Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Se a integridade do arco dentário em crianças for comprometida pela perda precoce dos dentes decíduos, é possível a deflagração de problemas que afetam o alinhamento adequado da dentição permanente devido à perda de comprimento do arco. Em um paciente com perda bilateral dos segundos molares decíduos superiores após a completa irrupção dos primeiros molares permanentes, pode-se indicar um:
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Criança de 5 anos foi levada ao consultório odontológico para avaliação de rotina. Após o exame clínico e radiografias interproximais, o cirurgião-dentista não detectou nenhuma lesão de cárie ativa ou cavitação que necessitasse de tratamento operatório. O exame da oclusão revelou uma dentição decídua completa, e ainda sem elementos permanentes irrompidos. O plano terminal dos molares decíduos apresentava-se com um leve degrau para a mesial. A observação dessa característica oclusal indica, com maior frequência, o estabelecimento de uma relação de molares permanentes do tipo:
Odontologia - Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Sobre a anatomia interna do 1º molar permanente inferior mais comumente encontrada na clínica diária, é correto afirmar que:
Paciente de 50 anos de idade comparece ao consultório odontológico para um exame de rotina. Durante o exame da região perioral, o cirurgião dentista notou atrofia da borda do vermelhão do lábio inferior, resultando em um apagamento da margem entre a zona do vermelhão e a porção cutânea do lábio. Nota-se também a presença de algumas áreas cobertas de escamas e crostas e pequenas ulcerações em regiões do lábio inferior. Quando questionado, o paciente revelou histórico de exposição contínua ao sol, pois exerce a profissão de pescador. O diagnóstico mais provável para essa condição bucal é:
Um paciente de 5 anos de idade comparece ao consultório odontológico junto com seu responsável. A mãe relata que vem notando episódios de sangramento espontâneo na gengiva do paciente há aproximadamente 1 semana, além de episódios febris e fadiga. A responsável apresenta um hemograma completo da criança, que foi solicitado pelo pediatra. Nele, o cirurgião-dentista observa uma considerável redução nos números de leucócitos e hemácias. O exame clínico extra oral evidencia linfadenopatia cervical, e, na cavidade bucal, notam-se inúmeras petéquias ao longo dos sulcos gengivais e sangramento espontâneo em algumas áreas da papila gengival. Radiograficamente, o paciente apresenta aspecto de normalidade na dentição. Frente a esse quadro clínico, o dentista pode suspeitar de:
A identificação craniométrica é de fundamental importância nos Institutos Médicos Legais por seu custo-eficiência. Por meio dela, pode-se apontar provável constituição física, raça, sexo e idade do indivíduo. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
A identificação humana post-mortem é fundamental na medicina forense, tanto por razões legais quanto por razões humanitárias. Cumpre ainda dizer que a odontologia legal apresenta papel de destaque, principalmente nos casos de difícil solução. Quanto à importância da interpretação radiográfica e das imagens na identificação em odontologia, assinale a alternativa correta.
Um jovem do sexo masculino, infrator, de idade não conhecida, encontra-se preso em unidade de custódia de menores, pois declarou ser menor de idade durante a abordagem policial. A juíza da Vara da Infância e da Juventude determina que seja realizado exame pericial que determine a idade provável do indivíduo, com a finalidade de aplicar medida socioeducativa ou encaminhá-lo à casa de prisão provisória. Clinicamente, o jovem apresenta ausência dos dentes 16 e 26, restaurações de amálgama nos dentes 36 e 46, dentes 37 e 47 em restos radiculares e dentes 38 e 48 provavelmente inclusos. Pela radiografia panorâmica da face, vê-se que o dente 38 encontra-se incluso e com 1/3 da raiz formada, e que o dente 48 encontra-se incluso e com a coroa totalmente formada. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Um cadáver em bom estado de conservação é encontrado abandonado em região bastante seca e quente. No local, os peritos realizam isolamento da área e buscam vestígios para elucidação das condições e da data provável da ocorrência, bem como se houve ou não violência empregada. A tanatologia torna-se, nessa situação, ferramenta de excelência para aqueles que se dedicam às ciências forenses. Com base, no caso hipotético apresentado, acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Uma mulher de 19 anos de idade trafegava de ônibus pela cidade quando foi atingida por pedra arremessada por torcedores de torcida organizada. O resgate do Corpo de Bombeiros a levou ao hospital, onde recebeu assistência médica e da equipe de cirurgia bucomaxilofacial. Recebeu alta hospitalar 23 dias após o ocorrido e foi encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de exame que faria composição de inquérito policial. Durante o exame, a equipe de odontologia legal percebeu ausência do incisivo central, do incisivo lateral direito e do canino direito, sem reabilitação protética, mácula escura em lábio superior e cicatriz extensa por perda de substância, além de bloqueio maxilomandibular por fratura de mandíbula.
A respeito da situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...