Lista completa de Questões de Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao se examinar um paciente, observa-se aumento volumétrico na região do palato anterior, duro à palpação, com mucosa suprajacente ulcerada. Pressionando-se o local, o paciente queixa-se de desconforto discreto. Na radiografia, observa-se a rarefacência óssea na região dos dentes 21, 22 e 23, localizada e não-circunscrita.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
Um tecido granulomatoso periapical forma-se antes do desenvolvimento do cisto, em todos os casos.
Os materiais restauradores para uso direto, corriqueiramente utilizados na clínica odontológica, são o amálgama, a resina composta e o cimento de ionômero de vidro (CIV). A respeito da composição, propriedades e utilização desses materiais, julgue os itens a seguir.
Os CIV modificados por resina apresentam os valores de coeficiente de expansão térmica mais próximos aos da estrutura dentária.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em uma radiografia panorâmica, observou-se uma área radiotransparente, ovalada, de limites nítidos, circunscrita, de borda esclerótica, abaixo do canal mandibular, na região posterior, entre a região de molares e o ângulo da mandíbula. Nessa situação, o diagnóstico mais provável seria de cisto de Stafne, e o paciente deveria ser submetido a biópsia excisional para a confirmação do diagnóstico.
A pericoronarite é um processo inflamatório que ocorre com grande freqüência na clínica odontológica. Sobre a pericoronarite é correto afirmar:
seu principal sintoma é a dor, geralmente localizada, na área do dente atingido.
bactérias anaeróbias como o Actinobacillus actinomycetemcomitans e S. mutans são as mais comumente isoladas na área de inflamação.
a pericoronarite ocorre com maior freqüência na erupção dos primeiros molares.
localmente os tecidos apresentam-se com uma coloração vermelha intensa, podendo-se observar ou não a formação de pus, após a sondagem periodontal ou compressão cuidadosa.
as manifestações sistêmicas do processo infeccioso como: febre infartamento ganglionar, falta de apetite e mal-estar geral raramente ocorrem.
Com relação à adesão aos tecidos dentários, é correto afirmar que:
a tensão superficial do adesivo deve ser sempre menor que a energia de superfície do esmalte ou da dentina.
quanto maior o ângulo de contato, maior a molhabilidade do adesivo.
a contaminação da superfície do esmalte ou da dentina aumenta a energia do mesmo, causando uma molhabilidade mais efetiva.
ainda que a energia livre da superfície do esmalte ou da dentina possa ser menor que a tensão superficial do adesivo, a contração de polimerização pode também impedir a adesão.
a contração de polimerização não afeta a adesão das resinas compostas com a superfície do esmalte ou da dentina.
A clorexidina tem sido utilizada ultimamente como solução auxiliar no preparo químico-mecânico dos canais radiculares. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.
A substância citada possui efeito residual, permitindo ação antimicrobiana mais prolongada e tão efetiva quanto o hipoclorito de sódio a 5,25%, podendo substituí-lo totalmente em breve.
Os materiais restauradores para uso direto, corriqueiramente utilizados na clínica odontológica, são o amálgama, a resina composta e o cimento de ionômero de vidro (CIV). A respeito da composição, propriedades e utilização desses materiais, julgue os itens a seguir.
A liberação de flúor nos CIV ocorre da mesma maneira e intensidade tanto nos CIV convencionais quanto nos modificados por resina.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um paciente procurou um serviço de cirurgia bucomaxilofacial com queixa de dor intensa na região mandibular, em que havia realizado uma extração de um molar há um mês. Sua história condizia com um abscesso dentoalveolar cujo tratamento fora uma exodontia. No entanto, por não ocorrer cicatrização e alívio da dor, o paciente procurou aquele serviço. O exame radiográfico panorâmico revelou múltiplas áreas radiopacas, de aspecto lobular, entremeadas com alterações radiotransparentes, nos quatro quadrantes. Nessa situação, seria correto o diagnóstico de osteomielite secundariamente à displasia cemento-óssea florida.
O objetivo das contenções periodontais é
distribuição das forças oclusais, estabilização e conforto para o paciente.
conforto para o paciente apenas.
melhorar a estética do paciente.
controle de placa bacteriana.
promover neoformação do processo alveolar.
Com relação à técnica coroa-ápice, é correto afirmar que:
a técnica não elimina as constrições nas regiões coronárias dos canais, aumentando o efeito das curvaturas dos canais.
a técnica não fornece ao clínico uma percepção tátil completa durante a limpeza e modelagem da região apical.
há uma probabilidade menor de alteração do comprimento de trabalho durante a instrumentação apical, uma vez que a curvatura do canal foi reduzida antes do real comprimento de trabalho.
a técnica não remove os microrganismos infectantes antes da abordagem ao terço apical e com isso aumenta o risco de empurrar os irritantes pulpares ou microrganismos para as regiões periapicais.
A região coronária do canal é limpa e modelada na etapa final, após a instrumentação da região apical ter sido limpa, modelada e desinfetada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...