Questões de Nutrição da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Conforme os princípios e as recomendações da segunda edição do Guia Alimentar da População Brasileira, publicada em 2014, julgue o item seguinte.


Para alcançar uma alimentação saudável, convém que a pessoa prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados, utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades e limite o consumo de alimentos processados.

Conforme os princípios e as recomendações da segunda edição do Guia Alimentar da População Brasileira, publicada em 2014, julgue o item seguinte.


Uma espiga de milho-verde é um alimento in natura; o milho em conserva e enlatado é processado, pois apresenta adição de sal; e o salgadinho de milho é ultraprocessado, por ter matéria-prima processada e ser composto por diversos ingredientes, como sal, gorduras, aromatizantes, aditivos e conservantes.

Conforme os princípios e as recomendações da segunda edição do Guia Alimentar da População Brasileira, publicada em 2014, julgue o item seguinte.
A constituição da autonomia para escolhas mais saudáveis no campo da alimentação depende não só do próprio sujeito, mas também do ambiente onde ele vive, no sentido de que fatores de natureza física, econômica, política, cultural ou social podem influenciar, positiva ou negativamente, o padrão de alimentação das pessoas.

Ainda com relação ao planejamento de cardápios com base nas informações do texto 21A4BBB e da tabela, o nutricionista

  • A. deve solicitar que outro profissional da alimentação escolar elabore os cardápios para as escolas.
  • B. deve utilizar todos os recursos disponíveis a seu alcance para o tratamento nutricional dos alunos sob sua responsabilidade profissional.
  • C. não tem a obrigação de servir preparações modificadas na escola do município, pois o aluno deve trazer de casa seu lanche caso não possa consumir o que a escola produz.
  • D. deve separar as crianças com necessidades especiais para realizarem suas refeições em espaços distintos.
  • E. não pode modificar receitas no âmbito escolar, só pode comprar produtos prontos industrializados para servir aos alunos com necessidades especiais.

Considerando as informações do texto 21A4BBB, assinale a opção que apresenta os ingredientes que devem ser retirados da receita para que o nutricionista possa atender aos alunos em questão.

  • A. açúcar, farinha de trigo, manteiga, ovo
  • B. açúcar, leite de vaca, manteiga, sal
  • C. açúcar, fermento em pó, leite de vaca, sal
  • D. açúcar, farinha de trigo, leite de vaca, ovo
  • E. açúcar, farinha de trigo, leite de vaca, manteiga

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, alimentos minimamente processados

  • A. são aqueles que estão na base da pirâmide alimentar, composta por cereais, leguminosas e fibras, e devem ser consumidos em pelo menos duas refeições diárias.
  • B. são aqueles que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, e não envolvem agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.
  • C. são a mesma coisa que alimentos in natura, obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.
  • D. são produtos derivados diretamente de alimentos, reconhecidos como versões dos alimentos originais, cujo processo visa torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar.
  • E. são aqueles que sofreram técnicas de manufatura como extrusão, moldagem e pré-processamento por fritura ou cozimento.

De acordo com o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para as Políticas Públicas, produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional,

  • A. saber preparar o próprio alimento gera autonomia e permite praticar as informações técnicas.
  • B. o planejamento das ações de EAN são atividades privativas dos nutricionistas.
  • C. as ações de EAN não são recurso terapêutico que integra um processo de cuidado e cura em situações de agravo à saúde.
  • D. as estratégias de EAN devem basear-se somente em aconselhamentos individuais.
  • E. os termos educação nutricional e educação alimentar são sinônimos.

Considerando o Guia Alimentar para a População Brasileira, assinale a opção correta, a respeito do vatapá, cujos ingredientes e modo de preparo são citados na canção de Dorival Caymmi apresentada anteriormente.

  • A. O azeite de dendê (óleo de palma), extraído da polpa do dendê, é fonte de pró-vitamina A.
  • B. Por conter ingredientes hipercalóricos, o vatapá não é considerado um alimento saudável.
  • C. Durante o processo de cocção do vatapá, deve-se tampar a panela e deixar a massa engrossar, sem mexê-la, contrariando-se o que afirma a canção.
  • D. Dada a presença de gengibre e pimenta na sua receita, o vatapá é considerado um alimento termogênico, que promove a queima de calorias.
  • E. O fubá, ingrediente básico do vatapá, é um derivado da farinha de arroz, moído em triturador bem fino.

Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) escolar com serviço de autogestão, que conta, em seu quadro de pessoal, com um nutricionista em regime de quarenta e quatro horas semanais e com cozinheiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, copeiros e auxiliares de almoxarifado em escala de plantão 12/72 horas, a equipe de trabalho foi distribuída de acordo com a função e com o número de funcionários, de forma igualitária, entre plantão A, plantão B e atividades relacionadas à elaboração de cardápios quinzenais. No plantão A há, frequentemente, restos e sobras em proporção muito superior à do plantão B, além de diversas reclamações dos comensais em relação à apresentação e ao sabor das preparações. No plantão B, os restos e as sobras conformam-se às previsões, mas verificam-se frequentes atrasos no momento de servir. Por falta de matéria-prima, em geral, observam-se as modificações do cardápio dos dois plantões.

Com relação à situação hipotética apresentada e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

Para a definição do cardápio, é importante o planejamento sistemático, que inclui o respeito às peculiaridades dos hábitos alimentares, a oferta e a produção de gêneros alimentícios da região e a estrutura da cozinha para a preparação dos alimentos, mas não inclui as preparações especiais para alunos com restrições alimentares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) escolar com serviço de autogestão, que conta, em seu quadro de pessoal, com um nutricionista em regime de quarenta e quatro horas semanais e com cozinheiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, copeiros e auxiliares de almoxarifado em escala de plantão 12/72 horas, a equipe de trabalho foi distribuída de acordo com a função e com o número de funcionários, de forma igualitária, entre plantão A, plantão B e atividades relacionadas à elaboração de cardápios quinzenais. No plantão A há, frequentemente, restos e sobras em proporção muito superior à do plantão B, além de diversas reclamações dos comensais em relação à apresentação e ao sabor das preparações. No plantão B, os restos e as sobras conformam-se às previsões, mas verificam-se frequentes atrasos no momento de servir. Por falta de matéria-prima, em geral, observam-se as modificações do cardápio dos dois plantões.

Com relação à situação hipotética apresentada e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

A existência de restos no plantão A está associada ao planejamento inadequado do número de refeições, devendo esses restos ser contabilizados como desperdício.

  • C. Certo
  • E. Errado
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