Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que um paciente relate dor à mastigação com início há poucas horas, apresentando dente com mobilidade dental discreta, além de estar ligeiramente febril, julgue os itens que se seguem.
Trata-se de um abscesso periapical de origem endodôntica em fase aguda, inicial.
A odontologia restauradora incorporou diversos avanços tecnológicos para tornar os tratamentos mais rápidos e efetivos, mas não dispensou a utilização de diversos instrumentos manuais e rotatórios. Acerca dos instrumentais utilizados na prática da odontologia restauradora, julgue os itens subseqüentes.
O torque tem papel importante no desenvolvimento de calor durante o ato operatório. Com as turbinas, o torque é bem menor e a força exercida sobre a turbina deve ser de aproximadamente 200 g para possibilitar um corte efetivo da estrutura dental.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em uma radiografia panorâmica de um adolescente, obs ervou-s e a pres ença de múltiplas lesões radiotransparentes, circunscritas, algumas com bordas escleróticas, outras, sem. O diagnóstico, após biópsia incisional, foi de queratocisto odontogênico. O paciente apresentava também base nasal alargada e hipertelorismo ocular. Nessa situação, seria correto diagnosticar esse paciente como portador da síndrome de Crouzon.
O Levantamento das Condições de Saúde Bucal da População Brasileira, realizado pelo Ministério da Saúde nos anos de 2002 e 2003, a semelhança do realizado em 1986, demonstrou em relação à doença periodontal que
mais de 70% da população adulta (35 a 44 anos) apresenta doenças gengivais.
mais de 50% da população adulta apresenta gengivas sadias.
na faixa etária de 65 a 74 anos mais de 60% apresenta as gengivas sadias
apenas 10% das crianças aos 12 anos apresentam sinais de gengivite.
mais de 60% dos adolescentes apresentam regiões da boca excluídas em decorrência de extração dentária por doença periodontal.
Paciente do sexo feminino com 5 anos de idade necessita submeter-se à extração do elemento dentário 61, devido a um traumatismo dentoalveolar.dentoalveolar. A criança é portadora de cardiopatia congênita cianótica, sendo alérgica à penicilina. O cirurgião dentista deve:
prescrever amoxicilina-50mg/kg, via oral, 1 hora antes da cirurgia.
prescrever clindamicina-50mg/kg, via oral, 1 hora antes da cirurgia.
prescrever amoxicilina-2g/kg, via oral, 1 hora antes da cirurgia.
prescrever clindamicina-20mg/kg, via oral, 1 hora antes da cirurgia.
prescrever ampicilina-50mg/kg, via intramuscular ou endovenosa, 30 minutos antes da cirurgia.
Ao se examinar um paciente, observa-se aumento volumétrico na região do palato anterior, duro à palpação, com mucosa suprajacente ulcerada. Pressionando-se o local, o paciente queixa-se de desconforto discreto. Na radiografia, observa-se a rarefacência óssea na região dos dentes 21, 22 e 23, localizada e não-circunscrita.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
O tratamento compõe-se de endodontia nos dentes 21, 22 e 23 e indicação para cirurgia paraendodôntica o mais breve possível.
A odontologia restauradora incorporou diversos avanços tecnológicos para tornar os tratamentos mais rápidos e efetivos, mas não dispensou a utilização de diversos instrumentos manuais e rotatórios. Acerca dos instrumentais utilizados na prática da odontologia restauradora, julgue os itens subseqüentes.
Os recortadores de margem gengival são usados especialmente para a planificação do ângulo cavossuperficial da parede gengival, para o arredondamento do ângulo axiopulpar e para a determinação de retenção na parede gengival de cavidade de classe II.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um paciente do gênero masculino, de 65 anos, queixava-se de dor na mandíbula. O paciente era parcialmente desdentado e recentemente havia extraído um molar inferior. O local da extração permanecia sem cicatrização mesmo após 30 dias. O edema persistia e também a dor. Um exame radiográfico revelou múltiplas radiotransparências bem definidas. Uma antibioticoterapia foi prescrita e solicitado um hemograma. Nessa situação, o diagnóstico diferencial deve englobar, preferencialmente, osteomielite, linfoma de Burkitt (neoplasia maligna) e mieloma múltiplo (neoplasia benigna).
A respeito da epidemiologia da doença periodontal é correto afirmar:
A doença periodontal não tem associação positiva com a presença de doença cardiovascular e diabetes melito.
A doença periodontal pode dificultar o controle metabólico dos níveis glicêmicos em indivíduos diabéticos, já que pode levar a uma depressão da resposta imune pelo A. actinomycetemcomitans.
A doença periodontal está entre as infecções mais raras nos pacientes imunodeprimidos.
A prevalência da doença periodontal pode ser diminuída se medidas de promoção de saúde envolvendo o fumo, o álcool e a higiene oral forem aplicadas à população.
O aumento da gengivite durante a gravidez é uma conseqüência do baixo nível de progesterona e seus efeitos sobre a microvascularização.
Que complicação local ocorre, quando se introduz a solução anestésica na cápsula da parótida?
Lesão dos tecidos moles.
Trismo
Parestesia.
Hematoma.
Paralisia do nervo facial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...