diabetes melito e ao IMC apresentado pela paciente.
A cirurgia é indicada independentemente do risco de doenças cardiovasculares.
A cirurgia não é indicada, devido aos riscos de complicações no pós-operatório, apesar do IMC da paciente.
A cirurgia não é indicada, apesar dos riscos associados, considerando-se o IMC da paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...