Lista completa de Questões de Nutrição da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto III, para responder às questões de 31 a 33.
No que se refere à atenção nutricional no pré e no pós-operatório, assinale a alternativa correta.
No pré-operatório desse paciente, é indicada a suplementação de nutrientes imunomoduladores.
No pré-operatório para cálculo das necessidades energéticas desse paciente por Harris-Benedict, deve ser considerado o fator de injúria. O câncer independente do órgão ou do estágio é sempre hipermetabólico.
No pós-operatório, ele apresentou sintomas relacionados à Síndrome de Dumping que podem ser evitados ou minimizados com dieta líquida completa.
O uso de fibras solúveis é recomendado nesse caso devido à sua capacidade de reter água e retardar o trânsito intestinal. São exemplos de fibras solúveis: celulose, lignina, pectina e inulina.
A perda intensa de massa muscular no pós-operatório pode ser explicada pelo aumento do catabolismo proteico devido ao aumento da glicogenólise. O fornecimento de glicose para esse paciente nessa fase pode inverter essa resposta catabólica.
Os lactários são áreas específicas para o preparo de fórmulas lácteas, e os maiores usuários dos alimentos e das preparações manipulados nessas áreas são as crianças. Por isso, medidas para garantir a sanidade são necessárias. Com relação a essas medidas, assinale a alternativa correta.
Para o dimensionamento da área, deve-se considerar o número de mamadeiras a serem preparadas, o tipo de desinfecção adotada e o tipo de equipamento escolhido para a desinfecção.
Os bicos das mamadeiras, os protetores dos bicos e os frascos devem ser enxaguados com água corrente a 28 ºC, por cinco minutos obrigatoriamente.
Para desinfecção pelo método químico, pode-se usar o Glioxal com uma concentração inferior a 50 ppm ou superior a 350 ppm.
O sistema de ventilação indicado é o de exaustão recirculado.
É tarefa do lactarista administrar as mamadeiras e observar e registrar a aceitabilidade.
Júlia, três meses de idade, foi internada no pronto-socorro da pediatria com diagnóstico de desnutrição e diarreia a esclarecer. Mãe refere que, há dois meses, iniciou alimentação complementar. Com o uso de um inquérito de anamnese alimentar, foi observado que a mãe oferecia mamadeira de três em três horas com leite em pó na diluição da lata, com farinha de milho e açúcar. No exame clínico, a criança estava edemaciada, com cabelos despigmentados e face apática. Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.
Essa criança apresenta sinais clínicos de desnutrição calórica (marasmo).
A manutenção do aleitamento materno é indicada, pois o leite materno contém maior porcentagem de proteínas que o leite de vaca, principalmente de proteínas do soro do leite, que são mais facilmente digeríveis.
Uma conduta nutricional que pode ser utilizada nesse caso é o uso de TCM. Os TCM são compostos de ácidos graxos de cadeia média. Eles são saturados e um exemplo desse ácido graxo é o ácido oleico (18:1).
A introdução da mamadeira nesse caso foi inadequada devido à imaturidade do rim e ao fato de o leite de vaca apresentar maior osmolaridade que o leite materno.
A frequência alimentar qualitativa é um dos inquéritos alimentares que poderia ser utilizado nesse caso para identificar o hábito e quantificar a ingestão alimentar.
Texto III, para responder às questões de 31 a 33.
No pós-operatório imediato, o paciente recebeu dieta por jejunostomia. Considerando a terapia nutricional enteral, assinale a alternativa correta.
A característica da dieta enteral fornecida deve ser a oligomérica, pois esta apresenta osmolaridade similar à do plasma e menor peso molecular e forma menos resíduos.
Para o cálculo das necessidades energéticas de repouso, uma alternativa é a equação de Harris-Benedict, que foi elaborada por meio da medição da calorimetria indireta de pessoas saudáveis.
Algumas vantagens da jejunostomia são: menor risco de aspiração e boa aceitação de dietas hiperosmóticas. Algumas desvantagens são: a inviabilidade de oferta de grandes volumes de dieta e a menor tolerância a fórmulas variadas.
Essa dieta pode ser administrada por bolo, o que diminui o risco de náuseas, vômitos e distensão abdominal.
A responsabilidade da prescrição dietética dessa dieta é do médico.
Acerca da nutrição parenteral, assinale a alternativa correta.
Está indicada para os pacientes com choque séptico, pois estes apresentam instabilidade hemodinâmica, o que contraindicaria o uso da nutrição enteral.
Esse tipo de nutrição pode ser interrompida de forma abrupta mesmo que o paciente não esteja se alimentando por outra via.
A nutrição parenteral central é aquela administrada por meio de uma veia calibrosa, como a veia jugular interna. As formulações escolhidas para essa via devem ter menor osmolaridade e dificilmente atingem as necessidades calóricas.
A oferta de nutrição parenteral com uma taxa de infusão de glicose maior que a recomendação promove a lipogênese. Essa conduta é indicada especialmente em pacientes desnutridos, com insuficiência respiratória.
O perfil de aminoácidos dos insumos utilizados pela nutrição parenteral promove elevação sérica de alguns aminoácidos, como a alanina, que é utilizada para formar dipeptídeos com outros aminoácidos que não têm condições farmacocinéticas para serem ofertados isoladamente.
Em relação à legislação de alimentos, assinale a alternativa correta.
Os meios de transporte de alimentos colhidos, transformados ou semiprocessados dos locais de produção ou armazenamento devem ser refrigerados e constituídos de materiais que permitam o controle de conservação, limpeza, desinfecção e desinfestação fácil e completa.
Alimento apto para o consumo humano é aquele que atende ao padrão de identidade e qualidade pré-estabelecido, nos aspectos higiênico-sanitários e nutricionais.
O tipo de controle e supervisão necessário independe do risco de contaminação na produção do alimento. Os responsáveis técnicos devem ter conhecimento suficiente acerca das boas práticas de produção de alimentos para avaliar e intervir nos possíveis riscos e assegurar vigilância e controle eficazes.
Desinfecção é a operação que se divide em duas etapas: limpeza e higienização.
Higienização é a operação destinada à redução de micro-organismos presentes na pele por meio de agente químico, após lavagem, enxágue e secagem das mãos.
Com relação à pancreatite, assinale a alternativa correta.
Na pancreatite aguda, a infusão de nutrição parenteral com lipídeos é segura, sem necessidade de verificação e acompanhamento do perfil lipídico.
A única conduta nutricional preconizada na pancreatite aguda é a nutrição parenteral em virtude da promoção de repouso intestinal, independentemente da gravidade da pancreatite.
Pacientes com pancreatite crônica que usem enzimas pancreáticas e que não apresentem esteatorreia podem receber dieta normolipídica.
A nutrição enteral por sonda nasoentérica, mesmo com posicionamento distal após o ângulo de Treitz, estimula de forma potente a secreção exógena do pâncreas, agravando o quadro na pancreatite aguda.
Pacientes com pancreatite crônica podem ter deficiência de vitaminas lipossolúveis: C, A, D e E.
Com relação à síndrome da realimentação, assinale a alternativa correta.
O paciente com essa síndrome apresenta deficiência de tiamina devido ao desvio desta para dentro da célula.
A característica notável dessa síndrome é a hipermagnesemia.
Para evitá-la, deve ser ofertada dieta hipercalórica e hiperproteica já no início da terapia nutricional dos pacientes que apresentem risco de desenvolver essa síndrome.
Obesos mórbidos com grave perda ponderal apresentam risco de desenvolver essa síndrome.
Essa síndrome é facilmente revertida e está mais associada à realimentação por via oral de pacientes gravemente desnutridos.
Quanto à insuficiência renal, assinale a alternativa correta.
A recomendação de proteína para pacientes renais em terapia substitutiva com escórias nitrogenadas elevadas é de 0,6 g/kg/dia.
O paciente com IRC em fase dialítica pode apresentar hiperfosfatemia, e é possível fornecer-lhe dieta com baixo teor de fósforo com boa aceitação, não sendo necessário o uso de quelantes.
A recomendação proteica para todos os pacientes com nefropatia diabética é de 0,8 g/kg/dia independentemente da taxa de filtração glomerular.
Para calcular a quantidade de líquidos que pode ser fornecida aos pacientes em hemodiálise, não é necessário verificar a diurese.
Paciente com insuficiência renal crônica que cursa com hiperfosfatemia apresenta risco de desenvolvimento de osteodistrofia.
A distribuição de uma determinada unidade de alimentação e nutrição hospitalar é realizada, para os pacientes, utilizando-se carros térmicos, sendo o porcionamento das preparações realizado junto ao leito. Para os funcionários, as refeições são distribuídas no refeitório anexo à cozinha. Nesse caso, o sistema de distribuição é denominado
cafeteria.
centralizado.
descentralizado.
misto.
self-service.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...